Art. 26 a 29; 46 a 86 Flashcards
Nos ofícios de justiça, o registro e controle da movimentação dos feitos realizar-se-ão pelo sistema informatizado oficial, sendo facultada a elaboração de fichas materializadas em papel ou constantes de outros sistemas informatizados para auxiliar no controle do trâmite processual?
INCORRETA. Pois a elaboração de fichário é vedada:
Art. 57. Nos ofícios de justiça, o registro e controle da movimentação dos feitos realizar-se-ão exclusivamente pelo sistema informatizado oficial, vedadas a elaboração de fichário por nome de autor e a utilização de fichas individuais materializadas em papel ou constantes de outros sistemas informatizados.
Não será admitida exclusão de parte no processo, procedendo-se à sua baixa, quando necessário?
SIM.
Todas as vítimas identificadas na denúncia ou queixa, e também as testemunhas de processo criminal, sejam estas de acusação, defesa ou comuns, terão suas qualificações lançadas no sistema informatizado oficial?
INCORRETA. Há exceção:
As vítimas identificadas na denúncia ou queixa, e também as testemunhas de processo criminal – sejam estas de acusação, defesa ou comuns –, terão suas qualificações lançadas no sistema informatizado oficial, exceto quando, ao darem conta de coação ou grave ameaça, após deferimento do juiz, pedirem para não haver identificação de seus dados de qualificação e endereço.
Os escrivães judiciais do serviço de distribuição e dos ofícios de justiça realizarão auditoria quinzenal no sistema SAP/PG, de acordo com os níveis de criticidade definidos, comunicando ao Corregedor Geral da Justiça qualquer irregularidade?
INCORRETA. A auditoria é semanal:
O cadastro no sistema informatizado oficial conterá as principais informações a respeito do processo, de modo a individualizá-lo com exatidão. Quais são essas informações?
- qualificação das partes e de eventuais representantes,
- advogados e os respectivos números de inscrição na OAB,
- valor da causa, objeto da ação etc
O sistema informatizado atribuirá, a cada processo distribuído, um número de controle interno da unidade judicial, sem prejuízo do número do processo (número do protocolo que seguirá série única)?
sim
O funcionário credenciado poderá ceder a respectiva senha do sistema ou permitir que outrem, funcionário ou não, use-a, desde que seja para acesso de informações abertas ao público em geral?
NÃO É VEDADO:
Art. 49. 1º - É vedado ao funcionário credenciado ceder a respectiva senha ou permitir que outrem, funcionário ou não, use-a para acessar indevidamente o sistema informatizado.
As cartas precatórias serão cadastradas no sistema informatizado diferentemente dos processos comuns, consignando-se apenas a indicação completa do juízo deprecante, a natureza da ação e a diligência deprecada?
INCORRETA.
Art. 58. As cartas precatórias serão cadastradas no sistema informatizado seguindo as mesmas regras dos processos comuns, consignando-se, ainda, a indicação completa do juízo deprecante, e não apenas da comarca de origem, os nomes das partes, a natureza da ação e a diligência deprecada.
Parágrafo único. As movimentações pertinentes, como a devolução à origem ou o retorno para novas diligências, e respectivas datas, também serão anotadas no sistema.
Os servidores dos ofícios de justiça deverão se adaptar continuamente às evoluções do sistema informatizado oficial, utilizando plenamente as funcionalidades disponibilizadas para a realização dos atos pertinentes ao serviço?
SIM
Quem comunicará prontamente à STI as alterações no quadro funcional na unidade, para o processamento da revogação ou novo credenciamento?
Os escrivães judiciais.
Quais são os livros que os ofícios de justiça em geral possuirão?
- Visitas e correições
- protocolo de autos e Papeis em Geral;
- Registros de feitos Administrativos (sindicâncias, procedimentos disciplinares, representações, etc.)
- Registro das decisões terminativas proferidas em feitos administrativos;
- pertinentes à Corregedoria Permanente
- Livro de cargas de mandados (salvo se as varas tiverem sessão de distribuição de mandados)
- controle pela utilização de livros de folhas soltas ou outro meio idôneo, da remessa e recebimento de feito aos Tribunais, até que seja implementado no sistema informatizado oficial o controle eletrônico
- controle do horário de entrada e saída - caso exista servidor não cadastrado no sistema de ponto biométrico
- Livro de Registro Geral de Feitos - com índice, se não estiverem integrados ao sistema informatizado oficial
- Livro de Registro de Sentença, salvo se cadastrada no sistema informatizado oficial, com assinatura digital ou com outro sistema de segurança aprovado pelo Corregedoria Geral da Justiça e que também impeç a sua adulteração.
