6 Bem-estar social Flashcards

1
Q

Do bem-estar social

É chamado de Estado de bem-estar social um modelo de organização político segundo o qual o _____. Originado no século 19, se transformou no maior ______.
Baseado na ideia de ________.

  • isso inclui a ______.
  • os indivíduos que se mostrarem incapazes de custear uma vida digna _______. Entre eles estão: _______.
  • o Estado de bem-estar social foi utilizado para amparar políticas em países de todo o mundo. O seu fortalecimento _______, em especial aquelas atribuídas ao liberalismo econômico e aos regimes totalitários do século 20.
A

Do bem-estar social

É chamado de Estado de bem-estar social um modelo de organização político segundo o qual o Estado se coloca como o principal responsável pela promoção social e econômica. Originado no século 19, se transformou no maior opositor do modelo estabelecido pelo liberalismo.
Baseado na ideia de cidadania e de que todos os seres humanos nascem com certos direitos sociais intrínsecos, reconhece que é dever do Estado promovê-las.

  • isso inclui a educação em nível básico e superior, as redes de saúde, o saneamento básico e a segurança dos cidadãos, entre outros serviços que devem ser fornecidos com qualidade e de forma gratuita do nascimento até a morte dos mesmos.
  • os indivíduos que se mostrarem incapazes de custear uma vida digna devem ser amparados através de subsídios que incentivem o seu enriquecimento. Entre eles estão: o seguro-desemprego, a licença-maternidade e a própria aposentadoria.
  • o Estado de bem-estar social foi utilizado para amparar políticas em países de todo o mundo. O seu fortalecimento costuma suceder grandes crises político-econômicas, em especial aquelas atribuídas ao liberalismo econômico e aos regimes totalitários do século 20.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Do bem-estar social

  • o surgimento do Estado de Bem-estar Social é frequentemente atribuído a uma _____ a partir do século 19.
  • da luta de classes que culminou em _____.
  • revoluções socialistas despertaram esse interesse não somente em seus países, mas também naqueles que seguiam o modelo capitalista. Para estes, a ideia era que, ______.
  • seguindo o período, da Grande Depressão de 1929 frequentemente colocada como resultado das políticas econômicas liberais adotadas até então, serviu como “cereja do bolo” para a adoção do Estado de bem-estar social em países de maior expressão. Prova disso é o ______.
  • o que os defensores desse modelo de Estado fizeram foi ______. A ideia é criar uma rede de desenvolvimento social sobre a qual o próprio indivíduo pudesse se desenvolver.
  • entre essas áreas estão:
    ______.
  • o Estado deveria se unir aos sindicatos e às empresas privadas, de modo a criar uma relação capaz de _______.
  • é muito comum a ________. A justificativa é de que, em posse desse tipo de organização, o governo teria maiores ferramentas para a promoção dos serviços essenciais.
  • é comum que os países que adotem essa postura _______. Dá-se, então, a abertura necessária para uma recondução ao modelo liberal ou neoliberal.
A

Do bem-estar social

  • o surgimento do Estado de Bem-estar Social é frequentemente atribuído a uma série de transformações ocorridas nas sociedades a partir do século 19.
  • da luta de classes que culminou em novos direitos aos trabalhadores à socialização da política, a responsabilização do Estado pela qualidade de vida dos cidadãos chegou ao ápice no século 20.
  • revoluções socialistas despertaram esse interesse não somente em seus países, mas também naqueles que seguiam o modelo capitalista. Para estes, a ideia era que, com a classe operária satisfeita, o risco de que a mesma se organizasse em torno do socialismo se tornaria menor.
  • seguindo o período, da Grande Depressão de 1929 frequentemente colocada como resultado das políticas econômicas liberais adotadas até então, serviu como “cereja do bolo” para a adoção do Estado de bem-estar social em países de maior expressão. Prova disso é o New Deal, conjunto de medidas sócio-econômicas implementadas nos Estados Unidos ainda na década de 1930.
  • o que os defensores desse modelo de Estado fizeram foi listar o máximo de áreas possíveis sobre as quais o Estado poderia interferir, sem romper com os ideias democráticos. A ideia é criar uma rede de desenvolvimento social sobre a qual o próprio indivíduo pudesse se desenvolver.
  • entre essas áreas estão:
    a educação, saúde, o lazer, a segurança, o transporte, o saneamento básico, a seguridade social, a distribuição de renda, o trabalho, a infraestrutura.
  • o Estado deveria se unir aos sindicatos e às empresas privadas, de modo a criar uma relação capaz de promover o progresso dos cidadãos e das companhias.
  • é muito comum a estatização de companhias em áreas estratégicas dessa “cadeia de suprimentos sociais”. A justificativa é de que, em posse desse tipo de organização, o governo teria maiores ferramentas para a promoção dos serviços essenciais.
  • é comum que os países que adotem essa postura acabem por sucumbir às chamadas crises fiscais. Com tantos gastos e uma receita pública incapaz de supri-los, o Estado se torna incapaz de financiar a rede de benefícios que ele próprio criou. Dá-se, então, a abertura necessária para uma recondução ao modelo liberal ou neoliberal.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Do bem-estar social brasileiro

Welfare state, ou Estado do bem-estar social em português, diz respeito aos ______.
Como premissa, os _______.
A partir de então, foram criados os programas de educação, saúde, moradia, entre outros, representados pelos 3 modelos mais comuns:
- social-democrata: é mais completo, exigindo uma _____.
- cristão-democrata: garante um _______.
- liberal: visa apenas _______, além de outros países.

No caso do Brasil, o welfare state _______.
- apesar de gastar o equivalente a muitos países desenvolvidos, o ________, conforme mostram os números em percentual do PIB): previdência 13%, educação: 6%, saúde 4,5%.
- percebe-se que, conforme a população envelhece, _______, o que traz uma piora na qualidade desses serviços públicos.

A

Do bem-estar social brasileiro

Welfare state, ou Estado do bem-estar social em português, diz respeito aos sistemas de proteção social que surgiram em vários países depois da Segunda Guerra Mundial.
Como premissa, os governos se tornaram os principais responsáveis por promover a igualdade de condições e amparar os menos favorecidos, garantindo uma série de direitos básicos à população e aumentando a sua participação na economia.
A partir de então, foram criados os programas de educação, saúde, moradia, entre outros, representados pelos 3 modelos mais comuns:
- social-democrata: é mais completo, exigindo uma carga tributária maior, a exemplo dos países nórdicos.
- cristão-democrata: garante um mínimo de direitos, como na Europa.
- liberal: visa apenas aliviar a pobreza, adotado por EUA e Canadá, além de outros países.

No caso do Brasil, o welfare state passou a existir com a Constituição de 1988.
- apesar de gastar o equivalente a muitos países desenvolvidos, o Brasil não tem um programa sustentável quando considerado o perfil demográfico do país, conforme mostram os números em percentual do PIB): previdência 13%, educação: 6%, saúde 4,5%.
- percebe-se que, conforme a população envelhece, mais recursos são retirados da educação e da saúde para pagar as aposentadorias, o que traz uma piora na qualidade desses serviços públicos.

o princípio de Pigou-Dalton é um princípio econômico que diz que uma transferência de renda de um indivíduo mais rico para um indivíduo mais pobre resulta em uma maior igualdade social desde que ela não inverta a posição social entre os dois.
uma transferência de alguma variável definida como renda ou utilidade, por exemplo dos ricos para os pobres é desejável, mas somente se não levar os ricos a uma situação de mais pobreza do que os pobres.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly