Antidepressivos Flashcards
Quais a possíveis alterações genéticas e em que ela acarretará sua modificação?
As alterações genéticas pode desencadeará mudanças nos: transportadores das catecolaminas (SERT, NAT e DAT); receptores 5-HT2A, tirosina hidroxilase, triptofano-hidroxilase, MAO, COMT e a BNDF.
ANTIDEPRESSIVOS TRICÍCLICOS (ATC),
Tendem a ser bem absorvidos e a apresentar meias-vidas longas.
Sofrem extenso metabolismo por desmetilação, hidroxilação aromática e conjugação com glicuronídeo. Apenas 5% dos ACTs são excretados em sua forma inalterada na urina.
Quais são os antidepressivos tricíclicos?
Imipramina
Clomipramina
Desipramina
Amitriptilina; Nortriptilina; Trimipramina; Doxepina
Imipramina
altamente anticolinérgica e atua como inibidor relativamente forte da recaptação de serotonina, bem como norepinefrina
Clomipramina
afinidade relativamente muito pequena com NET, porém liga-se fortemente ao SERT; essa seletividade quanto ao transportador de serotonina contribui para os benefícios conhecidos da clomipramina no tratamento do TOC
Desipramina
é muito menos anticolinérgica e atua como inibidor mais potente e ligeiramente mais seletivo da recaptação de NE em comparação com a imipramina.
Relacione os efeitos adversos com a interação com os receptores atingidos.
Antagonismo alfa1 adrenérgico - hipotensão ortostática
Antagonismo colinérgico (muscarínico) - boca seca, constipação intestinal, retenção urinária
Antagonismo H1 - ganho de peso e sedação
Bloqueio dos canais de Ca2+ - alterações cardíacas, depressão respiratória, agitação, delírios, alucinações, convulsões.
B. INIBIDORES DA RECAPTAÇÃO DE SEROTONINA-NOREPINEFRINA (IRSN)
Não são quimicamente relacionados entre si. A afinidade da maioria dos IRSNs tende a ser muito maior com o SERT do que com o NET.
Os IRSNs diferem dos ACTs, visto que carecem dos potentes efeitos anti-histamínicos, bloqueadores α-adrenérgicos e anticolinérgicos dos ATC em consequência tendem a ser preferidos aos ACTs no tratamento do TDM e das síndromes da dor, em virtude de sua melhor torelabilidade.
Por quê os IRSNs são preferíveis aos ACTs?
Os IRSNs diferem dos ACTs, visto que carecem dos potentes efeitos anti-histamínicos, bloqueadores α-adrenérgicos e anticolinérgicos dos ATC em consequência tendem a ser preferidos aos ACTs no tratamento do TDM e das síndromes da dor, em virtude de sua melhor torelabilidade.
Quais as aplicações dos IRSNs?
São usados ainda no tdm, tratamento dos distúrbios da dor, no tratamento da ansiedade generalizada, incontinência urinária por estresse e sintomas vasomotores da menopausa.
Dê exemplos dos IRSNs.
Venlafaxina
Duloxetina
Milnaciprana
Venlafaxina
inibidor fraco do NET desvenlafaxina (metabólito)- inibidor mais balanceado do SERT (efeitos adversos semelhantes aos ISRS); apresentam menor ligação às proteínas (27 a 30%); meias-vidas semelhantes de cerca de 11h; pelo menos 45% da desvenlafaxina são excretados em sua forma inalterada na urina, em comparação com 4 a 8% da venlafaxina
Duloxetina
É bem absorvida e apresenta meia-vida de cerca de 12h; liga-se firmemente às proteínas (97%) e sofre extenso metabolismo oxidativo; inibidor mais balanceado do SERT e do NET.
Milnaciprana
Inibidor mais balanceado do SERT e do NET
Quais os efeitos adversos dos IRSNs?
Apresentam muitos dos efeitos colaterais serotoninérgicos associados aos ISRSs. Além disso, também podem ter efeitos noradrenérgicos (incluindo aumento da PA e da função cardíaca, bem como ativação do SNC, como insônia, ansiedade e agitação).
INIBIDORES SELETIVOS DA RECAPTAÇÃO DE SEROTONINA (ISRS)
Os ISRSs possuem efeitos modestos sobre outros NT. Principal ação consiste na inibição do transportador de serotonina (SERT).
O transportador de serotonina (SERT) é uma glicoproteína com 12 regiões transmembrana localizada na terminação axônica e membranas do corpo celular dos neurônios serotoninérgicos.
Mecanismo de ação dos ISRSs?
Os receptores existentes no transportador (SERT), na presença de serotonina mudam sua conformação fazendo com que Na+, Cl- e serotonina sejam transferidos para o interior da célula, entretanto os ISRSs inibem alostericamente o transportador em um sítio diferente do da serotonina.
Dê exemplos de ISRSs?
Fluoxetina, Sertralina, citalopram, escitalopram e fluvoxamina.
Quais as indicações dos ISRSs?
Além de se uso na depressão maior têm indicação para transtorno de ansiedade generalizada (TAG), transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), transtorno obsessivo compulsivo (TOC), transtornos de pânico, transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM) e bulimia
Quais os efeitos adversos dos ISRSs?
O aumento da atividade serotoninérgica no TGI está comumente associado a náuseas, desconforto gastrintestinal, diarreia e outros sintomas gastrintestinais
O aumento do tônus serotoninérgico em nível da medula espinhal e acima está associado a uma diminuição da função e interesse sexuais.
Ansiedade, pânico, insônia (5-HT2A, 5-HT2C)
Acatisia => impossibilidade de ficar parado/sentado (5-HT2A → ↓ DA)
Náuseas, vômitos (5-HT3)
Diarréia, cólicas (5-HT3, 5-HT4)
Disfunções sexuais (5-HT2A, 5-HT2C)
Perda de peso
Síndrome 5-HTérgica quando associados a IMAO
Fluoxetina
é metabolizada a um produto ativo, a norfluoxetina, cujas concentrações plasmáticas podem ser mais altas do que as da fluoxetina; a meia-vida de eliminação da norfluoxetina é cerca de 3 vezes maior do que a da fluoxetina e contribui para a meia-vida mais longa entre todos os ISRSs.
D. INIBIDORES SELETIVOS DA RECAPTAÇÃO DE NOREPINEFRINA (ISRN)
Maprotilina (tetracíclico),
Reboxetina
Maprotilina
É bem absorvida por via oral, e 88% de uma dose ligam-se às proteínas; sofre extenso metabolismo hepático. Inibidor potente do NET e menos potente do SERT, além disso, possui propriedade anticolinérgica. Exibe uma afinidade moderadamente alta com NET e pode causar efeitos adversos semelhantes aos ACTs e, às vezes, crises convulsivas.
INIBIDORES DA RECAPTAÇÃO DE NOREFPINEFRINA E DOPAMINA
Bupropiona
Bupropiona
é o único agente com seletividade para transportadores de DA. Estrutura singular resulta em um perfil de efeitos colaterais diferente da maioria dos antidepressivos; assemelha-se a anfetamina e, tal como o estimulante, apresenta propriedades estimuladoras do SNC; é rapidamente absorvida e apresenta uma ligação média às proteínas de 85%; sofre extenso metabolismo hepático e apresenta um efeito de primeira passagem substancial; possui 3 metabólitos ativos, incluindo a hidroxibupropiona; tem uma eliminação bifásica, em que a primeira fase dura cerca de 1 h e a segunda 14h. Efeito mais significativo da bupropiona consiste na liberação pró-sináptica das catecolaminas. Em estudos realizados com animais parece aumentar substancialmente a disponibilidade pré-sinaptica de NE e, em menor grau, de dopamina. Praticamente não tem nenhum efeito direto sobre o sistema serotoninérgico. Está associada ocasionalmente a agitação, insônia e anorexia.
ANTIDEPRESSIVOS ATÍPICOS
Existe dois tipos, os antagonistas dos receptores 5-HT2 e 3, H1, alfa1-adrenérgico e IRS.
Dê exemplos de Antidepressivos atípicos.
Trazodona, Nefazodona.
Trazodona
hoje é mais usada como hipnótico em uso não oficializado sem indicação na bula, por ser altamente sedativa e não estar associada à tolerância ou dependência; é inibidor fraco do SERT e do NET, porém atua como potente antagonista do receptor 5-HT2 pós-sináptico, assim como seus metabólitos; inibidor fraco, porém seletivo, do SERT, com pouco efeito sobre o NET; também apresenta propriedades bloqueadoras α-adrenérgicas pré-sinápticas fracas a moderadas e atua como antagonista modesto do receptor H1.
