Antidepressivos Flashcards
Quais a possíveis alterações genéticas e em que ela acarretará sua modificação?
As alterações genéticas pode desencadeará mudanças nos: transportadores das catecolaminas (SERT, NAT e DAT); receptores 5-HT2A, tirosina hidroxilase, triptofano-hidroxilase, MAO, COMT e a BNDF.
ANTIDEPRESSIVOS TRICÍCLICOS (ATC),
Tendem a ser bem absorvidos e a apresentar meias-vidas longas.
Sofrem extenso metabolismo por desmetilação, hidroxilação aromática e conjugação com glicuronídeo. Apenas 5% dos ACTs são excretados em sua forma inalterada na urina.
Quais são os antidepressivos tricíclicos?
Imipramina
Clomipramina
Desipramina
Amitriptilina; Nortriptilina; Trimipramina; Doxepina
Imipramina
altamente anticolinérgica e atua como inibidor relativamente forte da recaptação de serotonina, bem como norepinefrina
Clomipramina
afinidade relativamente muito pequena com NET, porém liga-se fortemente ao SERT; essa seletividade quanto ao transportador de serotonina contribui para os benefícios conhecidos da clomipramina no tratamento do TOC
Desipramina
é muito menos anticolinérgica e atua como inibidor mais potente e ligeiramente mais seletivo da recaptação de NE em comparação com a imipramina.
Relacione os efeitos adversos com a interação com os receptores atingidos.
Antagonismo alfa1 adrenérgico - hipotensão ortostática
Antagonismo colinérgico (muscarínico) - boca seca, constipação intestinal, retenção urinária
Antagonismo H1 - ganho de peso e sedação
Bloqueio dos canais de Ca2+ - alterações cardíacas, depressão respiratória, agitação, delírios, alucinações, convulsões.
B. INIBIDORES DA RECAPTAÇÃO DE SEROTONINA-NOREPINEFRINA (IRSN)
Não são quimicamente relacionados entre si. A afinidade da maioria dos IRSNs tende a ser muito maior com o SERT do que com o NET.
Os IRSNs diferem dos ACTs, visto que carecem dos potentes efeitos anti-histamínicos, bloqueadores α-adrenérgicos e anticolinérgicos dos ATC em consequência tendem a ser preferidos aos ACTs no tratamento do TDM e das síndromes da dor, em virtude de sua melhor torelabilidade.
Por quê os IRSNs são preferíveis aos ACTs?
Os IRSNs diferem dos ACTs, visto que carecem dos potentes efeitos anti-histamínicos, bloqueadores α-adrenérgicos e anticolinérgicos dos ATC em consequência tendem a ser preferidos aos ACTs no tratamento do TDM e das síndromes da dor, em virtude de sua melhor torelabilidade.
Quais as aplicações dos IRSNs?
São usados ainda no tdm, tratamento dos distúrbios da dor, no tratamento da ansiedade generalizada, incontinência urinária por estresse e sintomas vasomotores da menopausa.
Dê exemplos dos IRSNs.
Venlafaxina
Duloxetina
Milnaciprana
Venlafaxina
inibidor fraco do NET desvenlafaxina (metabólito)- inibidor mais balanceado do SERT (efeitos adversos semelhantes aos ISRS); apresentam menor ligação às proteínas (27 a 30%); meias-vidas semelhantes de cerca de 11h; pelo menos 45% da desvenlafaxina são excretados em sua forma inalterada na urina, em comparação com 4 a 8% da venlafaxina
Duloxetina
É bem absorvida e apresenta meia-vida de cerca de 12h; liga-se firmemente às proteínas (97%) e sofre extenso metabolismo oxidativo; inibidor mais balanceado do SERT e do NET.
Milnaciprana
Inibidor mais balanceado do SERT e do NET
Quais os efeitos adversos dos IRSNs?
Apresentam muitos dos efeitos colaterais serotoninérgicos associados aos ISRSs. Além disso, também podem ter efeitos noradrenérgicos (incluindo aumento da PA e da função cardíaca, bem como ativação do SNC, como insônia, ansiedade e agitação).
INIBIDORES SELETIVOS DA RECAPTAÇÃO DE SEROTONINA (ISRS)
Os ISRSs possuem efeitos modestos sobre outros NT. Principal ação consiste na inibição do transportador de serotonina (SERT).
O transportador de serotonina (SERT) é uma glicoproteína com 12 regiões transmembrana localizada na terminação axônica e membranas do corpo celular dos neurônios serotoninérgicos.
Mecanismo de ação dos ISRSs?
Os receptores existentes no transportador (SERT), na presença de serotonina mudam sua conformação fazendo com que Na+, Cl- e serotonina sejam transferidos para o interior da célula, entretanto os ISRSs inibem alostericamente o transportador em um sítio diferente do da serotonina.