A CULTURA É DE TODOS - AULA 2 Flashcards
O que estuda Raymond Williams em “A cultura é de todos?”
Cultura - parte do cotidiano de todos.
Raymond Williams diz que a cultura faz parte do cotidiano de todos - rompendo com o pensamento comum que cultura é “erudito” e “pouco acessível”. Usava o termo “alta cultura” para diferenciar dos outros tipos de culturas analisados. Hábitos são culturas, e todos temos hábitos, diferenciando-se de grupo social para grupo social.
Qual a opinião de Raymond sobre a cultura popular e de elite?
Ele se opõe à distinção rígida entre cultura popular e a cultura de elite, alegando que todos participam da criação e transformação cultural. As práticas culturais cotidianas das classes trabalhadoras, por exemplo, são tão legítimas quanto a produção cultural das elites.
Ex.: Ir ao bar após expediente - classe trabalhadora
Ex.: Ir a uma exposição artística contemporânea em um dia de semana
O que é cultura para Raymond?
A cultura é composta por duas partes essenciais: a primeira envolve os significados e valores compartilhados por um grupo de pessoas; a segunda é o processo criativo que gera essas ideias e tradições.
Qual a perspectiva de Raymond sobre democracia cultural?
Democracia Cultural: Um ponto central é que a cultura deve ser democratizada, ou seja, o acesso e a participação devem ser universais, sem barreiras de classe, educação ou status. A cultura, para ele, é formada pelas contribuições de todas as camadas sociais.