5. Descreva as características anatômicas da faringe. Flashcards
O que é a faringe e sua localização
A faringe é uma passagem em forma de funil que une as cavidades nasal com a laringe e a oral o esôfago, inferiormente.
Começa nos cóanos e se estende até o nível da
cartilagem cricóidea
Revestimento
Consiste em músculo esquelético em toda a sua extensão, mas a natureza do revestimento mucoso varia entre as suas três partes.
Funções
- Ela funciona como via de passagem para o ar e o alimento
- Fornece uma câmara de ressonância para os sons da fala e aloja as tonsilas, que participam nas reações imunológicascontra corpos estranhos.
Subdividida em três partes:
Parte nasal: é diretamente posterior à cavidade nasal, inferior ao osso esfenoide e superior ao PALATO mole. Durante a deglutição, o palato mole e sua úvula se refletem superiormente, uma ação que fecha a faringe e impede a entrada de alimento na cavidade nasal. Na linha média da sua parte mais superior e posterior encontra- se a tonsila faríngea, um órgão linfático que destrói os patógenos que entram com o ar na nasofaringe. a. É revestida com epitélio pseudoestratificado colunar ciliado e os cílios movimentam o muco para baixo.
Parte oral: situa -se posteriormente à cavidade oral; sua entrada arqueada, diretamente atrás da boca, são as fauces (garganta). Estende -se inferiormente a partir do nível do palato mole até o nível da epiglote (passa ar e alimento). À medida que a parte nasal se continua com a parte oral da faringe, o epitélio que a reveste muda para estratificado pavimentoso (não queratinizado) protetor espesso. Dois tipos de tonsilas estão relacionados com a sua mucosa: o par de tonsilas palatinas (amígdalas) situado nas paredes laterais das fauces, e a tonsila lingual ímpar, que cobre a superfície posterior da língua.
Parte laríngea da faringe: Localizada posteriormente à laringe, que leva o ar para o trato respiratório, e contínua ao esôfago, que conduz o alimento e os líquidos para o estômago, a parte laríngea da faringe estende -se até a margem inferior da cartilagem cricóidea. Também serve para a passagem de ar e de comida sendo revestida por um epitélio estratificado pavimentoso.
Irrigação
Artéria faríngea ascendente, artéria palatina ascendente, ramo da artéria facial,
artérias palatina descendente e ramos faríngeos da artéria maxilar e ramos musculares da
artéria tireóidea superior.
Drenagem
Drenagem: veias faríngeas para o plexo pterigóideo e veias jugulares internas.
Inervação
Ramos provenientes do plexo faríngeo suprido pelos nervos glossofaríngeo (IX) e
vago (X).
Inervação
Ramos provenientes do plexo faríngeo suprido pelos nervos glossofaríngeo (IX) e
vago (X).