Atualidades do Mercado Financeiro - Outros I Flashcards
Existe, atualmente, regime de autorização e funcionamento específico para bancos digitais. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! Não existe, atualmente, regime de autorização e funcionamento específico para bancos digitais.
Eles devem se enquadrar às normas aplicáveis aos demais bancos para fins de autorização.
Os bancos digitais chegaram para disputar um lugar no mercado de serviços bancários, com forte apelo mercadológico baseado em promessa de baixos custos de tarifas e serviços e acesso simplificado. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Para que um banco seja considerado digital não deve haver nenhum processo presencial. CERTO ou ERRADO?
CERTO! TUDO deve ser digital (coleta de documentos, contratação de seviços, resolução de problemas, etc)
No que consiste a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas
pelo Banco Central e a movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não
apenas pelo aplicativo ou site do banco, de forma segura, ágil e conveniente?
Open Banking (ou sistema financeiro aberto)
O Open Banking incentivará a inovação e o surgimento de novos modelos de negócio que oferecem aos clientes uma experiência fácil, ágil, segura e conveniente. Isso favorece a inclusão e educação financeiras da população. CERTOU ou ERRADO?
CERTO!
Para implementação do Open Banking foi criada uma Estrutura de Governança pelo Banco Central, reunindo as entidades de classe mais representativas das instituições que compartilharão dados e serviços do escopo inicial, incluindo segmentos como bancos, cooperativas de crédito, financeiras e instituições de pagamento.
Qual a composição dessa Estrutura?
- Conselho Deliberativo (responsável por decidir sobre as questões necessárias para a implementação do Open Banking e propor ao BC os padrões técnicos do Open Banking);
- Secretariado (que organiza e coordena os trabalhos); e
- Grupos técnicos, encarregados de elaborar estudos e propostas técnicas para a implementação do ecossistema.
O Open Banking vai ser implementado pelo Banco Central em 4 fases.
Qual a 1ª FASE?
- Dados públicos das instituições financeiras
As instituições financeiras disponibilizam dados de forma PADRONIZADA. Nessa fase, devem ser disponibilizadas as informações de seus canais de atendimento e de seus produtos e serviços, incluindo as taxas e tarifas de cada item ofertado.
Para o cliente: podem surgir novas COMPARAÇÕES de produtos e serviços financeiros, o que facilitará a escolha de produtos de acordo com as necessidades de cada cliente.
O Open Banking vai ser implementado pelo Banco Central em 4 fases.
Qual a 2ª FASE?
- Compartilhamento de dados do consumidor
O consumidor poderá compartilhar seus dados (cadastros, transações em conta, informações sobre cartões e operações de crédito) com as INSTITUIÇÕES DE SUA PREFERÊNCIA. Tudo é feito por meio de consentimento, que pode ser revogado a qualquer momento.
Para o cliente: novos produtos e serviços, mais PERSONALIZADOS e ACESSÍVEIS podem ser acrescentados. Mas o compartilhamento de dados entre instituições só será possível por meio de CONSENTIMENTO.
O Open Banking vai ser implementado pelo Banco Central em 4 fases.
Qual a 3ª FASE?
- Serviços à escolha do consumidor
Os consumidores terão acesso a serviços financeiros como pagamentos e encaminhamento de propostas de crédito, SEM A NECESSIDADE de acessar os canais das instituições financeiras com as quais eles já têm relacionamento.
Para o cliente: nesta fase poderão ser enviadas e contratadas propostas de crédito de outras instituições de escolha do consumidor, que ganha AUTONOMIA no acesso a serviços financeiros.
O Open Banking vai ser implementado pelo Banco Central em 4 fases.
Qual a 4ª FASE?
- Ampliação de dados, produtos e serviços
Inclusão de novos dados que poderão ser compartilhados, além de novos produtos e serviços, tais como contratação de operações de CÂMBIO, INVESTIMENTOS, SEGUROS e PREVIDÊNCIA PRIVADA.
Para o cliente: os consumidores passam a ter o controle do compartilhamento de uma gama maior de informações, o que pode levar à criação de produtos ainda mais personalizados para cada necessidade.
Qual é o grupo responsável pelo processo de implementação do Sistema Financeiro Aberto no País?
A Estrutura de Governança
O Open Banking, ou sistema financeiro aberto, propicia o compartilhamento padronizado de dados e serviços por meio de APIs (Application Programming Interfaces) por parte de instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
O Open Banking será 100% digital e gratuito. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Uma pluralidade de modelos de negócio de Instituições de Pagamentos (IPs) já se encontra no mercado e, dentre eles, destacam-se os que atuam como centralizadores financeiros, os focados em nichos e os que agregam valor ao serviço financeiro. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Uma pluralidade de modelos de negócio de Instituições de Pagamentos (IPs) já se encontra no mercado e, dentre eles, destacam-se os que atuam como centralizadores financeiros.
