Administração direta e indireta Flashcards

1
Q

UNIÃO ESTADO DF MUNICÍPIO

A

ADMINISTRAÇÃO DIRETA OU ENTE POLÍTICO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

AUTARQUIAS. FUNDAÇÃO PÚBLICA. SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA. EMPRESA PÚBLICA

A

ADMINISTRAÇÃO INDIRETA OU ENTE ADMINISTRATIVO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Ajuste entre entidades de direito público de natureza e de níveis diversos ou entre entidades públicas ou privadas para a realização de objetivos de interesse comum, mediante regime de mútua colaboração.

A

CONVÊNIO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Igualdade jurídica dos partícipes

Não persecução da lucratividade

Possibilidade de denúncia unilateral por qualquer dos partícipes, ajustado previamente

Diversificação da cooperação oferecida por cada participe

Responsabilidade dos partícipes limitada, EXCLUSIVAMENTE, as obrigações contraídas durante o ajuste

São características dos….

A

CONVÊNIOS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Possuem personalidade jurídica própria, são criadas por lei específica e podem ter serviços públicos de natureza social

A

ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Conjunto de órgãos que integram a união e exercem seus poderes e competências de modo centralizado.

A

ADMINISTRAÇÃO DIRETA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

ENTIDADES QUE EXERCEM atividades típicas ou exclusivas de estado e podem exercer serviços públicos de natureza social e de atividades Administrativas, EXCETO AQUELAS DE CARÁTER ECONÔMICO

A

AUTARQUIAS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

É a atuação direta pelo próprio Estado por meio de seus órgãos. Significa que as entidades políticas (União, Estados, DF e Municípios) prestam a atividade administrativa por seus próprios órgãos, ou seja, na relação entre o Poder Público e a atividade prestada não existe nenhuma pessoa.

A

ADMINISTRAÇÃO DIRETA / CENTRALIZADA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

É a atividade administrativa está sendo prestada por pessoas diversas, e não pelo próprio ente político por meio de sua Administração direta (órgãos), através da criação de novas entidades administrativas que receberão atribuições específicas por meio de lei.

A

ADMINISTRAÇÃO INDIRETA / DESCENTRALIZADA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Empresas que comercializem planos de saúde podem ser qualificadas como OSCIP

A

ERRADO, NÃO PODEM

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Controle criado a fim de evitar que a entidade descentralizada atue fora dos limites para qual foi criada.

A

CONTROLE FINALÍSTICO, pois entidades da Administração indireta ( descentralizadas )não estão subordinadas ao ente central, estão apenas vinculadas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Entidade da administração indireta com natureza jurídica de direito privado que só pode ser constituída sob a forma jurídica de sociedade anônima

A

SEM

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Quanto a classificação os órgãos cuja Existência e origem fundamentada na própria Constituição são ….

A

ÓRGÃOS INDEPENDENTES

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Órgãos os quais se Subordinam ao chefe dos órgãos independentes;

A

ÓRGÃOS AUTÔNOMOS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Órgãos que Possuem atribuições de direção, decisão e controle.

A

ÓRGÃOS SUPERIORES

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Órgão que se Subordinam hierarquicamente aos demais órgãos.

A

ÓRGÃOS SUBALTERNOS

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Entidade da administração indireta que é um serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar ATIVIDADES TÍPICAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.

A

AUTARQUIAS

18
Q

Pessoas jurídicas de direito público interno, instituídas por lei específica mediante a afetação de um acervo patrimonial do Estado a uma dada finalidade pública

A

FUNDAÇÕES PÚBLICAS

19
Q

Entidade da administração indireta que são pessoas jurídicas de direito privado, criadas por autorização legislativa, com totalidade de capital público e regime organizacional livre.

A

EP

20
Q

Entidade da administração indireta as quais são pessoas jurídicas de direito privado, criadas mediante autorização legislativa, com maioria de capital público e organizadas obrigatoriamente como sociedades anônimas.

A

SEM

21
Q

Independe de autorização legislativa, em cada caso, a criação de subsidiárias das EP E SEM, assim como a participação de qualquer delas em empresa privada”.

A

ERRADO, para criação de suas subsidiárias e a participação dessas em empresas privadas DEPENDE DE AUTORIZAÇÃO LEGISLATIVA

22
Q

Em virtude do princípio da reserva legal, a criação dos entes integrantes da administração indireta INDEPENDE de lei específica

A

ERRADO, é justamente o contrário, em virtude do princípio da reserva legal a criação de entes da administração indireta DEPENDE DE LEI ESPECÍFICA

23
Q

Instrumento que qualifica um autarquia ampliando sua autonomia, transformando-a em uma agência executiva?

A

CONTRATO DE GESTÃO

24
Q

Entidades da administração indireta, criadas por lei específica, não precisa de registro, personalidade jurídica de direito público, a fim de praticar atividades típicas de estado, regime jurídico público, responsabilidade civil objetiva e omissão subjetiva e regime pessoal único. Qual é a entidade porra?

