Anticoncepção hormonal Flashcards
O que é anticoncepção hormonal?
Consiste na utilização de um progestógeno ou na associação de progestógeno com estrógeno com a finalidade de impedir a concepção
Qual a diferença dos anticoncepcionais combinados e de somente progestógeno?
Quando se fala em anticoncepção hormonal com estrógeno e progestágeno, está se falando em anticoncepção hormonal combinada. No caso de anticoncepcional combinado, todos eles são anovulatórios.
Quando contém somente progesterona depende do tipo e da dose da progesterona e da forma como é utilizado para ser anovulatório ou não. O anticoncepcional hormonal poderá ou não anovulatório.
Tipos de Anticoncepção Hormonal
- Oral
- Injetável
- Implante
- Anel vaginal
- Transdérmico
- Dispositivo intra-uterino (endoceptivo)
No que consiste o uso de hormônios com a finalidade de anticoncepcionais?
Consiste na utilização contínua, ou seja, diária de doses mínimas para que não ocorra o pico de LH nem de FSH, e com isso não ocorra a ovulação. Então, são utilizadas doses mínimas diárias de estrogênio e progesterona. Com isso, em termos de gonadotrofinas, em termos de LH e FSH também teremos apenas níveis basais de LH e FSH. Mínimos necessários para manter a inibição no eixo hipotálamo-hipofisário.
Explique a fisiologia do mecanismo ovulatório:
A liberação hormonal ocorre no hipotálamo, através do seu hormônio liberador estimula a hipófise anterior a liberar as gonadotrofinas, que são o FSH e o LH. Ambos vão atuar nas gônadas, no caso no ovário, fazendo com que o FSH estimule a proliferação folicular e a liberação de estrogênio. O LH vai estimular a ovulação e a formação e manutenção do corpo lúteo, mas essa secreção é cíclica, por isso ciclo menstrual, porque quando níveis suficientes são liberados na corrente sanguínea de estrógeno e progesterona, eles se ligam a um receptor na hipófise anterior que faz feedback inibitório, ou seja, envia uma mensagem que já tem estrógeno suficiente e pode parar de liberar gonadotrofinas.
Então, a hipófise tem um receptor para estrógeno e um para progesterona, quando o estrógeno e a progesterona se ligam a esses receptores, tem-se a inibição da liberação das gonadotrofinas. A progesterona tem receptor no hipotálamo e tem um efeito a nível de hormônio liberador. Isso é o que ocorre fisiologicamente.
Função do anticoncepcional hormonal do mecanismo anovulatório:
Com o anticoncepcional hormonal são dadas doses mínimas diárias suficientes para a manutenção da inibição desse eixo hipotálamo-hipofisiário. As doses são suficientes para o estrógeno se ligar ao receptor na hipófise anterior e a progesterona também, para que não ocorra a liberação do FSH e do LH.
Função do estrogênio no anticoncepcional hormonal:
O estrogênio, no composto do anticoncepcional, vai inibir o FSH e a progesterona o LH. Por isso, que quando se tem anticoncepcionais combinados se tem um efeito anovulatório. Esse efeito anovulatório é chamado de efeito central, que é doses mínimas necessárias suficientes para manutenção da inibição do
eixo hipotalâmico-hipofisiário.
Função da progesterona no anticoncepcional hormonal:
A progesterona também tem um mecanismo periférico, em que diminuem a motilidade tubária, alteram o endométrio de maneira a dificultar a implantação do óvulo se ele for fecundado e altera a
viscosidade do muco cervical prejudicando a motilidade dos espermatozoides. A progesterona é responsável por esse mecanismo e é chamado de mecanismo periférico. Quando se administra somente progesterona, dependendo da dose e da forma de administração, vai se ter somente o mecanismo periférico, mecanismo anticoncepcional e não mecanismo anovulatório.
Vantagens do anticoncepcional oral:
Ele é excelente pelo baixo custo, pela excelente reversibilidade que tem, pela facilidade do uso, por não necessitar de uma pessoa especializada para administração e pela baixa taxa de falha que ele tem.
Benefícios não contraceptivos do anticoncepcional oral:
além de ser usado como anticoncepcional, ele tem outros benefícios não contraceptivos e muitas vezes eles são usados por esses benefícios. Como por exemplo, na diminuição da dor durante a menstruação, diminuição da dismenorreia; diminuição do fluxo menstrual e melhorar a anemia; na supressão da
formação de cistos ovarianos; eliminação da dor ovulatória cíclica; diminuição do risco de gestação ectópica; diminuição do risco de doença inflamatória pélvica – DIP; diminuição de sintomas de TPM; na prevenção de Ca de ovário e Ca de endométrio; na melhora da endometriose; aumento da densidade mineral
óssea; e alguns para a melhora da acne, outros pioram a acne.
