Aula 02 Flashcards
Estratégia - Inédita
01. Nos termos do Regulamento de Licitações e Contratações da CAESB RILC, julgue o item seguinte.
Para a habilitação dos interessados em licitações realizadas pela CAESB, será exigida exclusivamente documentação relativa à habilitação jurídica, regularidade fiscal e trabalhista, qualicação técnico-econômica e certidões negativas, sendo possível substituir essas exigências pelo cadastro no SICAF – Sistema de Cadastramento, conforme o interesse do
licitante.
( ) Certo ( ) Errado
Cuidado. A habilitação será exigida documentação relativa à habilitação jurídica, regularidade fiscal e trabalhista, qualicação econômico-nanceira, qualicação técnica, entre outros.
O texto menciona especicamente que a CAESB pode substituir a habilitação jurídica, fiscal e econômico-financeira pelo cadastro no SICAF, mas não menciona a possibilidade de substituição das demais exigências, como qualicação técnica ou certidões negativas.
Portanto, a armação é incorreta ao sugerir que todas as exigências poderiam ser substituídas pelo cadastro no SICAF (Art. 61, Parágrafo Único).
Art. 61 Para a habilitação será exigida dos interessados, exclusivamente, documentação relativa à:
I - habilitação jurídica;
II - regularidade fiscal e trabalhista;
III - qualificação econômico-financeira;
IV - recolhimento de quantia a título de adiantamento, tratando-se de licitações em que se utilize como critério de julgamento a maior oferta de preço;
V - qualificação técnica;
VI - certidões negativas: Condenações Cíveis por Ato de Improbidade Administrativa e Inelegibilidade;
VII - Certidão Negativa correcional da CGU ou Consulta Consolidada de Pessoa Jurídica do TCU.
Parágrafo Único A Caesb poderá substituir a habilitação jurídica, fiscal e econômico-financeira em suas licitações e contratações diretas também pelo cadastro do SICAF – Sistema de Cadastramento.
Gabarito: Errado.
Estratégia - Inédita
02. Nos termos do Regulamento de Licitações e Contratações da CAESB RILC, julgue o item seguinte.
Para a habilitação jurídica de uma empresa estrangeira em funcionamento no Brasil, é
suciente a apresentação do ato constitutivo, dispensando-se o decreto de autorização ou equivalente e o registro ou autorização de funcionamento pelo órgão competente.
( ) Certo ( ) Errado
Cuidado. Para a habilitação jurídica de uma empresa ou sociedade estrangeira em
funcionamento no Brasil, é necessário apresentar o decreto de autorização ou equivalente, além do ato de registro ou autorização de funcionamento expedido pelo órgão competente, caso a atividade exija.
Portanto, a simples apresentação do ato constitutivo não é suciente, sendo obrigatória a documentação adicional mencionada (Art. 62, V).
Art. 62 A documentação relativa à habilitação jurídica, conforme o caso, consistirá em:
I - cédula de identidade, no caso de pessoa física;
II - registro comercial, no caso de empresa individual;
III - ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais sendo que, no caso de sociedades por ações, deverá se fazer acompanhar da ata de eleição de seus administradores;
IV - inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de ato formal de designação de diretoria em exercício;
V - decreto de autorização ou equivalente, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente quando a atividade assim o exigir.
Gabarito: Errado.
Estratégia - Inédita
03. Nos termos do Regulamento de Licitações e Contratações da CAESB RILC, analise as assertivas a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) A prova de inscrição no CNPJ ou CPF é obrigatória, conforme o tipo de licitante.
( ) A Certidão Negativa de Débitos do INSS não é necessária para comprovar a regularidade fiscal.
( ) A regularidade com o FGTS deve ser comprovada através do Certicado de Regularidade do FGTS (CRF).
( ) É obrigatória a prova de regularidade perante as Fazendas Federais, Estaduais e Municipais para todos os licitantes, sem exceção.
Segundo o Regulamento de Licitações e Contratações da CAESB RILC, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
(A) F – F – F – F.
(B) F – V – V – V.
(C) V – F – V– F.
(D) F – F – V – F.
(E) F – V – F – V.
(V) Está de acordo com o Art. 63, I.