Quais praticas são EVITADAS na escrituração?
*** VEJA, não é proibido, deve-se evitar!!!
- entrelinhas, erros de digitação, omissões, emendas, rasuras ou borrões;
- anotações de “sem efeito”
- anotações a lápis nos livros e autos de processo, mesmo que a título provisório.
****Na ocorrência das irregularidades previstas no Inciso I, far-se-ão as devidas ressalvas, antes da subscrição (assinatura) do ato, de forma legível e autenticada.
****As anotações previstas no inciso II, quando estritamente necessárias, sempre serão datadas e autenticadas com a assinatura de quem as haja lançado nos autos.
O que é PROIBIDO na escrituração?
I - a utilização de borracha ou raspagem por outro meio mecânico, bem como a uso de corretivo, detergente ou outro meio químico de correção;
II - a assinatura de atos ou termos em branco, total ou parcialmente;
III - a utilização de abreviaturas, abreviações, acrônimos, siglas ou símbolos, excetuando-se as formas consagradas pelo VOLPE, as adotadas por órgãos oficiais e as convencionadas por determinada área do conhecimento humano;
IV - a utilização de chancela, ou de qualquer recurso que propicie a reprodução mecânica da assinatura do juiz.
Na lavratura de atos, termos, requisições, ordens, autorizações, informações, certidões ou traslados, que constarão de livros, autos de processo, ou papéis avulsos, excluídas as autuações e capas, serão observados quais requisitos?
- o papel utilizado terá fundo inteiramente branco ou ser reciclado, salvo disposição expressa em contrário;
- a escrituração será sempre feita em vernáculo,(linga correta/nativa) preferencialmente por meio eletrônico, com tinta preta ou azul, indelével;
- os numerais serão expressos em algarismos e por extenso; ex: 300 trezentos
- os espaços em branco e não aproveitados, nos livros e autos de processo, serão inutilizados;
- As assinaturas deverão ser colhidas imediatamente após a lavratura do ato ou termo, e identificadas com o nome por extenso do signatário. ***só o nome.
As certidões, alvarás, termos e precatórias serão subscritos pelos escreventes.
INCORRETA.
Art. 84. Os instrumentos de ordens, requisições, precatórias, ofícios e autorizações judiciais, bem como dos demais atos e termos processuais (sentenças, decisões e despachos), conterão, de forma legível, o nome completo, o cargo ou função da autoridade judiciária e dos servidores que os lavrem, confiram e subscrevam, a fim de se permitir a rápida identificação
Quais pessoas terão atendimento prioritário?
- portadoras de deficiência,
- aos idosos,
- às gestantes,
- às lactantes
- e às pessoas acompanhadas por crianças de colo
***veja que obeso nãoooooo tem
Como será garantido o atendimento prioritário?
- mediante garantia de lugar privilegiado em filas,
- distribuição de senhas com numeração adequada ao atendimento preferencial,
- alocação de espaço para atendimento exclusivo no balcão,
- ou implantação de qualquer outro sistema que, observadas as peculiaridades existentes, assegure a prioridade.
O atendimento prioritário se aplica às advogadas públicas e privadas, promotoras e procuradoras do Ministério Público gestantes ou lactantes, e a qualquer pessoa com criança de colo, inclusive para preferência nas audiências de primeiro grau de jurisdição e nas sessões de julgamento dos Colégios Recursais, desde que haja requerimento prévio, observada a ordem dos requerimentos e respeitados os demais beneficiários da Lei nº 10.048/2000 que disciplina o atendimento prioritário?
Correto.
Nas comarcas e foros distritais com mais de uma vara, haverá um ofício ou seção de distribuição judicial.
O que incumbe a tal seção?
- serviços de distribuição,
- de contadoria e partidoria e,
- nos termos da lei, do arquivo geral.
As comarcas em que existir uma única vara e um único ofício de justiça, a este competem as atribuições dos serviços de distribuição, de contadoria e partidoria?
SIm
***mais de uma vara: seção de distribuição
uma única vara e um ofício de justiça: compete ao oficio de justiça as atribuições de distribuições, de contadoria e partidoria.