Explique sobre o estrógeno dos anticoncepcionais:
É na grande maioria, em mais de 90% dos anticoncepcionais comercializados, o etinilestradiol. Hoje tem alguns anticoncepcionais mais modernos que tem hormônio natural e tem outros bem antigos que contém mestranol (que é uma pró-droga do etinilestradiol, então depois ele é transformado em etinilestradiol também). Então, o que muda é a dose do componente estrogênio, do etinilestradiol, de 15 a 50 microgramas. Atualmente, há uns mais modernos como o 17-beta-estradiol e o valerato de estradiol.
Explique acerca do progestógeno do anticoncepcional oral:
Se tem uma variação bem grande, são classificados em gerações de acordo com a sua origem. Então, tem-se derivados do 19-nortestosterona de 1ª, 2ª e 3ª geração (conforme a lista abaixo até o norgestimato). A ciproterona já é derivado da clormadinona e na 4ª geração a drospirenona é derivada da espironolactona. Então, quanto a origem dos progestogenos vai ter um vídeo sobre isso mais adiante. E quanto menor a geração mais próximo a molécula será da 19-nortestosterona e maior efeito androgênico, maior efeito de testosterona.
➢ 1ª geração: noretindrona
➢ 2ª geração: norgestrel; levonorgestrel
➢ 3ª geração: desogestrel; gestodene; norgestimato; ciproterona
➢ 4ª geração: drospirenoma; dienogest
Vantagens do Anticoncepcional oral combinado que tem como composição estrógeno + progesterona
Alta eficácia (uso correto/consistente), baixa falha; uma excelente reversibilidade e boa aceitabilidade; é disponível para ampla faixa de idade – não é recomendado para mulheres acima de 35 anos,
obesas, que tem tromboembolismo; têm benefícios não contraceptivos e podem ser usados para contracepção de emergência.
Desvantagem do Anticoncepcional oral combinado que tem como composição estrógeno + progesterona.
Requerem memoria, motivação e disciplina, a mulher tem que diariamente mais ou menos no mesmo horário usar o anticoncepcional; nenhum deles vai proteger contra DST/AIDS; tem contraindicações e interações medicamentosas importantes.
Composição e indicação da minipílula
Somente progesterona em baixa dose, então o mecanismo dela é o periférico, em alguns casos pode ser anovulatório, mas geralmente é somente o mecanismo periférico. Usado em mulheres que estão amamentando, pois a progesterona não inibe a prolactina, não inibe a lactação. Podem ser anovulatórios
em mulheres que estão amamentando com algumas condições: amamentação exclusiva; fazer de 6 a 8 mamadas por dia, sendo cada mamada de 15 a 20 minutos e pelo menos uma na madrugada. Na verdade quem está mantendo o efeito anovulatório não é a progesterona e sim a prolactina.
Vantagens da minipílula:
Boa eficácia (uso correto/consistente); reversibilidade e boa aceitabilidade; benefícios não contraceptivos; uso durante amamentação; uso na contracepção de emergência.
Desvantagens da minipílula:
Requerem disciplina; supervisão médica regular; apresentam alguns efeitos colaterais; contraindicações e interações medicamentosas; não protegem contra DST/AIDS; alterações menstruais.
Pílula do dia seguinte:
Composta apenas de progesterona, tem com uma única pílula ou com duas - a dose é dividida, se for entre duas é 0,75 em cada pílula ou 1,5 de somente progesterona.
No que consiste os injetáveis mensais?
Consiste em estrógeno e progesterona associados, tem efeito anovulatório, é administrado por via intramuscular uma vez ao mês, varia de 21 a 28 dias ou de 25 a 33 dias, depende da literatura.
Vantagens dos injetáveis mensais:
Alta eficácia; reversibilidade e aceitabilidade; disponíveis para ampla faixa de idade; comodidade de uso e discrição; benefícios não contraceptivos.
Desvantagens dos injetáveis mensais
Requerem supervisão médica regular; apresentam alguns efeitos colaterais; contraindicações e interações medicamentosas; não protegem contra DST/AIDS.
No que consiste os injetáveis trimestrais:
Somente progesterona, é uma suspensão para administração intramuscular, libera gradualmente em um período de três meses a progesterona.