Art. 63 A documentação relativa à regularidade fiscal e trabalhista consistirá em:
I - Prova de inscrição no CNPJ ou CPF, conforme o caso;
(F) Está em desacordo com Art. 63, II. Pois especifica a necessidade da Certidão Negativa de Débitos relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União, que inclui a regularidade com o INSS.
Art. 63 (…)
II - Prova de regularidade com o INSS, mediante a apresentação da Certidão Negativa de Débitos relativos aos Tributos Federais e a Dívida Ativa da União;
(V) Está de acordo com Art. 63, III.
Art. 63 (…)
III - Prova de regularidade relativa ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), mediante a apresentação do Certificado de Regularidade do FGTS (CRF);
(F) Está em desacordo com o Art. 63, VI. Pois menciona a necessidade de prova de regularidade com as Fazendas Federais, Estaduais e Municipais, “se for o caso”, indicando que não é uma exigência absoluta para todos os licitantes.
Art. 63 (…)
VI - Prova de regularidade com as Fazendas Federais, Estaduais e Municipais, se for o caso.
Gabarito: Letra C.
Estratégia - Inédita
04. Nos termos do Regulamento de Licitações e Contratações da CAESB RILC, julgue o item seguinte.
O licitante deverá comprovar a boa situação financeira por meio de índices contábeis que não são usualmente adotados no mercado, conforme exigido no instrumento convocatório.
( ) Certo ( ) Errado
Cuidado. A comprovação da boa situação financeira será feita de forma objetiva, por meio de índices contábeis usualmente adotados, vedando a exigência de índices ou valores não usuais. (Art. 64, § 1º).
Art. 64 A documentação relativa à qualificação econômico-financeira consistirá em:
(…)
§ 1° A comprovação da boa situação financeira da empresa será feita de forma objetiva, por meio de cálculo de índices contábeis previstos no instrumento convocatório e devidamente justificados no processo administrativo da licitação, vedada a exigência de índices e valores não usualmente adotados.
Gabarito: Errado.
Estratégia - Inédita
05. Nos termos do Regulamento de Licitações e Contratações da CAESB RILC, julgue o item seguinte.
A CAESB pode exigir patrimônio líquido mínimo para contratos de execução de obras e serviços, limitando esse valor a 20% do valor estimado da contratação.
( ) Certo ( ) Errado
Correto. A afirmativa está de acordo com o Art. 64, § 3º e § 4º.
Art. 64 A documentação relativa à qualificação econômico-financeira consistirá em:
(…)
§ 3° A Caesb, nas compras para entrega futura e na execução de obras e serviços, poderá estabelecer, no instrumento convocatório, a exigência de patrimônio líquido mínimo, como dado objetivo de comprovação da qualificação econômico-financeira dos licitantes e para efeito de garantia ao adimplemento do contrato a ser ulteriormente celebrado.
§ 4° O valor do patrimônio líquido a que se refere o § 3° não poderá exceder a 20% (vinte por cento) do valor estimado da contratação, devendo a comprovação ser feita relativamente à data da apresentação da proposta, na forma da lei, admitida a atualização por índices oficiais.
Gabarito: Certo.
Estratégia - Inédita
06. Nos termos do Regulamento de Licitações e Contratações da CAESB RILC, julgue o item seguinte.
O balanço patrimonial do último exercício não é exigido quando o instrumento convocatório dispuser sobre compras a pronta entrega.
( ) Certo ( ) Errado
Correto. A afirmativa está de acordo com o Art. 64, § 5º.
Art. 64 A documentação relativa à qualificação econômico-financeira consistirá em:
(…)
§ 5º O disposto no Inciso I poderá ser dispensado nos casos de compras ou contratação a pronta entrega e/ou quando o instrumento convocatório assim estabelecer.
Gabarito: Certo.
Estratégia - Inédita
07. Nos termos do Regulamento de Licitações e Contratações da CAESB RILC, julgue o item seguinte.
A exigência de qualificação técnica para a licitação pode incluir atestados fornecidos apenas por pessoas jurídicas de direito público.
( ) Certo ( ) Errado
Olha a pegadinha! A comprovação de aptidão para o desempenho de atividade compatível deve ser feita por atestados fornecidos por pessoas jurídicas de direito público ou privado, e não apenas por entidades públicas. (Art. 65, § 1º).
