Aleitamento materno Flashcards

1
Q

Qual a importância do aleitamento materno?

A

O leite materno isoladamente é suficiente para atender as demandas nutricionais, metabólicas e imunológicas da criança saudável nos primeiros 6 meses de vida; além disso, o aleitamento materno também favorece o desenvolvimento psicoafetivo do lactente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais as necessidade calóricas de lactentes?

A

É importante destacar que, nesse período da vida, as necessidades calóricas tendem a ser três vezes superiores à necessidade de adultos, atingindo valores de 120kcal/kg/dia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Qual a consequência do aporte calórico inadequado para recém-nascidos e lactentes?

A

De fato, o aporte dietético inadequado leva à desnutrição energético-proteica e ao comprometimento do crescimento e desenvolvimento normais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quando deve ser iniciado o aleitamento materno?

A

O aleitamento materno deve ser iniciado o mais precocemente possível, preferencialmente ainda na sala de parto

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O que é aleitamento materno exclusivo? Quando deve ser indicado?

A

• Aleitamento materno exclusivo (AME): alimentação apenas com leite materno (diretamente do seio ou ordenhado) ou leite humano de outra fonte (como banco de leite), podendo eventualmente receber também medicações, vitaminas e minerais. O aleitamento materno exclusivo está indicado nos primeiros 6 meses de vida.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O que é aleitamento materno cruzado? Quando deve ser indicado?

A

• Aleitamento materno cruzado: alimentação com leite humano no seio de outra mulher, não sendo indicado;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O que é aleitamento materno predominante? Quando deve ser indicado?

A

• Aleitamento materno predominante: alimentação com leite materno associado a outros líquidos, como chá, suco e água, mas não outros tipos de leite; nunca se deve recomendar tal regime de aleitamento por não ser uma medida inócua, visto que isso reduz o aporte de leite materno para a criança, além de predispor a criança a contaminações pelo consumo de outros líquidos;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O que é aleitamento materno complementado? Quando deve ser indicado?

A

• Aleitamento materno complementado: alimentação com leite materno e outros alimentos sólidos ou semissólidos, com objetivo de complementar o aleitamento e não o substituir; o aleitamento materno complementado deve ser indicado dos 6 meses até, no mínimo, os 2 anos de idade; se a mulher quiser estender esse período, é uma decisão dela. Os leites de outros animais não são considerados alimentos complementares e devem ser evitados nos primeiros dois anos de vida.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O que é aleitamento materno misto?

A

• Aleitamento materno misto ou parcial: alimentação baseada em leite materno e outros tipos de leite.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O que se observa quanto às taxas de amamentação materna no Brasil?

A

Atualmente, tem se observado um aumento nas taxas de amamentação no Brasil, porém ainda aquém do esperado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Quais as diferenças marcantes entre o leite materno e o leite de vaca?

A

O leite materno tem composição única, adequada para os recém-nascidos e lactentes da espécie humana; as principais diferentes do leite materno para o leite de vaca baseiam-se nas concentrações de proteínas, gorduras, eletrólitos, carboidratos e ferro, além de fatores de proteção.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Quais as diferenças marcantes em termos de proteínas entre o leite materno e o leite de vaca?

A

Sendo assim, leite humano (LH) tem menor concentração proteica (cerca de 3 vezes menor), o que é adequado para o crescimento da criança e importante para que não haja sobrecarga renal, visto que as funções renais nas crianças ainda estão em processo de maturação; por causar maior sobrecarga renal, o leite de vaca leva a balanço hídrico negativo e risco de desidratação. Além disso, o LH tem menor percentual de caseína em relação às proteínas do soro, de modo que a maior proporção de proteínas do soro assegura mais fácil digestão; o leite de vaca, por sua vez, cursa com maior proporção de caseína em comparação com as proteínas do soro, levando à maior dificuldade de digestão e lentificação do esvaziamento gástrico. Ainda, no LH, a principal proteína do soro é a alfa-lactoalbumina (“proteína AA”), a qual é uma proteína muito bem tolerada por nossa espécie e pouco alergênica, enquanto, no leite de vaca, a principal proteína do soro é a beta-lactoglobulina (“serve para o bezerro”), mais alergênica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Quais as vantagens do leite humano em termos de proteína em relação ao leite de vaca?

A

Assim, em termos de proteína, o LH assegura menor sobrecarga renal (por menor concentração de proteína), melhor digestibilidade (pela menor % de caseína) e é menos alergênico (por predomínio de alfa-lactoalbumina em detrimento da beta-lactoglobulina).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Quais as diferenças marcantes em termos de eletrólitos entre o leite materno e o leite de vaca?

