Antropologia Médico-legal Flashcards
Identidade
Conjunto de caracteres que individualiza uma pessoa ou uma coisa
Identidade objetiva
Aquela que nos permite afirmar tecnicamente que determinada pessoa é ela mesma por apresentar um elenco de elementos positivos e mais ou menos perenes que a fez distinta das demais.
Identidade subjetiva
Sensação que cada indivíduo tem tem que foi, é e será ele mesmo.
Identificação
Processo pelo qual se determina a identidade de uma coisa, ou um conjunto de diligências cuja finalidade é levantar uma identidade.
Quais são as características que um método de identificação precisa ter para ser considerado aceitável?
Unicidade (ou individualidade) Imutabilidade Perenidade Praticabilidade Classificabilidade
Diferença entre reconhecimento o identificação
Reconhecimento: uma afirmação laica. “Conhecer de novo”. Admitir como certo.
Identificação: conjunto de meios científicos ou técnicas específicas empregadas para que se obtenha uma identidade.
O que se identifica, na espécie humana, com a identificação Médico-legal?
Raça
Altura
Idade
Sexo
Definição da Espécie por meio de ossos
Macroscopicamente analisa-se a morfologia.
Microscopicamente: os canais de Havers são em menor número, forma elíptica ou irregular e mais largos nos homens, com até 8/10 por mm2. Nos animais, são mais estreitos, redondos e mais numerosos, chegando a 40 por mm2.
Como identificar os Cristais de Teichman para ver se o líquido pesquisado é sangue?
Cobre-se a lamínula e deita-se uma gota de ácido acético glacial, levando ao calor para uma evaporação lenta. Repete-se algumas vezes o mesmo processo.
Após, leva-se ao microscópio e, sendo sangue, os cristais são visualizados de forma rômbica, alongados, cor de chocolate, isolados ou em grupos ou em forma de charuto ou de roseta, conforme à disposição em que se encontrem.
Como identificar se l líquido pesquisado é sangue através de coloração?
É possível também pela técnica de Addler, na qual é empregada uma solução saturada de benzidina em álcool 96º ou em ácido acético, solução essa preparada no momento de usá-la.
Nos casos positivos aparece uma cor azul-esverdeada que se transforma imediatamente em azul intenso.
Como identificar a espécie por meio do sangue?
O método mais seguro é o da albuminoreação, ou processo de Uhlenhut, que consiste em colocar o sangue pesquisado em contato com o soro preparado com diversos animais. A consecução do soroprecipitante para i antígeno humano dá-se com o soro sanguíneo humano recente. De ordinário, lança-se mão do soro de cobaias, cavalos, bois e carneiros. Qualquer um deles passa a ser o soro anti-homem.
Segundo Ottolenghi:
Raça caucásica:
Pele branca ou trigueira; cabelos lisos ou crespos, louros ou castanho; íris azuis ou castanho; contorno crânio-facial anterior ovoide ou ovoide-poligonal; perfil facial ortognata é ligeiramente prognata.
Segundo Ottolenghi:
Raça Mongólia:
Pele amarela; cabelos lisos; face achatada de diante para trás; fronte larga e baixa; espaço interorbital largo; maxilares pequenos e mento saliente.
Segundo Ottolenghi:
Raça negroide
Pele negra; cabelos cresposc em tufos; crânio pequeno; perfil facial prognata; fronte alta e saliente; iris castanha; nariz pequeno, largo e achatado; perfil côncavo e curto; narinas espessas e afastadas, visíveis de frente e circulares.
Segundo Ottolenghi:
Raça indiana
Não se afigura como um tipo racial definido. Estatura alta; pele amarelo-trigueira, tendente ao avermelhado; cabelos pretos, lisos, espessos e luzidios; iris castanhas; crânio mesocéfalo; supercílios espessos; orelhas pequenas; nariz saliente, estreito e longo; barba escassa; front vertical: zigomas salientes e largos.
Segundo Ottolenghi:
Raça australoide
Estatura alta; pele trigueira; nariz curto e largo; arcadas zigomáticas largas e volumosas; prognatismo maxilar e alveolar; cinturas escapula larga e pélvica estreita; dentes fortes; comento retraído; arcadas superciliares salientes e crânio dolicocéfalo
Formas do crânio
Vistos de cima para baixo:
Dolicocranios (longos), braquicrânios (curtos), mesocrânios (médios).
Vistos de diante para trás:
Esternocrânios (alto e estreito),
Tapinocrânios (baixos e largos)
Metriocrânios (intermediários)
Vistos lateralmente:
Hipsicrânios (altos)
Platicrânios (baixos)
Mediocrânios (médios)