Art. 65 A documentação relativa à qualificação técnica, para as licitações e para as contratações diretas, limitar-se-á:
(…)
§ 1° A comprovação da aptidão referida no inciso II deste artigo será feita por atestados fornecidos por pessoas jurídicas de direito público ou privado, suficientes para comprovar a aptidão do licitante.
Gabarito: Errado.
Estratégia - Inédita
08. Nos termos do Regulamento de Licitações e Contratações da CAESB RILC, julgue o item seguinte.
A documentação de qualificação técnica pode ser complementada com atestados adicionais, desde que a experiência seja equivalente ou superior à exigida no instrumento convocatório.
( ) Certo ( ) Errado
Correto. A afirmativa está de acordo com o Art. 65, § 5º.
Art. 65 A documentação relativa à qualificação técnica, para as licitações e para as contratações diretas, limitar-se-á:
(…)
§ 5° Os profissionais indicados pelo licitante para fins de comprovação da capacitação técnica deverão participar da execução do contrato, admitindo-se a substituição por profissionais de experiência equivalente ou superior, desde que aprovada previamente pela CAESB.
Gabarito: Certo.
Estratégia - Inédita
09. Nos termos do Regulamento de Licitações e Contratações da CAESB RILC, julgue o item seguinte.
No caso de inversão de fases, somente serão julgadas as propostas dos licitantes previamente habilitados.
( ) Certo ( ) Errado
Correto. Está de acordo com o Art. 67, II.
Art. 67 A habilitação atenderá ainda as seguintes disposições:
I - os documentos de habilitação serão exigidos apenas do licitante vencedor, exceto no caso de inversão de fases;
II - no caso de inversão de fases, só serão julgadas as propostas dos licitantes previamente habilitados;
III - poderá ser solicitada a comprovação da legitimidade dos atestados de capacidade técnica apresentados, mediante, dentre outros documentos, de cópia do respectivo contrato, endereço da contratante e local em que foram prestados os serviços.
Gabarito: Certo.
Estratégia - Inédita
10. Nos termos do Regulamento de Licitações e Contratações da CAESB RILC, julgue o item seguinte.
A empresa responsável pelo consórcio deve atender às condições de liderança estabelecidas no instrumento convocatório.
( ) Certo ( ) Errado
Correto. A afirmativa está de acordo com o Art. 69, II.
Art. 69 Quando permitida na licitação a participação de empresas em consórcio, deverão ser observadas as seguintes normas:
I - comprovação do compromisso público ou particular de constituição de consórcio, subscrito pelos consorciados;
II - indicação da empresa responsável pelo consórcio que deverá atender às condições de liderança, obrigatoriamente fixadas no instrumento convocatório;
III - apresentação dos documentos exigidos no art. 61 e seguintes por parte de cada consorciada, admitindo-se, para efeito de qualificação técnica, o somatório dos quantitativos de cada uma e, para efeito de qualificação econômico-financeira, o somatório dos valores na proporção de sua respectiva participação, podendo a Caesb estabelecer, para o consórcio, um acréscimo de até 30% (trinta por cento) dos valores exigidos para o licitante individual, inexigível este acréscimo para os consórcios compostos, em sua totalidade, por microempresas e empresas de pequeno porte assim definidas em lei;
IV - impedimento de participação de empresa consorciada, na mesma licitação, por meio de mais de um consórcio ou isoladamente;
V - responsabilidade solidária dos integrantes pelos atos praticados em consórcio.
§ 1° O licitante vencedor fica obrigado a promover, antes da celebração do contrato, a constituição e o registro do consórcio, nos termos do compromisso referido no inciso I deste artigo.
Gabarito: Certo.
Estratégia - Inédita
11. Nos termos do Regulamento de Licitações e Contratações da CAESB RILC, julgue o item seguinte.
A comprovação do compromisso de constituição do consórcio pode ser feita de forma tácita, sem a necessidade de assinatura dos consorciados.
( ) Certo ( ) Errado
Cuidado. A comprovação do compromisso de constituição do consórcio deve ser realizada por meio de documento formal subscrito pelos consorciados, o que torna a primeira armação falsa (Art. 69, I).
