Aula 01 - História do Pensamento Geográfico Flashcards
Quem são os pais da Geografia moderna e no que se diferenciam?
Von Humboldt; explorador, faz relatos descritivos mas também cria hipóteses (corrente de humboldt). Foco na geografia física.
Carl Ritter; nunca saiu da Europa; compara registros e tenta explicar as diferenças. Lança as bases do determinismo geográfico: a natureza molda a forma como a sociedade se desenvolve. Subordina o elemento humano ao natural.
Quais os maiores nomes da geografia Tradicional e no que se diferenciam?
Ratzel: consolida a perspectiva determinista no debate natureza x sociedade. Causa e efeito, um só resultado possível. Explicativo.
La Blache: resposta francesa ao determinismo alemão; se ocupa de estudar as diferenças entre as regiões francesas e o motivo das diferenças; o que funda a ideia de “REGIÃO” é o “gênero de vida”; cada grupo social tem um leque limitado de possibilidades de se aproveitar deste meio. O que torna a região única é o gênero de vida, a relação dessa sociedade e o meio. Possibilismo; particularismo.
Do que se trata a geografia quantitativa/teórica/nova geografia?
Crítica à geografia tradicional por falta de estatuto científico. Surge nos anos 20 nos EUA; para eles, o particularismo se encerra naquela região e não permite a criação de modelos; uso d emodelagem para construção de modelos espaciais; recebe influência do pensamento econômico liberal, voltada à aplicabilidade.
Do que se trata a geografia crítica?
Crítica à suposta neutralidade ideológica da geografia quantitativa; modelos espaciais se mostram empiricamente insuficientes. Valorização do conteúdo social do espaço e incorporação de um discurso político. Associado ao Terceiromundismo, valoriza a perspectiva dos países periféricos. Influência marxista.
Do que se trata a geografia humanista?
Critica a geografia quantitativa e também a geografia crítica pelo objetivismo excessivo e prisma econômico. Valoriza a subjetividade na relação com o espaço; dimensão cultural, relações de pertencimento. “Topofilia/Topofobia”: afeição e aversão a certas partes do Espaço.