artrite reativa Flashcards
QUADRO
A artrite é, em geral, oligoarticular, assimétrica, aditiva e afeta principalmente os membros inferiores (em especial o joelho). Outras manifestações reumatológicas incluem artralgias, dactilite, tendinite do tendão de Aquiles, fasciíte plantar e outras entesopatias, incluindo a sacroileíte. A dactilite (“dedo em salsicha”), definida pelo edema inflamatório difuso em um dedo solitário (da mão ou do pé), é uma ocorrência frequente na ARe. A artrite geralmente é muito dolorosa. A dactilite também pode ser observada em outras doenças como a gota poliarticular e sarcoidose. Dor na coluna vertebral é um achado comum. As alterações radiográficas da articulação sacroilíaca, quando resentes, tendem a ser assimétricas,
conceito
“A Artrite Reativa (ARe) é uma condição sistêmica caracterizada pelo desenvolvimento de uma forma de artrite estéril, soronegativa, costumeiramente deflagrada por alguma infecção à distância.” historia de infacção previa normalmente no TGI (diarreia infecciosa)
ou na genitália (uretrite, cervicite).
normalmente por shiguella ou clamydiA
SE O PACIENTE TEM HIV…
Em pacientes infectados pelo HIV não se observa aumento da incidência de ARe, mas pode haver mudança do curso da artropatia, com maior tendência a formas agressivas e refratárias. A artrite nestes pacientes geralmente segue dois padrões: (1) poliartrite aditiva e simétrica; e (2) oligoartrite intermitente que afeta preferencialmente os membros inferiores.
DIAGNOSTICO
Não existe nenhum exame complementar definitivo para o diagnóstico de ARe – este deve ser, sempre, clínico e de exclusão. Exige a presença de oligoartrite inflamatória com um histórico positivo de infecção diarreica ou venérea.
DF
artrite da gonococcemia:
envolve membros superiores e inferiores, enquanto a ARe predomina nos inferiores; a lesão cutânea também difere: na gonococcemia temos o rash eritematopustuloso nas extremidades, em vez das lesões características do ceratoderma blenorrágico. A doença gonocócica carece de sintomas lombares. Uma cultura positiva para gonococo na uretra ou colo uterino não exclui o diagnóstico de ARe.
artrite septica:
O diagnóstico mais importante a ser excluído
é artrite séptica, devendo-se realizar a artrocentese
antes de firmarmos o diagnóstico de artrite
reativa. Tanto a Yersinia quanto a Salmonella
podem causar quadros de artrite séptica.
TTO
Quadro agudo:
AINE, sendo geralmente necessário o uso de
doses máximas por duas semanas de AINE.
A indometacina, na dose de 75-150 mg/dia,
Os corticoides sistêmicos quando não houver
resposta a pelo menos dois tipos de AINE
O uso da sulfassalazina (0,5-3,0 g/dia) está reservado
para casos refratários aos tratamentos
anteriores.