Aula 01 Dispositivos Constitucionais Flashcards

1
Q

A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma nacional, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas correntes e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. (C/E)

A

Errado. O PPA será estabelecido de forma regionalizada, observando-se as diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública federal. Além disso, o PPA se refere às despesas de capital, e não as despesas correntes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, estabelecerá as diretrizes de política fiscal e respectivas metas, em consonância com trajetória sustentável da dívida pública, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. (C/E)

A

Certo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O Poder Executivo publicará, até sessenta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária. (C/E)

A

Errado. O prazo conferido ao Poder Executivo é de 30 dias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A lei orçamentária anual compreenderá: (3)

A

I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público;

II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;

III - o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O orçamento de investimento corresponde àquele em que a União detenha participação no capital social ad companhia. (C/E)

A

Errado. O orçamento de investimento corresponde àquele em que a União detenha, direta ou indiretamente, a MAIORIA do capital social COM DIREITO A VOTO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O orçamento fiscal e o de investimento, compatibilizados com a LDO, terão entre suas funções a de reduzir desigualdades inter-regionais, segundo critério populacional. (C/E)

A

Errado. De fato, o orçamento fiscal e o de investimento detêm essa função, porém a compatibilização ocorre com o PPA, e não com a LDO.

ATENÇÃO: O orçamento da SEGURIDADE SOCIAL não possui a função de reduzir as desigualdades inter-regionais. ( MACETE: Lembrar que SAÚDE está dentro de SEGURIDADE SOCIAL e a saúde não dá conta nem dela mesmo, quem dirá tentar reduzir as desigualdades da nação).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos especial e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei. (C/E)

A

Errado. A LOA deve conter a previsão da receit e a fixação da receita. Além disso, poderão também ser previstas a autorização para abertura de créditos SUPLEMENTARES e a contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

A administração tem a discricionariedade de executar as programações orçamentárias, adotando os meios e as medidas necessários, com o propósito de garantir a efetiva entrega de bens e serviços à sociedade. (C/E)

A

Errado. A Administração tem o DEVER de executar as programações orçamentárias, com o propósito de garantir a efetiva entrega de bens e serviços à sociedade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Cabe à lei complementar: (3)

A

I - dispor sobre o exercício financeiro, a vigência, os prazos, a elaboração e a organização do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e da lei orçamentária anual;

II - estabelecer normas de gestão financeira e patrimonial da administração direta e indireta bem como condições para a instituição e funcionamento de fundos.

III - dispor sobre critérios para a execução equitativa, além de procedimentos que serão adotados quando houver impedimentos legais e técnicos, cumprimento de restos a pagar e limitação das programações de caráter obrigatório, para a realização do disposto nos §§ 11 e 12 do art. 166

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

A Administração Financeira e Orçamentária é o ramo da ciência administrativa que foca na gestão do orçamento público, desde sua concepção até a sua prestação de contas e avaliação de resultados. (C/E)

A

Certo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A atividade financeira do Estado, matéria estudada tanto pelo Direito Financeiro como pela Administração Financeira Orçamentária, engloba, essencialmente, quatro elementos:

A

a) Receita Pública
b) Orçamento Público
c) Despesas Públicas
d) Crédito Público

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

A natureza jurídica da lei orçamentária anual no Brasil não interfere nas relações entre os sujeitos passivos e ativos das diversas obrigações tributárias. (CESPE/IPEA).

A

Certo. Direito financeiro e tributário não se confundem.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

A Lei 4.320/1964, embora ordinária, trata de matéria reservada à lei complementar, sendo aplicável a todos os entes políticos.

A

Certo. A Lei 4320/1964 foi promulgada como lei ordinária, mas recepcionada sob a égide da CF de 1988 como lei complementar.
Logo, assim como ocorre com o CTN, a Lei 4.320/1964 é formalmente ordinária, mas materialmente complementar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O princípio da economicidade direciona a atuação da Administração para a satisfação das necessidades da população com o mínimo de gasto possível. (C/E)

A

Certo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

No âmbito da legislação concorrente, cabe à União legislar, por exemplo, sobre normas gerais de orçamento ou de direito financeiro, ficando os Estados-membros e o DF sujeitos à competência suplementar. (C/E)

A

Certo. Lembrar que os Municípios também poderão suplementar com fulcro no art. 30, II, da CF/1988. (Suplementar a legislação federal e estadual, no que couber).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos na Constituição Federal de 1988 serão elaborados em consonância com o plano plurianual e apreciados pelo Congresso Nacional.

A

Certo.

17
Q

O princípio da pureza orçamentária, também conhecido como princípio da legalidade, determina que, em regra, a lei orçamentária anual não conterá dispostivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa. (C/E)

A

Errado. O princípio da pureza orçamentária é sinônimo do princípio da exclusividade. Dessa forma, constituem exceções a este princípio a autorização para abertura de crédito suplementar e a contratação de operações de créditos, inclusive por antecipação da receita.

18
Q

Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais serão apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum. (C/E)

A

Certo.

19
Q

As emendas ao projeto de lei do orçamento anual ou aos projetos que o modifiquem somente podem ser aprovadas caso: (3)

A

a) Sejam compatíveis com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias;

II) indiquem os recursos necessários, admitidos apenas os provenientes de anulação de despesa, excluídas as que incidam sobre:
a) dotação para pessoal e seus encargos;
b) Serviço da dívida
c) transferências tributárias constitucionais para Estados, Municípios e Distrito Federal; ou

III) Sejam relacionadas:
a) com a correção de erros ou omissões;

b) com os dispositivos do texto do projeto de lei.