A

AUTARQUIA CARAI

25
Q

Entidade da administração indireta que pode ter personalidade jurídica de direito público ou privado ( caso seja pública é criada por lei e se equipara a uma autarquias), sua finalidade é definida em lei complementar E NÃO PODER TER FINS LUCRATIVOS, regime jurídico híbrido, responsabilidade objetiva - em regra - e regime pessoal único. Que porra de entidade é essa?

A

É uma FUNDAÇÃO FDP

26
Q

Entidade da administração indireta que é autorizada por lei, possui personalidade jurídica de direito privado, tem por finalidade explorar atividade econômica ou prestar serviço público, regime jurídico híbrido, responsabilidade civil objetiva ( CASO PRESTADORA DE SERVIÇO PÚBLICO) - se explorar atividade econômica a responsabilidade é subjetiva-, regime pessoal CLT, constituição por qualquer forma admitida no direito, capital 100% público e a competência judicial pode ser federal ou estadual. O que é essa porra de entidade?

A

É uma EP cassete

27
Q

Entidade da administração indireta que é autorizada por lei, possui personalidade jurídica de direito privado, tem por finalidade explorar atividade econômica ou prestar serviço público, regime jurídico híbrido, responsabilidade civil objetiva ( CASO PRESTADORA DE SERVIÇO PÚBLICO) - se explorar atividade econômica a responsabilidade é subjetiva-, regime pessoal CLT, constituição obrigatoriamente uma SA, capital 50% + 1% público e a competência judicial é estadual. O que é essa porra de entidade?

A

É uma SEM infiliz

28
Q

Órgãos autônomos ou independentes não possuem personalidade jurídica e também não possuem personalidade judiciaria.

A

ERRADO, embora órgãos, em regra, não possuam personalidade jurídica há exceções, são os órgãos independentes os quais possuem PERSONALIDADE JUDICIÁRIA, ou seja, CAPACIDADE POSTULATÓRIA

29
Q

autarquias em regime especial, criadas por lei, personalidade jurídica de direito público, servidores públicos estatutários, dirigentes nomeados pelo presidente da republica para cumprirem mandato certo - portanto, não existindo exoneração de seus dirigentes -, possuem liberdade de atuação, embora sujeitas à supervisão ministerial e também possuem poder normativo que é restrito a orientações de técnica… TAL DESCRIÇÃO CONDIZ COM….

A

UMA AGÊNCIA REGULADORA

30
Q

As decisões da agências reguladoras estão sujeitas à revisão ministerial, contudo não se aplicando recurso hierárquico impróprio.

A

ERRADO, cabe a revisão ministerial ATRAVÉS DE RECURSO HIERÁRQUICO IMPRÓPRIO

31
Q

A lei que institui uma agência reguladora não poderá prever outras condições para a perda do mandato

A

ERRADO, ESTA LEI PODE, SIM, PREVER CONDIÇÕES PARA A PERDA DO MANDATO

32
Q

Fundações públicas ou privadas podem exercer atividades econômicas.

A

ERRADO, NÃO!

33
Q

Fundações públicas possuem personalidade jurídica de direito público

A

ERRADO, POSSUEM PERSONALIDADE JURÍDICA DE DIREITO PRIVADO. So serão de direito público, para a Cespe, quando vier expressamente descrito: FUNDAÇÃO PÚBLICA DE DIREITO PÚBLICO

34
Q

Tanto fundações públicas e privadas podem exercer atividades econômicas.

A

ERRADO, NÃO, A vedação é para ambas

35
Q

Autarquias em regime especial, cuja função é regulamentar, controlar e fiscalizar determinado setor econômico ou atividades que constituem objeto ou delegação de serviço público ou de concessão para exploração de bem público.

A

AGÊNCIAS REGULADORAS

36
Q

Qualificação dada à autarquia ou fundação que célebre contrato de gestão com o órgão a que se ache vinculada, para melhoria da eficiência e redução de custos. Não possuem como finalidade o exercício de controle sobre os particulares que prestam serviço público

A

AGÊNCIAS EXECUTIVAS, porém a Cespe já considerou que pode existir controle e regulamentação por parte das agências, então, analise as mais erradas, e assuma esse entendimento em último caso.

37
Q

Se tal entidade foi criada através de lei específica, então, também deverá ser extinta por lei específica. Trata-se do princípio…

A

PRINCÍPIO DO PARALELISMO DAS FORMAS / SIMETRIA

38
Q

Não é possível a aplicação o regime de precatórios para empresas públicas e sociedade de economia mista.

A

ERRADO, em regra é vedado o regime de precatórios para EP e SEM, porém caso essas PRESTEM SERVIÇOS PÚBLICO e NÃO CONCORRAM COM A INICIATIVA PRIVADA.

39
Q

A união não poderá celebrar convênios com os consórcios públicos.

A

ERRADO, PODE SIM CELEBRAR com o objetivo de viabilizar a descentralização e a prestação de políticas públicas em escalas adequadas

40
Q

O consórcio público só poderá ser constituído na forma de associação pública

A

ERRADO, pode ser ASSOCIAÇÃO PÚBLICA OU PRIVADA.

41
Q

Consórcios públicos são uma forma de associação entre entes públicos e privados.

A

ERRADO, consórcios públicos possuem personalidade jurídica e são FORMADOS POR ENTES POLÍTICOS ( FASE)