Aparelho cardiovascular Flashcards
Qual o mecanismo de ação dos IECA?
São inibidores do SRAA, pois impedem a conversão de angiotensina I em II. Com isso, essa não cumprirá o seu papel, que é fazer vasoconstrição e estimular a adrenal a liberar aldosterona para aumentar a absorção de sódio e água. Logo, sem vasoconstrição e aldosterona, menos volume circulante e menor a pressão. IECA melhora a RVP e diminui o volume.
Os IECAS são protetores renais, sendo ótimas opções para pacientes DM, evitando a nefropatia diabética pelo efeito de vasodilatação da arteríola renal. Além disso, reduzem a evolução de nefropatias já existentes.
Cite 3 EA dos IECAs?
Tosse, Hipotensão e hipercalemia
Todos medicamentos que diminuem a aldosterona podem resultar em hipercalemia (aldosterona bota potássio fora em troca pelo Na).
Qual o mecanismo de ação dos BRA?
Bloqueiam os receptores da angiotensina II. Aqui, há conversão de angiotensina I em II. Contudo, essa não consegue desempenhar sua função, uma vez que os receptores estão bloqueados.
Qual a diferença entre os betabloqueadores seletivos e não seletivos?
seletivos (bloqueiam somente B1-coração e rins) e não seletivos (bloqueiam B1 e B2, piora quadro de asma por bloquear a broncodilatação). Ambos agem diminuindo a força de contração (inotropismo), ou seja, o débito cardíaco. Além disso, o rim tbm tem B1, ou seja, ao bloquear diminui a liberação de renina (não vai aumentar a pressão arterial).
Qual o mecanismo de ação dos betabloqueadores?
Coração: Diminui DC e FC
Rim: Diminui a liberação de renina
Vaso: diminui a RVP por diminuir a PA. Se for um bloqueador alfa 1 junto (ex: carvedilol), promove a vasodilatação periférica.
Quais são os BB que bloqueiam alfa e beta? Qual a consequência disso?
Carvedilol e labetolol
Bloqueiam beta 1 e alfa 1. Alfa 1 é quem faz a vasoconstrição periférica, logo, se bloqueia alfa1, não há vasoconstrição. Beta 1 está no coração e rim, ou seja, diminui o débito cardiaco e a a liberação de renina (SRAA)
Qual a ação dos BB sobre o rim?
Diminui a liberação de Renina
Ao bloquear a função do rim, vai diminuir a liberação de renina e, consequentemente, a de angiotensina e aldosterona, diminuindo a bomba de sódio e potássio. Faz o mesmo efeito dos IECA/BRA.
Qual a ação dos BB sobre o coração?
Diminuição da FC e débito cardiaco.
Ao bloquear B1 do coração, vai diminuir a força de contração (inotropismo) e velocidade (cronotropismo), resultando em menor débito e FC (exige menos do coração).
Qual a função dos BB sobre os pulmões?
Broncoconstrição.
Esse efeito é atenuado com o uso de BB seletivos apenas para B1 (Metoprolol, atenolol, nevibolol e Bisoprolol). Asmáticos e DPOC devem evitar BB não seletivos (propranolol, carvedilol…). Ao bloquear B2, impede a broncodilatação (efeito dos agonistas B2).
Qual a função dos BB sobre os vasos periféricos?
Diminuem a RVP
Ao bloquear o rim (B1), vai liberar menos Renina, que vai acarretar em ↓ da PA que, juntamente com o menor débito (bloqueio de B1), vai diminuir a pressão.
Cite 3 EA dos BB
- Hipotensão postural
- Bradicardia
- Broncoconstrição
- Impotência Sexual
Qual o mecanismo de ação dos vasodilatadores? Cite fármacos dessa classe
3
Promovem a vasiodilatação periférica, resultando em menor RVP.
Podem ser por liberação de NO (nitratos: nitroglicerina ou NPS) ou por inibir a liberação de cálcio do reticulo endoplasmpático (hidralazina).
Cite 3 EA dos BB
- Hipotensão postural
- Bradicardia
- Broncoconstrição
- Impotência Sexual
Qual a ação dos vasodilatadores sobre o coração e rim?
Coração: aumenta o débito cardiaco e FC
Rim: aumenta a lib de renina
Isso ocorre por um mecanismo compensatório a fim de compensar a hipotensão causada pelo vasodilatador.
Por que os vasodilatadores não podem ser usados isoladamente? Devem ser associadas a quais medicações e por quê?
Não podem ser usados isoladamente
Devem ser associadas a BB ou BCC. Isso pq o organismo responde a vasodilatação com aumento da FC e débito cardiaco, além do aumento da liberação de renina (SRAA) pelos rins a fim de compensar a hipotensão.