Art. 69 Quando permitida na licitação a participação de empresas em consórcio, deverão ser observadas as seguintes normas:
I - comprovação do compromisso público ou particular de constituição de consórcio, subscrito pelos consorciados;
II - indicação da empresa responsável pelo consórcio que deverá atender às condições de liderança, obrigatoriamente fixadas no instrumento convocatório;
III - apresentação dos documentos exigidos no art. 61 e seguintes por parte de cada consorciada, admitindo-se, para efeito de qualificação técnica, o somatório dos quantitativos de cada uma e, para efeito de qualificação econômico-financeira, o somatório dos valores na proporção de sua respectiva participação, podendo a Caesb estabelecer, para o consórcio, um acréscimo de até 30% (trinta por cento) dos valores exigidos para o licitante individual, inexigível este acréscimo para os consórcios compostos, em sua totalidade, por microempresas e empresas de pequeno porte assim definidas em lei;
IV - impedimento de participação de empresa consorciada, na mesma licitação, por meio de mais de um consórcio ou isoladamente;
V - responsabilidade solidária dos integrantes pelos atos praticados em consórcio.
§ 1° O licitante vencedor fica obrigado a promover, antes da celebração do contrato, a constituição e o registro do consórcio, nos termos do compromisso referido no inciso I deste artigo.
Gabarito: Errado.
Estratégia - Inédita
12. Nos termos do Regulamento de Licitações e Contratações da CAESB RILC, julgue o item seguinte.
A CAESB deve realizar processo licitatório exclusivo para microempresas e empresas de pequeno porte para contratações de até R$ 100.000,00, desde que justique a não utilização da regra denida.
( ) Certo ( ) Errado
Olha a pegadinha! São até R$ 80.000,00, e não até R$ 100.000,00 (Art. 75, I).
Art. 75 Nas contratações da Caesb será concedido tratamento diferenciado e simplificado para as microempresas e empresas de pequeno porte objetivando a promoção do desenvolvimento econômico e social, a ampliação da eficiência das políticas públicas e o incentivo à inovação tecnológica, e para tanto:
I - deverá realizar processo licitatório destinado exclusivamente à participação de microempresas e empresas de pequeno porte nos itens de contratação cujo valor seja de até R$ 80.000,00 (oitenta mil reais), justificando a não utilização da regra definida;
Gabarito: Errado.
Estratégia - Inédita
13. Nos termos do Regulamento de Licitações e Contratações da CAESB RILC, julgue o item seguinte.
A CAESB pode exigir a subcontratação de microempresas e empresas de pequeno porte em processos licitatórios destinados à aquisição de obras e serviços.
( ) Certo ( ) Errado
Correto. Está de acordo com o Art. 75, II.
Art. 75 Nas contratações da Caesb será concedido tratamento diferenciado e simplificado para as microempresas e empresas de pequeno porte objetivando a promoção do desenvolvimento econômico e social, a ampliação da eficiência das políticas públicas e o incentivo à inovação tecnológica, e para tanto:
II - poderá, em relação aos processos licitatórios destinados à aquisição de obras e serviços, exigir dos licitantes a subcontratação de microempresa ou empresa de pequeno porte;
Gabarito: Certo.
Estratégia - Inédita
14. Nos termos do Regulamento de Licitações e Contratações da CAESB RILC, julgue o item seguinte.
As entidades preferenciais podem participar dos dois subitens da cota reservada, permanecendo com os direitos a que se referem os parágrafos, inclusive o direito de preferência e saneamento.
( ) Certo ( ) Errado
Correto. Está de acordo com o Art. 75, § 4º.
Art. 75 Nas contratações da Caesb será concedido tratamento diferenciado e simplificado para as microempresas e empresas de pequeno porte objetivando a promoção do desenvolvimento econômico e social, a ampliação da eficiência das políticas públicas e o incentivo à inovação tecnológica, e para tanto:
(…)
§ 4º As entidades preferenciais de que trata o inciso III poderão participar dos dois subitens, permanecendo para a cota não reservada os direitos a que se refere o parágrafo anterior, do direito de preferência e de saneamento.
Gabarito: Certo.
Estratégia - Inédita
15. Nos termos do Regulamento de Licitações e Contratações da CAESB RILC, julgue o item seguinte.
Nos certames para aquisição de bens de natureza divisível, a CAESB deve estabelecer uma cota de até 30% do objeto para a contratação de microempresas e empresas de pequeno porte.
