Abortamento Flashcards
Quais são as principais causas de hemorragia durante o primeiro trimestre de gestação?
Abortamento, gestação ectópica e moléstia trofoblástica gestacional.
O que é abortamento?
Finalização da gestação antes de 20 ou 22 semanas completas (critério cronológico) ou a expulsão do produto de concepção com menos de 500 g (critério ponderal). Nesse caso, não é necessário atestado de óbito.
Como os abortamentos são classificados?
Abortamentos precoces acontecem antes de 12 semanas de gestação e abortamentos tardios acontecem entre 12 e 20 ou 22 semanas de gestação. Quanto maior o grau de comprometimento da manutenção da gestação, mais precoce é o abortamento.
Qual a etiologia do abortamento?
Cerca de 50% dos abortamentos são idiopáticos. O restante se deve a fatores genéticos (cromossomopatias), fatores ambientais (etilismo, tabagismo, exposição à radiação e substâncias tóxicas), fatores hormonais, doenças autoimunes, doenças infecciosas, traumas, trombofilias, leiomiomas (submucosos e intramurais), incompetência cervical, malformações uterinas congênitas, sinéquias uterinas (síndrome de Asherman).
O que é incompetência cervical?
Incapacidade de o colo uterino permanecer fechado devido a deficiência funcional ou estrutural e de conter o produto da concepção até o final da gestação.
Qual a complicação da incompetência cervical?
Abortamento tardio (entre 12 e 20 ou 22 semanas de gestação), com dilatação indolor do colo uterino no final do segundo trimestre e início do terceiro trimestre de gestação.
Como é feito o diagnóstico de incompetência cervical?
- Durante a gestação: Antecedentes obstétricos (abortamentos de repetição), medida longitudinal do colo uterino através de ultrassonografia.
- Fora da gestação: Vela de Hegar nº 8, histerossalpingografia ou ultrassonografia.
Qual o tratamento da incompetência cervical?
Circlagem entre 14 e 20 semanas de gestação.
O que é a síndrome de Asherman?
A síndrome de Asherman corresponde a aderências que se formam na cavidade uterina e são secundárias a partos, abortamentos, curetagem ou cirurgias prévias. Usualmente, elas prejudicam a gestação.
Quais as formas clínicas do abortamento?
Ameaça de abortamento ou abortamento evitável (sangramento uterino discreto e colo uterino impérvio) e abortamento inevitável (sangramento uterino mais expressivo, dilatação do colo uterino e dismenorreia). O sangramento uterino é um sinal de alarme característico dos abortamentos e pode ou não ser acompanhado de dismenorreia. O sangue eliminado por apresentar coloração vermelho vivo ou vermelho escura. A presença de dismenorreia indica pior prognóstico.
Quais os tipos de abortamento inevitável?
Abortamento completo ou ovular (até 8 semanas de gestação), abortamento incompleto ou embrionário e abortamento retido. Eles podem ser infectados e/ou de repetição, ou seja, quando há interrupção de 3 ou mas gestações espontaneamente e sucessivamente.
O que é abortamento completo ou ovular?
Eliminação do concepto e dos anexos embrionários.
O que é abortamento incompleto ou embrionário?
Eliminação das membranas ovulares com retenção dos anexos embrionários.
O que é abortamento retido?
Morte do concepto há mais de 3 semanas. É necessário estar atento para complicações como coagulação intravascular disseminada.
Qual a conduta se o abortamento for infectado?
Cultura e antibiograma do material expelido e tratamento imediato de infecções por Clostridium.