Abordagem histórica Flashcards

1
Q

Quem somos, de onde vimos e para onde vamos?

A

Tentamos arranjar respostas para essas perguntas desde tempos imemoriais. Mais tarde foram tentadas dar respostas pelas religiões e pela filosofia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Associacionismo

A

De John Locke, David Hume e John Stuart Mill, dizem que a mente humana à nascença é uma tábua rasa e que os comportamentos e pensamentos vão sendo moldados através das experiências mundanas, do ambiente, da cultura e da educação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A priori

A

De Immanuel Kant, diz que a mente humana à nascença já tem uma pré-disposição que contribue para a nossa concepção do mundo e para o nosso comportamento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

“A origem das espécies” e “A origem do homem”

A

Ambos são de Darwin, o primeiro define os princípios da evolução e os seus mecanismos (seleção natural) e não fala de todo da evolução do homem, porque Darwin tinha medo de publicar sobre isso porque vivia numa sociedade muito religiosa e só depois publicou o segundo onde diz o seu pensamento sobre a evolução humana.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

“A expressão das emoções nos animais e no homem”

A

Publicado em 1872 por Darwin, onde ele tenta perceber se existem expressões ou emoções iguais ou parecidas a todas as culturas e espécies animais, porque para Darwin, nenhuma função mental humana era única.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A teoria dos instintos

A

Defende que temos tendências instintivas para determinados comportamentos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Freud

A

Defende que o instinto mais forte de ser humano é o sexual (líbido) e por isso criou a teoria psicossexual que diz que existem fases de desenvolvimento do comportamento e das emoções, a fase oral, anal e a fálica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

William James

A

Defendia que havia muitos potenciais instintos e não apenas um, que levavam a diversos comportamentos e esses instintos eram espontâneos e inerentes ao ser humano. Para ele, u instinto era a faculdade de realizar uma ação sem previsão e sem aprendizagem.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Behaviorismo

A

Criado em 1930 como uma nova hipótese para o estudo do comportamento humano por John Watson onde defendia que era errado dizer o que quer que fosse sobre os estados mentais humanos e sim que deviamos supor, observando os seus comportamentos para perceber como a mente humana se estrutura. Para Watson não há a priori, um determinado comportamento era moldado tendo em conta o seu ambiente e as aprendizagens. Watson diz que um indivíduo quando sujeito a um condicionamento apropriado como uma mudança de ambiente, pode mudar completamente o seu comportamento. Defende a ideia do associacionismo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Condicionamento operante de Skinner

A

Para Skinner, todo o comportamento pode ser reduzido a um princípio básico de reforço (positivo ou negativo), ao premiar algumas formas de comportamento (reforço positivo) e outras não ele conseguia que um animal aprendesse, com maior probabilidade, um comportamento recompensado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Homeostasia no desenvolvimento

A

Capacidade dos animais para adquirir e se adaptarem aos comportamentos que mais se assemelham aos comportamentos naturais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Experiência de privação de Harlow

A

Um macaco rhesus recém-nascido foi separado da sua progenitora e posto numa jaula com 2 protótipos de imitação da mãe o A tinha feições semelhantes à mãe e corpo metálico alcatifado para imitar a pelugem e o B tinha um biberão. O macaco preferia o A e ia para o B só para comer. Esta experiência teve implicações no desenvolvimento social e psicológico do macaco, ele tinha medo de novos objetos, e não conseguia explorar o mundo com segurança. Prova que se o ambiente não tivesse implicância no desenvolvimento do comportamento e se o comportamento fosse inato, mesmo isolado, o macaco ia se desenvolver normalmente a nível físico, social e psicológico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O efeito de Garcia