( ) Certo ( ) Errado
Cuidado. Pois estabelece que a cota reservada para contratação de microempresas e empresas de pequeno porte é de até 25%, e não 30% (Art. 75, III).
Art. 75 Nas contratações da Caesb será concedido tratamento diferenciado e simplificado para as microempresas e empresas de pequeno porte objetivando a promoção do desenvolvimento econômico e social, a ampliação da eficiência das políticas públicas e o incentivo à inovação tecnológica, e para tanto:
(…)
III - deverá estabelecer, em certames para aquisição de bens de natureza divisível, cota de até 25% (vinte e cinco por cento) do objeto para a contratação de microempresas e empresas de pequeno porte, devendo constar dois subitens, sendo:
a) um destinado ao mercado geral; e
b) outro subitem com o percentual complementar para a cota reservada, destinado exclusivamente às entidades preferenciais.
Gabarito: Errado.
Estratégia - Inédita
16. Nos termos do Regulamento de Licitações e Contratações da CAESB RILC, julgue o item seguinte.
Propostas que não comprovem sua exequibilidade, quando exigido pela CAESB, devem ser desclassicadas.
( ) Certo ( ) Errado
Correto. Está de acordo com o Art. 78, V.
Art. 78 O julgamento das propostas se dará por meio da verificação da compatibilidade dos preços ofertados com o valor estimado da contratação e da proposta apresentada com as especificações técnicas do objeto e os requisitos estabelecidos no instrumento convocatório. Serão desclassificadas as propostas que:
I - contenham vícios insanáveis;
II - descumpram especificações técnicas constantes do edital;
III - apresentem preços manifestamente inexequíveis;
IV - encontrem-se acima do orçamento estimado para a contratação;
V - não tenham sua exequibilidade demonstrada, quando exigido pela Caesb;
VI - apresentem desconformidade com outras exigências do edital, salvo se for possível a acomodação a seus termos antes da adjudicação do objeto e sem que se prejudique a atribuição de tratamento isonômico entre os licitantes;
VII - apresentarem taxas de Bonificação por Despesas Indiretas com percentuais inexequíveis para o pagamento de impostos legais.
Gabarito: Certo.
Estratégia - Inédita
17. Nos termos do Regulamento de Licitações e Contratações da CAESB RILC, julgue o item seguinte.
Propostas que apresentem taxas de Bonicação por Despesas Indiretas com percentuais inexequíveis para o pagamento de impostos legais poderão ser consideradas aceitáveis, desde que o percentual esteja dentro dos limites do edital.
( ) Certo ( ) Errado
Cuidado. Propostas com taxas de Bonicação por Despesas Indiretas com percentuais
inexequíveis para o pagamento de impostos legais serão desclassificadas,
independentemente do percentual estar dentro dos limites do edital. Ou seja, não é aceitável a apresentação de taxas inexequíveis, mesmo que o percentual esteja conforme o previsto no
edital (Art. 78, VII).
Art. 78 O julgamento das propostas se dará por meio da verificação da compatibilidade dos preços ofertados com o valor estimado da contratação e da proposta apresentada com as especificações técnicas do objeto e os requisitos estabelecidos no instrumento convocatório. Serão desclassificadas as propostas que:
I - contenham vícios insanáveis;
II - descumpram especificações técnicas constantes do edital;
III - apresentem preços manifestamente inexequíveis;
IV - encontrem-se acima do orçamento estimado para a contratação;
V - não tenham sua exequibilidade demonstrada, quando exigido pela Caesb;
VI - apresentem desconformidade com outras exigências do edital, salvo se for possível a acomodação a seus termos antes da adjudicação do objeto e sem que se prejudique a atribuição de tratamento isonômico entre os licitantes;
VII - apresentarem taxas de Bonificação por Despesas Indiretas com percentuais inexequíveis para o pagamento de impostos legais.
Gabarito: Errado.
Estratégia - Inédita
18. Nos termos do Regulamento de Licitações e Contratações da CAESB RILC, julgue o item seguinte.
A CAESB poderá exigir dos licitantes que demonstrem a exequibilidade das propostas nas licitações, conforme o que está estabelecido na Lei nº 13.303/2016 e no RILC, inclusive realizando diligências para vericar a exequibilidade das propostas.