Nefazodona
não é muito prescrita-> hepatotoxicidade
Tanto a trazodona quanto a nefazodona são rapidamente absorvidas e sofrem extenso metabolismo hepático
Ambos os fármacos ligam-se às proteínas e apresentam biodisponibilidade limitada, devido ao metabolismo extenso
As suas meias-vidas curtas exigem geralmente o fracionamento da dose quando esses fármacos são usados como antidepressivos
Todavia, a trazodona é com frequência prescrita em dose única a noite como hipnótico, em doses mais baixas do que aquelas usadas no tratamento da depressão
Tanto a trazodona quanto a nefazodona apresentam metabólitos ativos que também exibem antagonismo dos receptores 5-HT2
Os efeitos adversos mais comuns associados consistem em sedação e distúrbios gastrintestinais.
Dê exemplos de Antagonistas dos receptores 5-HT2 e 3, H1 e alfa2- adrenérgico.
Mirtazapina
Mianserina
Mirtazapina
Como a bupropiona, é um dos poucos antidepressivos que não estão comumente associados a efeitos colaterais sexuais. Meia-vida é de 20 a 40 horas. Atua como antagonista do autorreceptor α2 pré-sináptico e aumenta a liberação tanto de NE quanto de 5-HT. Além disso, é um antagonista dos receptores 5-HT2 e 5-HT3. Atua como potente antagonista H1, que está associado aos efeitos sedativos do fármaco. Efeito sedativo significativo.
INIBIDORES DA MONOAMINAOXIDASE
Há os irreversíveis não seletivos (MAO-A e MAO-B) e reversível seletivo para MAO-A.
Quais as ações da MAO nos neurônios?
A MAO-A é encontrada nos neurônios de DA e de NE e ocorre principalmente no cérebro, no intestino, na placenta e no fígado; seus principais substratos são a NE, a epinefrina e a serotonina.
A MAO-B é encontrada sobretudo nos neurônios serotoninérgicos e histaminérgicos e ocorre no cérebro, no fígado e nas plaquetas; atua principalmente sobre a tiramina, a feniletilamina e a benzilamina.
Tanto a MAO-A quanto a MAO-B metabolizam a triptamina e a dopamina.
Dê exemplos de fármacos irreversíveis não seletivos.
Fenelzina,
Selegilina
Tranilcipromina
Fenelzina
IMAO não seletivo irreversível, isocarboxazida- derivados da hidrazina, ligam-se de modo irreversível e não seletivamente à MAO-A e MAO-B (assim como tranilcipromina).
Selegilina
Agente irreversível e específico da MAO-B em baixas doses; mostra-se útil no tratamento da doença de Parkinson nessas baixas doses, entretanto, com doses mais altas, torna-se um IMAO não seletivo.
Tranilcipromina
Assemelha-se a anfetamina, tende a exercer significativos efeitos estimulantes no SNC; IMAO não seletivo irreversível,
Quais os efeitos adversos dos inibidores irreversíveis da MAO?
Similares aos antidepressivos tricíclicos (1ª geração) + insônia.
Interação farmacológica com simpaticomiméticos – crise hipertensiva:
Alimentos (tiramina; “Reação ao queijo”);
Descongestionantes nasais (efedrina), anfetaminas.
Dê exemplo de fármaco reversível para MAO-A.
Maclobemida
Maclobemida
- inibidor reversível e seletivo da MAO-A (pode ser deslocada da MAO-A pela tiramina, o que diminui o risco de interações alimentares)
Os diferentes IMAOs são metabolizados por vias distintas, porém tendem a apresentar extenso efeito de primeira passagem, que pode diminuir substancialmente sua biodisponibilidade.
Os IMAOs são bem absorvidos pelo TGI. Devido aos efeitos de primeira passagem proeminentes e a tendência desses fármacos a inibirem a MAO no intestino (resultando em efeitos pressores da tiramina), estão sendo desenvolvidas vias alternativas de administração.
Dê exemplo de outros fármacos antidepressivos que não estão classificados nos grupos.
Alprazolam,
Agomelatina,
Alprazolam
Ansiolítico benzodiazepínico com atividade antidepressiva; Efeitos adversos: Sedação e dependência.
Agomelatina
Agonista de receptores MT1/MT2 (antag. 5HT2);
Eficaz no tratamento da depressão grave (insônia);
Efeitos adversos: náuseas, diarréia, tontura e cefaléia;
Monitoramento hepático.
Caracterize os antidepressivos.
São igualmente eficazes;
Demoram no mínimo 15-30 dias para o efeito;
Não causam dependência;
Síndrome da descontinuação → Suspensão gradual.
Não perdem a eficácia quando usados por tempo prolongado;
Devem ser usado em doses e tempo adequados