A

Surgiu como contestação à teoria behaviorista, devido ao facto desta defender que a aprendizagem não tem limites. Criada por John Garcia onde ele descobriu, através da técnica de aprendizagem por aversão, que os ratos brancos podem aprender a evitar pistas sensoriais quando associadas a determinadas consequências, mas não todas. Ratos aprendem a associar clicks com choques e determinados sabores a náuseas mas não conseguem associar um som a uma náusea o que prova que nem todos os comportamentos podem ser aprendidos, provando que existe uma limitação na aprendizagem.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Herbert Spencer

A

Defensor do “Darwinismo Social”, defende a aplicação da seleção natural à sociedade, para que haja uma sociedade ideal e boa, apenas os indivíduos mais aptos deveriam sobreviver. (Hunger games)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Francis Galton

A

Baseia-se na genética humana e defende os movimentos eugénicos em prol de uma sociedade de maior qualidade, indivíduos com problemas mentais, doenças ou criminosos, eram menos aptos e levavam à destruição da sociedade e por isso defendia que para que houvesse a melhoria da espécie humana, os indivíduos superiores e mais aptos deviam ser cruzados e os menos aptos não deviam reproduzir, para acabar a linhagem deles.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Lloyd Morgan

A

Ficou conhecido pelo seu cânon “cânon de Morgan” onde defendia que não devemos procurar explicações complexas para problemas simples quando temos explicações simples pois as mais simples são, geralmente, as mais corretas. (Meio hippie, adoro).

17
Q

James Baldwin

A

Ficou conhecido pelo “Baldwin effect” onde dizia que certas adaptações aprendidas se podiam fixar no genoma e transmitidas às futuras gerações. A seleção natural atua diretamente na “pool” genética através da expressão de um determinado gene.

18
Q

Franz Boas

A

Sugiu como adversário da visão darwiniana por defender em “The mind of primitive meu” que o pensamento e a mente do homem primitivo e do homem moderno não diferem devido a espetos morfológicos e sim devido a fatores culturais, que levavam a diferentes costumes e hábitos entre os povos. A idade dele foi importante porque acaba com ideias de racismo e estabelece a importância da cultura na modulação do indivíduo.

19
Q

Margaret Mead

A

Diz que os diferentes papeis sexuais dos indivíduos não são biológicos e sim adquiridos através da interação do indivíduo com a sua cultura.

20
Q

Etnologia

A

Começa a partir da década de 30 e estuda as bases biológicas do comportamento animal. Defende que os animais já nascem com a priori, para que tenham comportamentos que não ponham em causa a sua sobrevivência e sucesso reprodutivo.

21
Q

Um exemplo de como os animais, no caso a espécie humana nasce com a prioris

A

Os bebés mostram desde cedo que preferem faces que mais se assemelham com as faces humanas e em outro exemplo, foi comprovado que os bebés mostram mais interesse por faces mais atraentes.

22
Q

Konorad Lorenz e Niko Tinbergen

A

Grandes pioneiros da etnologia que através da observação e estudo de vários comportamentos animais, concluíram que os animais tem padrões rígidos de aprendizagem, tendo preferência por estímulos desde muito novos, sendo impossível terem aprendido, sendo inatas. Defendem que a ocorrência de um estímulo podia desencadear um padrão comportamental específico que tem o nome de “padrões de ações fixos”.

23
Q

Um exemplo de um padrão de ação fixo

A

O pedido de comida das crias aos progenitores, através de bicadas. As progenitoras têm um ponto vermelho no bico (estímulo visual) que é considerado o ponto desencadeado da ação e a cria vai responder ao estímulo bicando esse ponto e a progenitora irá dar lhe o comer depois da bicada.

24
Q

A sociologia e a Ecologia Comportamental

A

Nos anos 70 tiveram o auge quando mostraram uma nova dinâmica do comportamento humano, tendo em conta a perspectiva evolutiva.

25
Q

Edward O. Wilson

A

Reforçou que determinados comportamentos humanos e alguns animais se tem vindo a desenvolver de modo a potencializar o seu fitness reprodutivo e a sobrevivência da espécie, dizendo que a biologia é fundamental para perceberemos um comportamento e a sequente evolução humana.