( ) Certo ( ) Errado
Correto. Está de acordo com o Art. 78, § 1º.
Art. 78 O julgamento das propostas se dará por meio da verificação da compatibilidade dos preços ofertados com o valor estimado da contratação e da proposta apresentada com as especificações técnicas do objeto e os requisitos estabelecidos no instrumento convocatório. Serão desclassificadas as propostas que:
(…)
§ 1º A Caesb poderá realizar diligências para aferir a exequibilidade das propostas ou exigir dos licitantes que ela seja demonstrada, nos termos da Lei 13.303/2016 e do RILC.
Gabarito: Certo.
Estratégia - Inédita
19. Nos termos do Regulamento de Licitações e Contratações da CAESB RILC, julgue o item seguinte.
Nas obras e serviços de engenharia, considera-se preço inexequível qualquer proposta com valor inferior a 70% (setenta por cento) do valor orçado pela CAESB, independentemente das demais propostas apresentadas.
( ) Certo ( ) Errado
Cuidado. Nas obras e serviços de engenharia, as propostas serão consideradas inexequíveis apenas se o valor global for inferior a 70% (setenta por cento) da média aritmética das propostas superiores a 50% do valor orçado pela CAESB ou do próprio valor orçado pela
CAESB, não sendo somente o valor orçado (Art. 78, § 2º).
Art. 78 O julgamento das propostas se dará por meio da verificação da compatibilidade dos preços ofertados com o valor estimado da contratação e da proposta apresentada com as especificações técnicas do objeto e os requisitos estabelecidos no instrumento convocatório. Serão desclassificadas as propostas que:
(…)
§ 2º Nas obras e serviços de engenharia, considera-se como preço inexequível, as propostas cujos valores globais sejam inferiores a 70% (setenta por cento) do menor dos seguintes valores:
I - Média aritmética dos valores das propostas superiores a 50% (cinquenta por cento) do valor orçado pela Caesb; ou
II - Valor orçado pela Caesb.
Gabarito: Errado.
Estratégia - Inédita
20. Nos termos do Regulamento de Licitações e Contratações da CAESB RILC, julgue o item seguinte.
Para os demais objetos que não sejam obras ou serviços de engenharia, os critérios de aceitabilidade de preços deverão ser definidos levando-se em consideração o preço global, os quantitativos e os preços unitários estabelecidos no instrumento convocatório.
( ) Certo ( ) Errado
Correto. Está de acordo com o Art. 78, § 4º.
Art. 78 O julgamento das propostas se dará por meio da verificação da compatibilidade dos preços ofertados com o valor estimado da contratação e da proposta apresentada com as especificações técnicas do objeto e os requisitos estabelecidos no instrumento convocatório. Serão desclassificadas as propostas que:
(…)
§ 4º Para os demais objetos, para efeito de avaliação da exequibilidade ou de sobrepreço, deverão ser estabelecidos critérios de aceitabilidade de preços que considerem o preço global, os quantitativos e os preços unitários, assim definidos no instrumento convocatório.
Gabarito: Certo.
Estratégia - Inédita
21. Nos termos do Regulamento de Licitações e Contratações da CAESB RILC, julgue o item seguinte.
A negociação com o licitante classicado em primeiro lugar deve ser feita
independentemente da sua presença na sessão, desde que o preço da proposta esteja acima do orçamento estimado para a contratação.
( ) Certo ( ) Errado
Cuidado. Caso o licitante não tenha representante presente, ele perderá o direito de negociar (Art. 79, § 1º).
Art. 79 Confirmada a efetividade da proposta que obteve a primeira colocação na etapa de julgamento ou que passe a ocupar essa posição em decorrência da desclassificação de outra que tenha obtido colocação superior, e definido o resultado do julgamento, o responsável pela licitação deverá negociar condições mais vantajosas com o primeiro colocado, quer no que se refere ao preço, quer no que se refere a prazos ou outras condições determinadas no edital, inclusive técnicas, observado o critério de julgamento definido.
§ 1º A negociação deverá ser feita com os demais licitantes presentes, segundo a ordem inicialmente estabelecida, quando o preço do primeiro colocado, mesmo após a negociação, permanecer acima do orçamento estimado. Caso a proponente não tenha representante presente na sessão, esta decairá do direito de negociar.