A

Além disso, o LH tem menos eletrólitos, sobretudo menos sódio, o que impede sobrecarga renal e reduz o risco de desidratação.
Destaca-se que o LH tem menos cálcio que o leite de vaca, porem o cálcio presente no leite humano é absorvido em maior quantidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Quais as diferenças marcantes em termos de carboidratos entre o leite materno e o leite de vaca?

A

A lactose, um dissacarídeo constituído por glicose e galactose, é o principal carboidrato do LH. Como parte da lactose não é absorvida e permanece intacta no TGI, aumentando a osmolaridade intraluminal e favorecendo a retenção de água no tubo digestivo, o LH assegura fezes mais amolecidas, o que é vantajoso visto que os lactentes não utilizam prensa abdominal para evacuar. Com o leite de vaca, por sua vez, as fezes se tornam mais endurecidas, podendo levar a constipação intestinal. Além disso, a lactose assegura proliferação da flora bacteriana intestinal, levando à redução do pH intestinal, o que favorece a absorção de cálcio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Quais as diferenças marcantes em termos de gorduras entre o leite materno e o leite de vaca?

A

O LH também tem mais gordura, porém de melhor qualidade, sendo rico em colesterol (o que reduz o risco de dislipidemia e doenças CV no futuro pela maturação de sistemas enzimáticos) e LC-PUFA (ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa, sobretudo ARA – ácido aracdônico – e DHA). Os LC-PUFA são fundamentais para a formação da retina e para o término da mielinização do SNC, assegurando melhor desenvolvimento neuropsicomotor.

17
Q

Qual a grande importância dos LC-PUFA para os lactentes e RN?

A

Os LC-PUFA são fundamentais para a formação da retina e para o término da mielinização do SNC, assegurando melhor desenvolvimento neuropsicomotor.

18
Q

Quais as diferenças marcantes em termos de ferro entre o leite materno e o leite de vaca?

A

Ainda, o leite materno e o leite de vaca apresentam uma importante semelhança: ambos possuem baixas quantidades de ferro. Todavia, a biodisponibilidade do ferro no LH é maior que no leite de vaca, ou seja, o ferro do leite materno é muito mais absorvido do que o do leite de vaca. Isso se deve às grandes concentrações de lactoferrina no LH e ao pH intestinal baixo garantido pelo LH.

19
Q

Quais os tipos de fatores de proteção do leite humano?

A

Específicos e inespecíficos.

20
Q

Quais fatores de proteção do leite materno não podem ser mimetizados?

A

Fatores específicos.

21
Q

Qual o principal fator específico do leite humano? Como é produzido e qual sua importância?

A

A presença de imunoglobulinas, sobretudo IgA secretória. Esta é altamente específica, produzida pela glândula mamária materna a partir do contato com agentes específicos do ambiente; como apresenta grande peso molecular, não é digerida ou absorvida, revestindo a mucosa intestinal e impedindo a agressão por bactérias, toxinas e antígenos estranhos do ambiente.

22
Q

Quais os fatores inespecíficos do leite humano?

A

Existem ainda outros fatores de proteção inespecíficos, como lisozima (ação bactericida e anti-inflamatória, aumentando sua concentração no leite principalmente a partir de 6 meses de lactação), lactoferrina (ação bacteriostática, por reduzir a disponibilidade de ferro para bactérias intestinais), fator bífido (uma glicoproteína que estimula o desenvolvimento da flora saprófita, inibindo a proliferação de bactérias patogênicas) e lactoperoxidase (ação bactericida).

23
Q

Quais as vantagens do leite humano para o lactente?

A

Assim, o leite materno, além de atender às demandas nutricionais e metabólicas do lactente, é excelente para os sistemas gastrointestinal e renal em maturação, reduz a mortalidade infantil, diminui a incidência e a gravidade de doenças respiratórias e diarreicas, reduz o risco de desenvolvimento de alergias e também diminui a prevalência de doenças crônicas no futuro. Ainda, o LH assegura melhor desenvolvimento cognitivo e fortalecimento do vínculo afetivo com a mãe.

24
Q

Quais as vantagens do aleitamento materno para a lactante?

A

Além disso, o aleitamento materno também traz importantes benefícios para a mãe, como prevenção de hemorragia pós-parto, remineralização óssea, redução do risco de câncer e proteção contra o DM2, além de poder ser utilizado como método contraceptivos nos primeiros 6 meses de lactação, desde que as mulheres estejam em amenorreia e com AME ou predominante.