Ato Adm Flashcards
É legítimo ao Poder Judiciário, observando a teoria dos motivos determinantes, declarar nulidade de ato administrativo caso verificada falsidade ou inexistência de motivo.
Certo
Em razão do atributo da presunção de legitimidade, os atos administrativos são considerados válidos e eficazes até que pessoa interessada inicie a ação judicial contra eles.
Errado! Pois não basta iniciar a ação, tem que provar que os atos não são legítimos.
Ocorre cassação de ato administrativo quando este esgota os efeitos a que se destinava.
Errado, pois cassação é a extinção do ato administrativo por descumprimento na sua execução. A questão versa apenas sobre extinção natural.
No âmbito da administração pública, um parecer administrativo e o embargo de uma obra por fiscal ou estadual são atos administrativos, classificados respectivamente como atos
enunciativos e de império.
Cabe cassação de ato administrativo quando se verifica ilicitude atribuível ao beneficiário, caso em que ele deve facultar ampla defesa.
Certo
Ato simples é a única manifestação de vontade de um único órgão. O ato complexo é a manifestação de dois ou mais diferentes órgãos ou autoridades. O ato composto é a manifestação de vontade de um órgão, mas que depende da aprovação de outro.
Certo
Os atos de gestão são praticados sem que a administração utilize sua supremacia sobre os particulares, e são assemelhados aos atos praticados pelas pessoas privadas. Ou seja, é o ato editado pela administração para tratar de assuntos referentes ao seu patrimônio, bem como a gestão de seus serviços. No entanto, os atos de gestão são aqueles em que a administração pública não exerce poder de império e que são regidos pelas normas de direito público.
Certo
A administração pública pode revogar seus próprios atos ilegais por motivo de conveniência ou oportunidade, quando estiverem eivados de vícios que resultem em sua nulidade.
Errado
O voto é um ato administrativo que não admite revogação.
Correto, Alguns atos não admitem revogação, tais como atos vinculados, atos consumados, procedimento administrativo, direito adquirido e declaratório enunciativo.
A Administração Pública tem a prerrogativa de revogar os próprios atos, por razões de conveniência ou oportunidade, até mesmo nos casos em que haja uma decisão judicial transitada em julgado.
Errado, pois o STF fala. A administração pode anular seus próprios atos quando evados de vícios que o tornem ilegais, porque deles não se origina direitos, ou revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.
Nos atos administrativos complexos, há vontade de mais de um órgão, sem qualquer subordinação entre eles, O que diferencia aqueles atos dos atos compostos, os quais dependem da verificação ou aprovação de outro agente
Certo
Haja visto interesse público, os atos administrativos têm presunção absoluta de legitimidade, de maneira que somente o Poder Judiciário pode afastar sua aplicação.
Errado. Os atos administrativos sempre serão tidos como válidos e legais, porém admite-se prova em contrário, ou seja, é relativa.
Uma vez anulado o ato administrativo por contrariedade à lei, todos os seus efeitos devem ser suprimidos do mundo jurídico.
Uma vez anulado o ato administrativo por contrariedade à lei, todos os seus efeitos devem ser suprimidos do mundo jurídico. Errado. Uma vez anulado o ato administrativo, por contrariedade à lei, todos os seus efeitos devem ser suprimidos do mundo jurídico, salvo perante terceiros de boa-fé.
São elementos ou requisitos dos atos administrativos.
Objeto, motivo, forma, finalidade, competência.
A opção que apresenta o elemento do ato administrativo que diz respeito ao efeito jurídico e material imediato produzido pelo ato é o
Objeto