Antidepressivos Flashcards
Qual é a teoria das monoaminas que explica a causa da depressão?
A teoria das monoaminas afirma que a depressão pode ser causada por um déficit funcional dos receptores de monoaminas. Já a mania ocorre devido ao excesso funcional desses receptores.
Qual o principal eixo envolvido na depressão?
O principal eixo envolvido na depressão é o eixo hipotalâmico-hipofisário- suprarrenal, que é ativado pelo estresse. O estresse aumenta a atividade excitatória do glutamado mediada pelos receptores NMDA, o que promove a apoptose neural no hipocampo e no córtex pré frontal, uma vez que o glutamato é citotóxico.
OBS: o Glutamato está AUMENTADO na depressão, levando a apoptose neuronal, uma vez que ele é citotóxico.
Quais são as vias antidepressivas?
As vias antidepressivas envolvem a noradrenalina e a serotonina, que atuam sobre os receptores acoplados á proteína G
Qual o efeito antidepressivo da serotonina?
O efeito antidepressivo da serotonina se dá devido a sua ligação aos receptores 5HT1A no núcleo da rafe
Por que no início do tratamento com os inibidores de recaptação de monoaminas pode haver uma piora do quadro depressivo?
Porque com o início do uso dessa classe de antidepressivos vai haver um aumento de serotonina na fenda sináptica.
Esse aumento de serotonina vai ativar os receptores inibitórios pré sinápticos, o que vai reduzir ainda mais a liberação de serotonina. Essa situação irá piorar o quadro depressivo inicialmente.
Com o passar do tempo, o excsso de serotonina na fenda sináptica irá causar uma dessensibilização dos receptores pré sinápticos (downregulation). Com isso, o controle inibitório é perdido e a liberação de serotonina aumenta, melhorando o quadro depressivo.