20
Q

Os recursos que, em decorrência de veto, emenda ou rejeição do projeto de lei or-
çamentária anual, ficarem sem despesas correspondentes poderão ser utilizados, conforme o caso, mediante créditos especiais ou suplementares, com prévia e específica autorização legislativa. (C/E)

A

Certo.

21
Q

As emendas individuais ao projeto de lei orçamentária serão aprovadas no limite de 1,2% do projeto de lei orçamentária anual encaminhado pelo Poder Executivo, sendo que um terço deste percentual será destinado a ações e serviços públicos de saúde.

A

Errado. Inicialmente, o percentual de 1,2% será aplicado sobre a receita corrente líquida, e não sobre o projeto de lei orçamentária anual. Ademais, nos termos da CF, o percentual a ser destinado é de 50%.

22
Q

São vedados constitucionalmente à LOA: (6)

A

a) Início de programas ou projetos não incluídos na LOA.

b) Despesas que excedam os créditos orçamentários;

c) Operações de crédito que excedam as despesas de capital;

d) Vinculação de receita;

e) Abertura de crédito suplementar ou especial sem prévia autorização legislativa;

f) Créditos ilimitados e imprecisos.

23
Q

Nenhum investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual, ou em lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade.

A

Certo.

24
Q

Os créditos suplementares, especiais e extraordinários terão vigência no exercício financeiro em que forem autorizados, salvo se o ato de autorização for promulgado nos últimos quatro meses daquele exercício, caso em que, reabertos nos limites de seus saldos, serão incorporados ao orçamento do exercício financeiro subsequente.

A

Errado. Apenas os créditos especiais e extraordinários poderão ter seus saldos transferidos para o exercício financeiro subsequente. A transferência de crédito suplementar para outro exercício feriria o princípio da anualidade.

25
Q

A transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de uma categoria de programação para outra poderão ser admitidos, no âmbito das atividades de ciência, tecnologia e inovação, com o objetivo de viabilizar os resultados de projetos restritos a essas funções, mediante ato do Poder Executivo, devendo, entretanto, haver prévia autorização legislativa.

A

Errado. No caso avençado na assertiva, não haverá a necessidade de prévia autorização legislativa.

26
Q

O valor das operações de crédito não pode ser superior ao das despesas de capital aos das despesas correntes, exceto em caso de autorização específica via crédito adicional suplementar ou especial.

A

Errado. A assertiva se refere à “regra do ouro”. Dessa forma, o valor das operações de crédito não pode ser superior ao das despesas de CAPITAL, exceto em caso de autorização específica via crédito ADCIONAL SUPLEMENTAR ou ESPECIAL.

27
Q

O início de programas e projetos não incluídos na LOA é admitido excepcionalmente pela CF, desde que a sua execução não ultrapasse a previsão orçamentária fixada no exercício anterior. (CESPE-TCE/PB)

A

Errado. Não há exceção à previsão na LOA. Todavia, quanto ao PPA, desde que não ultrapasse um exercício financeiro, poderá haver a realização de investimentos que não constem neste diploma normativo.

28
Q

O STF firmou jurisprudência acerca do do art. 169, § 1º, da CF/1988 entendendo que a ausência de dotação orçamentária prévia em legislação específica não autoriza a declaração de inconstitucionalidade da lei, impedindo tão somente a sua aplicação naquele exercício financeiro. (C/E)

A

Certo.

29
Q

Os recursos correspondentes às dotações orçamentárias, compreendidos os créditos su-
plementares e especiais, destinados aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública, ser-lhes-ão entregues até o dia 5 de cada mês, em duodécimos, na forma da lei complementar a que se refere o art. 165, § 9º. (C/E)

A

Errado. Os recursos devem ser entregues até o dia 20 de cada mês, conforme prevê a própria CF.

30
Q

A concessão de qualquer vantagem ou aumento de remuneração e a criação de empregos para as empresas públicas e as sociedades de economia mista só poderão ser feitas com prévia dotação orçamentária e com autorização específica na lei de diretrizes orçamentárias.

A

Errado. Deve haver prévia previsão orçamentária para a criação e a concessão de vantagens, porém não há necessidade de autorização na lei de diretrizes orçamentárias.

31
Q

a) Se as medidas adotadas com base no parágrafo anterior não forem suficientes para assegu-
rar o cumprimento da determinação da lei complementar referida neste artigo, o ____ poderá perder o cargo, desde que ato normativo motivado de cada um dos Poderes especifique a atividade funcional, o órgão ou unidade administrativa objeto da redução de pessoal.

b) O servidor que perder o cargo na forma do parágrafo anterior fará jus a indenização correspon-
dente a ___ de remuneração por ___de serviço.

c) O cargo objeto da redução prevista nos parágrafos anteriores será considerado extinto, veda-
da a criação de cargo, emprego ou função com atribuições iguais ou assemelhadas pelo prazo de __anos.

A

a) servidor estável;

b) um mês, ano;

c) quatro

32
Q

é nulo de pleno direito o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal expedido nos 90 dias anteriores ao final do mandato do titular do respectivo Poder ou órgão. (C/E)

A

Errado. O prazo a que se refere a assertiva será de 18 dias, e não 90 dias.

33
Q

São vedadas a transferência voluntária de recursos e a concessão de empréstimos, inclusive por antecipação de receita, pelos Governos Federal e Estaduais para pagamento de despesas com pessoal ativo, inativo e pensionista, dos estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

A

Certo.