Arcaísmo Flashcards

1
Q

Mudanças em acelaração do mundo Arcaico

A
  • Processos de orientalização;
  • Adopção tecnológica e modelos artísticos;
  • “Revolução Hopilita”;
  • Refundação religiosa;
  • Recuperação económica e populacional;
  • Colonização/Expansão de comunidades;
  • Reorganização Social e política: polis;
  • Leis, Legisladores e Tiranos;
  • Monarquias, Oligarquias, Isonomias.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Esparta

A

Quem manda é quem luta e quem luta é quem manda.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O mundo Grego no arcaismo…

A

…caracterizado por uma orientalização - até as colunas dos templos são uma marca do oriente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Período Arcaico

A

Período de exploração artística, até de cidade para cidade e entre oficinas encontramos diferenças (em Atenas é possível por vezes determinar a oficina). A Grécia vai-se assemelhar à Jónia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Falange

A

Linha para os hoplitas, um braço é protegido pelo escudo e o outro pelo escudo do camarada. Particularmente eficaz contra a cavalaria. Mais barato para armar soldados e estes objetos podiam ser passados de geração em geração, permitindo que mais pessoas lutem.

Todos deviam participar na guerra.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Enterramentos

A

A partir do séc. VIII os enterramentos com armas são mais escassos, é mais útil aos vivos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Período de alterações do foro religioso

A

Templos muitas vezes onde os hoplitas colocam o seu espólio de guerra, onde colocam as suas leis. São também a materialização de um espaço público.

NOTA: as dedicações são mais comuns nos templos e não ao pé dos mortos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Templos

A

São os espaços monumentalizados das sociedades, mas também são espaços de conexão. (Santuários como o de Delos e os jogos pan-helénicos).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Jogos pan-helénicos

A
  • Jogos Olímpicos (Zeus/Olímpia, Elis);
  • Jogos Píticos (Apolo/Delfos);
  • Jogos Nemeus (Zeus, Herácles/Nemeia, Corinto);
  • Jogos Ístmicos (Poseidon/Istmia, Sicião).

NOTA: durante as Olímpiadas haviam tréguas e não se podia fazer a guerra

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Cultos Mistéricos

A

Uma democratização do além. Quem se inicia e segue pode adquirir um melhor lugar no além.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Além

A

Ideia básica de um além não necessariamente bom, nem de todos e que só existe até a pessoa ser esquecida.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Há pressão para definir…

A

…os indivíduos como livres ou não livres.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Maior exploração agrícola…

A

…maior necessidade de mão de obra.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

A guerra sugere um coletivo.

A

Comunidade mais consciente da sua existência.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Pátria (Patrios)

A

Vem do conceito, no qual o território era muitas vezes considerado ancestral - dos pais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Polis

A

Comunidade, o que é público, território, cidadãos.

17
Q

Patria Politeia

A

A constituição, a organização social e política mas que não se cinge apenas á lei.

18
Q

Res Pública (a coisa pública)

A

Tradução para latim de Politeia. Têm elementos da Polis e da Politeia.

19
Q

Esparta (Civilização)

A

*Lacedemónia (Polis) e Lacónia (vale desta região, como a Ática é para Atenas).

Esparta é o núcleo. Há várias populações dentro da Lacedemónia (homoios [espartanos], vivem em 5 vilas e são uma elite militar).
Periecos e Hilotas (maior parte da população da Lacedemónia).

Hilotas - vivem em aldeias separadas, não tem direitos políticos, são propriedade do estado e não podem ser comprados ou vendidos. Eram escravos mas não cmo outros, eram escravos coletivos (viviam em situação de terror, como com a caça aos Hilotas. Não participavam na guerra).

Periecos - vivem em aldeias separadas, participam na guerra mas não são treinados. São os que realizam as atividades do dia-a-dia como o comércio e agricultura.

NOTA: a violência é para Esparta uma forma de controlo social, especialmente para os Hilotas. Não pretendem fazer guerra, não querem sair de Esparta e se saírem regressam o mais rapidamente possível (maior parte da população é subjugada).

Doulos - escravos “normal”, pertence a um indivíduo.

NOTA: Esparta tinha dois reis, não eram propriamente totalitários, mas sim líderes militares e religiosos (não tinham a maior parte do poder). Eram de famílias diferentes.
Dividida politicamente em 4 cargos (Reis; Éforos [não tinham restrições, monitoravam os reis]; Gerúsia [os anciões]; Apela [soldados]). No fim também tinham vários elementos de vários modelos políticos.
O voto era por aclamação, ou seja quem era mais aplaudido.

20
Q

Leis

A

Escritas, que permitem explicar a política, muitas vezes com termos muito rudimentares. Elite que se regula a si mesma. É mais o facto de estar escrito que é uma novidade. A partir do momento que está escrita, a lei pode ser revista e pensada.

21
Q

Tirano vs. Legislador

A

Muitas vezes a diferença está na opinião de quem escreve.

22
Q

Sistemas políticos

A

1 pessoa: Monarquia - Tirania
Grupo Pequeno: Aristocracia - Oligarquia (Timocracia)
Grupo Grande: Politeia/Democracia - Democracia/Anarquia

NOTA: *de acordo com Polibio

Considerado de acordo com os “autores clássicos”.

Platão considera que estes modulos estão interligados, que se trata de um ciclo.

