Adaptação Humana Flashcards
Será a aprendizagem humana uma capacidade adaptativa?
Poderá ser adaptiva na medida em que determinados mecanismos evoluíram, ou seja, foram selecionados para desenvolver funções importantes no organismo.
Paul Sherman e Samuel Flaxman
Para mostrar como se podem testar as hipóteses adaptativas, fizeram um estudo sobre o uso das especiarias na alimentação e efeitos dos enjoos na gravidez.
Uso de especiarias
Os alimentos mal refrigerados, preparados e higienizados podem ser muito maus para o indivíduo, porque estão cheios de micro-organismos que entram muito facilmente na corrente sanguínea, causando intoxicações alimentares. Assim, cozinhar os alimentos permite matar ou inibir os agentes patogénicos e o uso de especiarias ajuda a proteger o organismo desses mesmos agentes (Ultimate cause) e realçam o sabor do alimento (proximate cause).
Previsão 1 do efeito escudo das especiarias
Nas 30 especiarias testadas, 1 quarto das especiarias encontradas estavam mortas ou inibidas e 3 quartos dos agentes patogénicos eram inibidos ou mortos. A quantidade de especiarias usadas na nossa alimentação é suficiente para maximizar as suas funções e as especiarias mais potentes são a cebola, o alho, a noz-moscada e os orégãos.
Previsão 2 do efeito escudo das especiarias
Usam mais especiarias em regiões quentes porque em temperaturas maiores, é mais difícil de refrigerar alimentos na temperatura adequada, aumentando o número de agentes patogénicos, logo usam mais especiarias para inibir ou matar esses agentes.
Previsão 3 do efeito escudo das especiarias
Há uma relação positiva entre as especiarias usadas em cada região e a inibição das bactérias mais frequentes nessa região.
Previsão 4 do efeito escudo das especiarias
Há maior probabilidade de intoxicação alimentar em comidas com carne do que vegetais, porque os animais combatem os micro-organismos com o sistema imunitário que para de funcionar quando morrem já os vegetais têm componentes fitoquímicos inibitórios dessas bactérias e fungos mesmo depois de morrerem. As receitas de carne usam cerca de 3,9 especiarias por receita já com vegetais é 2,4.
Previsão 5 do efeito escudo das especiarias
As regiões com menor latitude, mais a sul, têm temperaturas mais elevadas, tendo uma maior variedade de micro-organismos e maior propagação, logo, usam mais especiarias. Viu-se isso nos EUA e na China.
Quais são as hipóteses alternativas das especiarias
Servem para mascarar a má qualidade da comida, funcionam como medicamentos, comida condimentada aumenta a transpiração o que arrefece o corpo e são usados porque sabem bem.
Enjoos durante a gravidez
Crianças são muito sensíveis a alimentos que tenham agentes patogénicos ou fitoquímicos, então evitam os para não prejudicar a criança. Logo, as mulheres são suscetíveis a alguns alimentos que ponham em trigo a sua saúde e a do bebé.
Ernest Hook na evolução das NVG
Diz que os NVG protegem o embrião ao expelirem e criarem aversão a alimentos potencialmente perigosos.
Margie Prophet na evolução das NVG
Diz que os NVGprotegem o embrião de substâncias fitoquímicas dos vegetais.
Paul Sherman e Hudson Reeve na evolução das NVG
Dizem que os NVG protegem o embrião das substâncias teratogénicas e a própria mãe e embrião de alimentos com micro-organismos.
Previsão 1 da evolução dos NVG
Deve ocorrer mais NVG da 5 semana até à 12 semana, pois é nessa altura que os órgãos. vitais do bebé se desenvolvem.
Previsão 2 da evolução dos NVG
As grávidas tornam-se mais averbavas a comidas com bactérias e desejam mais comidas com menos toxinas.