Gabarito: Errado.
Estratégia - Inédita
22. Nos termos do Regulamento de Licitações e Contratações da CAESB RILC, julgue o item seguinte.
Se após a negociação o valor da proposta não for igual ou inferior ao orçamento estimado, a licitação será revogada.
( ) Certo ( ) Errado
Correto. Está de acordo com o Art. 79, § 2º.
Art. 79 Confirmada a efetividade da proposta que obteve a primeira colocação na etapa de julgamento ou que passe a ocupar essa posição em decorrência da desclassificação de outra que tenha obtido colocação superior, e definido o resultado do julgamento, o responsável pela licitação deverá negociar condições mais vantajosas com o primeiro colocado, quer no que se refere ao preço, quer no que se refere a prazos ou outras condições determinadas no edital, inclusive técnicas, observado o critério de julgamento definido.
§ 2º Se depois de adotada a providência referida no § 1º não for obtido valor igual ou inferior ao orçamento estimado para a contratação, será revogada a licitação.
Gabarito: Certo.
Estratégia - Inédita
23. Nos termos do Regulamento de Licitações e Contratações da CAESB RILC, analise as assertivas a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) A autoridade competente poderá homologar e adjudicar o objeto da licitação, mas não poderá convocar o licitante vencedor para a assinatura do contrato ou retirada do instrumento
equivalente.
( ) Caso haja irregularidades no processo, a autoridade competente pode determinar o retorno dos autos para o possível saneamento dessas falhas.
( ) A licitação pode ser anulada total ou parcialmente por vício de legalidade, mesmo quando seja possível a convalidação do ato ou procedimento viciado.
( ) A revogação da licitação é permitida quando um fato superveniente torna manifesta e incontornável a impossibilidade de dar continuidade ao processo, desde que devidamente
justificado.
Segundo o Regulamento de Licitações e Contratações da CAESB RILC, assinale a alternativa que contém a sequência correta.
(A) F – F – F – F.
(B) F – V – V – V.
(C) V – F – V – F.
(D) F – F – V – F.
(E) F – V – F – V.
(F) Está em desacordo com o Art. 80, I. A autoridade competente pode homologar e/ou adjudicar o objeto da licitação, e também convocar o licitante vencedor para assinatura do contrato ou retirada do instrumento equivalente.
Art. 80 Na fase final da licitação, a autoridade competente na forma estabelecida neste RILC ou em ato normativo interno poderá:
I - homologar e/ou adjudicar o objeto da licitação e convocar o licitante vencedor para a assinatura do contrato ou retirada do instrumento equivalente;
(V) Está de acordo com o Art. 80, II.
Art. 80 (…)
II - determinar o retorno dos autos para o possível saneamento de irregularidades;
(F) Está em desacordo com o Art. 80, III. A licitação pode ser anulada total ou parcialmente por vício de legalidade, salvo quando for viável a convalidação
do ato ou procedimento viciado.
Art. 80 (…)
III - anular a licitação, no todo ou em parte, por vício de legalidade, salvo quando for viável a convalidação do ato ou do procedimento viciado;
(V) Está de acordo com o Art. 80, IV.
Art. 80 (…)
IV - revogar a licitação, no todo ou em parte, em decorrência de fato superveniente à instauração, que constituía óbice manifesto e incontornável à continuidade do processo, devidamente justificado;
Gabarito: Letra E.
Estratégia - Inédita
24. Nos termos do Regulamento de Licitações e Contratações da CAESB RILC, julgue o item seguinte.
A homologação do resultado da licitação constitui um direito do licitante vencedor à
celebração do contrato, independentemente da análise de recursos.
( ) Certo ( ) Errado
Cuidado. A homologação do resultado implica na constituição de direito à celebração do contrato em favor do licitante vencedor, mas esse procedimento ocorre somente após a análise de eventuais recursos, conforme estipulado nas disposições do regulamento. A homologação é realizada somente depois que todas as etapas, incluindo os recursos, são concluídas (Art. 80, § 3º).
Art. 80 Na fase final da licitação, a autoridade competente na forma estabelecida neste RILC ou em ato normativo interno poderá:
(…)
§ 3º A homologação do resultado implica a constituição de direito relativo à celebração do contrato em favor do licitante vencedor.
Gabarito: Errado.