O que é esse modelo de negócio?
Nesse modelo busca-se agregar produtos ao serviço original de acordo com as necessidades de seus clientes.
Entre as soluções oferecidas, estão a conta digital, a automatização de operações financeiras, a conciliação de pagamentos, a verificação de recebimentos e os serviços de transferência.
O objetivo principal da instituição com esse modelo é se estabelecer como uma prestadora de serviços, soluções e plataformas, de maneira que ela possa se manter como gestora financeira central de seus clientes.
Que tipo de modelo de negócio é esse?
Centralizadores Financeiros
A rentabilidade dessas instituições está atrelada à capacidade de diferenciação dos produtos e serviços complementares aos de pagamento, fidelizando e obtendo receitas adicionais correspondentes aos serviços prestados.
Quais são essas instituições?
As instituições com modelo de negócio de Centralizador Financeiros
Uma pluralidade de modelos de negócio de Instituições de Pagamentos (IPs) já se encontra no mercado e, dentre eles, destacam-se os focados em nichos.
O que é esse modelo de negócio?
Nesse modelo buscam direcionar seus produtos e serviços de acordo com DELINEAMENTOS DEMOGRÁFICOS ESPECÍFICOS
A viabilidade desses modelos se baseia no desenvolvimento de novas tecnologias e de configurações regulamentares favoráveis ao oferecimento de SERVIÇOS DE MENOR ESCALA, tais como a interoperabilidade.
Uma pluralidade de modelos de negócio de Instituições de Pagamentos (IPs) já se encontra no mercado e, dentre eles, destacam-se os que agregam valor ao serviço financeiro.
O que é esse modelo de negócio?
Os modelos que utilizam os serviços financeiros como agregação de valor permitem a adição de serviços tipicamente bancários – como serviços de pagamento, cartões de crédito e aplicativos de gestão financeira – à prestação dos serviços principais de um determinado RAMO ECONÔMICO NÃO FINANCEIRO.
Como aplicativos de transporte, comércios ou serviços de entrega.
_____ são empresas que introduzem inovações nos mercados financeiros por meio do uso intenso de tecnologia, com potencial para criar novos modelos de negócios.
Fintechs
As Fintechs atuam por meio de plataformas online e oferecem serviços digitais inovadores relacionados ao setor. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
No Brasil, há várias categorias de fintechs:
- de crédito,
- de pagamento,
- gestão financeira,
- empréstimo,
- investimento,
- financiamento,
- seguro,
- negociação de dívidas,
- câmbio, e
- multisserviços.
CERTO?
CERTO!
Podem ser autorizadas a funcionar no país dois tipos de fintechs DE CRÉDITO.
Quais são elas?
- A Sociedade de Crédito Direto (SCD); e a
2. Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP),
cujas operações constarão do Sistema de Informações de Créditos (SCR)
A Sociedade de Empréstimo entre pessoas (SEP) [fintech de crédito] realiza operações de crédito entre pessoas, conhecidas no mercado como…?
peer-to-peer lending.
A Sociedade de Empréstimo entre pessoas (SEP) [fintech de crédito] realiza operações de crédito entre pessoas.
Nessas operações eletrônicas, a fintech se interpõe na relação entre credor e devedor, realizando uma clássica operação de intermediação financeira, pelos quais podem cobrar tarifas. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Sociedade de Crédito Direto (SCD) [fintech de crédito] pode fazer captação de recursos do público?
NÃO! Porém a Sociedade de Empréstimo entre pessoas (SEP) PODE
A Sociedade de Empréstimo entre pessoas (SEP) [fintech de crédito] pode fazer captação de recursos do público?
SIM! Desde que eles estejam inteira e exclusivamente vinculados à operação de empréstimo
Porém a Sociedade de Crédito Direto (SCD) NÃO PODE
A Sociedade de Empréstimo entre pessoas (SEP) [fintech de crédito] pode fazer captação de recursos do público. Desde que…?
Desde que eles estejam inteira e exclusivamente vinculados à operação de empréstimo
Que tipo de Fintech de Crédito atua apenas como intermediária dos contratos realizados entre os credores e os tomadores de crédito.
Os recursos são de terceiros que apenas utilizam a infraestrutura proporcionada para conectar credor e tomador?
A Sociedade de Empréstimo entre pessoas (SEP)
A exposição de um credor, por Sociedade de Empréstimo entre pessoas (SEP), deve ser de no máximo R$ _____?
15 mil