NOTA: antes a democracia era chamada de isonomia.

23
Q

Platão

A

Era profundamente anti-democrático.

24
Q

Polibio

A

Diz que a constituição romana era mais estável, pois tem elementos da Monarquia, da Aristocracia e da Politeia. Há uma espécie de contra-peso que estabiliza o nível político (na realidade não é assim tão mista).

25
Atenas Arcaica: pré-condições da democracia
- Primeiras reformas e instituições (s. 7 BCE); - O golpe de Cílon (c. 630); - Drácon (c. 624-20): o primeiro legislador?; - Sólon (arconte em 594/3 e 592/1); *Legislador mítico e fundacional da politeía dos Atenienses; *Resposta a uma crise: escape interno; *Reestruturação dos cargos e procedimentos; *Reformas económicas: direitos de propriedade; *Codificação legal: revisão, definição, classes censitárias; *Consequências para a cidade; isonomia. - Tirania de Psisístrato (561, 559-56 e 545-28/7); *Sucesso ou insucesso de Solón?; *As reformas religiosas de Pisístrato; *Prosperidade e o programa populista/popular; *“Bom Tirano”, Populista ou Líder em continuidade? - Estatuto das Mulheres na Atenas de Sólon. Só após Pericles é que é necessário ser filho de pai e mãe atenienses para ser cidadão em Atenas. Na Lacedemónia a cidadania não é bem definida, mas é distribuida em vários graus. Nas APOIKIA há geralmente mais flexibilidade na questão da cidadania. Na Beócia, há um sistema de dupla nacionalidade, ser cidadão de uma cidade da Beócia significa ser cidadão da Beócia. Atenas - gostavam em particular de monumentalizar as suas atas e minutas.
26
Drácon
Homícidio - dividido entre involuntário; voluntário (faz; planeia); legítima defesa (integridade pessoal; propriedade). Muitas vezes eram expulsos das cidades e refugiavam-se nos santuários, era pensado que tinham de se purificar. NOTA: no séc. VII já tinhamos “tribunais”, era necessário um juíz para julgar os indivíduos. Ideia de quem defende a cidade tem uma voz na cidade. A vasta maioria da documentação Grega vem da aristocracia. Proxenia - princípio, quando vou a outra cidade há um proxeno que representa os estrangeiros legalmente. Tinha benefícios pela cidade patrocinadora. (Exemplo: como Lisboeta, se cometer um crime na Madeira, o proxeno que é cidadão maiderense, vai argumentar a meu favor pois tenho de recorrer ao tribunal na Madeira; sistema principal no período clássico). Isopoliteia - retira o proxeno da equação, o arguido pode recorrer ao tribunal como se fosse cidadão dessa cidade. Uma espécie de equivalência ou reconhecimento da cidadania (Sistema principal no período helenístico).
27
Solón
Eleia - tribunal popular, por voto maioritário. Sorteado pela comunidade política, mas todos que são livres em Atenas podem recorrer. Permite que os indigentes recorram a um terceiro. Não codifica só quem é livre e não livre, mas também divide os cidadãos dependendo do seu rendimento. (Pentakosiomedimnos [Cavaleiros/Zeugitas (Hoplitas)], todos os que recebem menos são indigentes). Pisistrato: ele é expulso (já era líder) e vai regressar, acabando por ser expulso outra vez, mas criou alianças e as outras cidades interviram. Mulheres (Atenas - período Arcaíco): brauron, culto de Artemis brauronia, ligada as jovens raparigas, uma espécie de elite. A visibilidade das mulheres é essencialmente religiosa. Não têm poder na política tal como os escravos, apenas para afirmar que o seu testemunho é inválido (estatuto subalterno, com poucos ou mesmo ausência de direitos). NOTA: na codificação de Solón o marido pode exigir “cupular” com a mulher até 3 vezes por mês para efeitos reprodutivos.
28
Os Etruscos
- Sociedade; - As mulheres; - O panteão; - A disciplina Etrusca; - O culto dos mortos; - A Herança Etrusca. Cultura que surgiu no período arcaíco. É a cultura itálica da qual termos mais informação (não incluíndo Roma). Adotaram o alfabeto antes dos latinos (cultura mais dinâmica na Itália arcaíca). São intermediários da cultura Grega ou/e representantes da cultura itálica. Primeira cultura urbanaa e pungente. Etrusco - é uma língua isolada. Não tem ligações com nenhuma língua conhecida (RASENHA → RASNA; “o povo”, como os Etruscos se chamariam. Também utilizavam os “12 povos”). Os documentos Etruscos segundo os romanos serviam instruções rituais e religiosas. As nossas fontes tendem a ser romanas ou gregas. A cultura para ser uma evolução do período do bronze para o ferro, em específico da cultura villanovense (das primeiras que parecem adotar o ferro e os cavalos na Itália). Recebem vagas de orientalização. Para eles os Gregos são o Oriente. ZilaΘ - pode significar rei, apenas líder ou magistrado. Era uma sociedade aristocrática. Também com o exclusivo da divinação (?). As representações do além é mais elaborada do que na Grécia e é visto como bom. Não há uma segregação dos sexos na Etrusca. As mulheres são sepultadas e representadas com os seus maridos e até com expressões de carinho. NOTA: os banquetes foram importados da Grécia para o mundo Itálico.