Ação colonizadora inglesa Flashcards
Como se deu o primeiro impulso da Inglaterra em prol da colonização do Novo Mundo?
Ocorreu em 1587, com a fundação do território da Virgínia, por Sir Walter Raleight, a partir da concessão da rainha Elizabeth I.
Segundo o historiador Leandro Karnal, esse projeto era muito semelhante ao ibérico no mesmo período, mas uma série de fatores - ataques indígenas, doença e fome, fizeram-no fracassar.
Qual a relação entre a revolução inglesa e a colonização?
Durante o século XVII, a Inglaterra passou por um processo político que resultou no estabelecimento de uma monarquia parlamentar e na ascenção política da burguesia, o que limitou os poderes da Coroa, atrasando, assim, a política expansionista e criando condições bastante específicas para a ocupação da América.
Como foi retomado o povoamento das colônias?
É retomando com a iniciativa privada de companias de colonização, cujos esforços estavam voltados para atrair a imigração de pequenos proprietários, empobrecidos na Inglaterra, que viam na emigração a possibilidade de enriquecimento e liberdade.
Qual era o objetivo da população imigrante?
Era, efetivamente, o de se estabeler nas colônias e construir uma nova sociedade.
Como era bancada a viagem já que muitos não tinham recursos financeiros?
Surgiu na colônia uma forma de servidão temporária, na qual o imigrante era obrigado a pagar pelas despesas de sua viagem na forma de trabalho.
O que era o comércio triangular?
A grande diferença entre esse sistema, e os demais procedimentos comerciais adotados no continente americano pelas metrópoles europeias foi a relativa liberdade comercial desfrutada pelos comerciantes das colônias inglesas. Apesar dos limites existentes na leis coloniais, os comerciantes “seguiam mais a lei da oferta e da procura do que as leis do Parlamento de Londres”, como salienta o historiador Leandro Karnal.
O triangulo comercial envolvia as colônias inglesas e regiões das Antilhas e da África. Entre os produtos comercializados havia pescados, madeira, cana, açucar, melado, rum tabaco, manufaturados e escravos.
Pode ser descrito, simplificadamente, como a compra de cana e melado das Antilhas, que eram transformados em rum na Nova Inglaterra. A bebida tinha fáceis mercados na África, para onde era levada por navios da Nova Inglaterra e trocada, usualmente, por escravos. Esses escravos eram levados para serem vendidos nas fazendas das Antilhas ou nas colônias do sul.
Era uma atividade altamente lucrativa, entre outros motivos, por garantir que o navio sempre estivesse carregado de produtos para vender em outro lugar.