Abdome agudo Flashcards
Que tipos de abdome agudo pensamos diante de um paciente com quadro de dor súbita? E diante de um paciente com quadro de dor abdominal insidiosa?
Dor súbita pensamos em abdome agudoo perfurativo, hemorrágico ou vascular, já quadros mais insidiosos levam a pensar em AA inflamatório ou obstrutivo.
Paciente com quadro de dor abdominal precisamente localizada e aguda, qual estrutura provavelmente foi acometida? Qual sinal poderá ser encontrado?
Acometimento do peritôneo parietal visto que ele possui inervação simpática, logo a dor é bem localizada. Ao estímulo o paciente pode apresentar contração muscular involuntária da parede abdominal: abdome em tábua.
Paciente submetido á cirurgia torácica queixa-se de dor no ombro após o procedimento,. que sinal semiológico isso pode indicar?
Sinal de Kehr: dor devido à irritação subdiafragmática que leva à irritação do nervo frênico, que pode ser provocada por acúmulo de sangue no local, por exemplo.
Paciente com quadro de colecistite cursa com dor na região torácica, o que isso pode indicar?
Pode ser o sinal de Laffan que é a dor na região subescapular direita, sendo uma dor referida da dor cística.
O que é o sinal de Cullen e o que ele indica?
Equimose periumbilical provocada por hemorragia retroperitoneal, pode estar presente na gravidez ectópica rota.
Diante de uma paciente do sexo feminino, 28 anos, com quadro de dor abdominal intensa há 2 dias. Com defesa abdominal e sinal de blumberg positivo, quais as principais suspeitas diagnósticas possíveis:
Aparelho digestivo:
Mais comum- apendicite, além disso, GECA, divertículite (mais comum do lado E e em idosos), apedangite, doença inflamatória intestinal, pancreatite
A urinário: urolitíase, cistite
A. genital: DIP, gravidez ectópica rota, cisto ovariano, endometriose
Diante de uma paciente do sexo feminino, 28 anos, com quadro de dor abdominal intensa há 2 dias. Com defesa abdominal e sinal de blumberg positivo, quais exames podem auxiliar o diagnóstico:
B-HCG, hemograma (pode apontar para sinais de hemorragia e leucocitose pode indicar infecção), PCR, função renal (UR e Cr), amilase e lipase (avaliar pancreatite), Na, K, coagulograma e sumário de urina. Imagem TC e USG
Paciente com TC evidenciando quadro de apendicite, faça a prescrição para internamento:
1- Repouso relativo
2> Dieta zero (se for operar no mesmo dia)
Hidratação se jejum prolongado.
Soro glicosado5%+ eletrólitos
Analgesia (seguir a escada da dor da OMS)
ATB: metronidazol+ ceftriaxone
Foi evidenciado na TC de paciente com quadro típico de apendicite um grande abcesso abdominal, qual conduta definitiva nesse caso?
A conduta definitiva ainda é a VLP, mas nesse caso poderíamos tentar o tratamento de apendicite de intervalo, que consiste na drenagem e ATB previamente à apendicectomia