A pauta Flashcards
A pauta tem na televisão uma importância maior que em outros veículos por suas peculiaridades. A atenção exigida aos detalhes necessários para a elaboração de uma reportagem na TV aumenta a importância do planejamento.
O pauteiro é aquele que na imensidão dos acontecimentos na sociedade capta o que pode ser transformado em reportagem. Esse trabalho vai além da seleção dos assuntos do dia. O pauteiro deve planejar reportagens exclusivas, fugir do conceito enraizado ao longo do tempo de que o veículo eletrônico quando não está cobrindo o factual se limita a repercutir os jornais. É preciso criar.
- Tudo o que for relevante para a sociedade é objeto de interesse jornalístico e de pautas: política, economia, cultura, ciência, religião, comportamento, meio ambiente, esporte, os problemas da cidade etc, O que deve ser avaliado é a importância do assunto.
. O pauteiro busca sugestões para o desenvolvimento de reportagens em fontes como agências de notícias, Internet, jornais, fax, reclamações de telespectadores, relatórios de repórteres e radioescutas, revistas, acompanhando o noticiário de outros veículos, presenciando um fato na rua, etc. Obviamente que nem mesmo um competente grupo de pauteiros pode apontar tudo o que está acontecendo. Por isso, sugerir pautas deve ser uma iniciativa de todo jornalista
O pauteiro, como os demais jornalistas, deve ter boa cultura geral, o que o habilita a desenvolver vários assuntos. Mas o ideal é que se especialize em determinada área.
6. Os assuntos que vão ser enfocados na programação do dia, o planejamento de reportagens para o dia seguinte e a necessidade de se continuar com determinados assuntos são definidos nas reuniões de pauta.
O pauteiro deve fazer a proposta de encaminhamento da matéria com informações complementares como, por exemplo, o tipo de imagem que o cinegrafista deve fazer e especificar o tipo de equipamento que a equipe de reportagem deve levar.
O texto da pauta tem que ser informativo, sucinto, com lead e sublead, uma vez que serve de roteiro para o repórter. O pauteiro também deve sugerir perguntas, mas sem cair no óbvio. O material de apoio deve sempre estar anexado à pauta.
Fatos sociais são dinâmicos, por isso é preciso atenção para que, durante o período de elaboração de uma reportagem, novos acontecimentos determinem a mudança do enfoque ou mesmo a queda da pauta.
Ganhar tempo é importante. Cabe ao pauteiro incluir na pauta dados sobre os entrevistados, telefones e endereços onde podem ser encontrados e evitar, se possível, marcações muito distantes umas das outras para o mesmo repórter
. O pauteiro deve conseguir autorizações para que o repórter possa entrar no interior de locais públicos e privados com antecedência, sob o risco de o repórter não conseguir desenvolver sua reportagem.
Um grande assunto pode valer uma pauta temática. Durante alguns dias os principais programas desenvolvem determinado tema e procuram explorar todos os ângulos possíveis do assunto com entrevistas, reportagens, participação de correspondentes de vários locais do Brasil e do exterior, edições, notas, comentários etc. A pauta temática pode ser encerrada com um debate no estúdio entre especialistas de opiniões divergentes.
- Há entrevistados que sempre são notícia e não precisam de pautas para participar da programação. O presidente da República, o governador, o prefeito, personalidades de renome internacional etc.