15. Explique a mecânica respiratória, levando em consideração os músculos envolvidos. Flashcards
O que é respiração?
A respiração é a troca de gases entre a atmosfera, o sangue e as células do corpo e ocorre em
três estágios básicos:
- Ventilação pulmonar: inspiração e expiração/troca de ar entre a atmosfera e os espaçosa éreos do pulmão.
- Respiração pulmonar externa: troca gasosas entre os pulmões e o sangue.
- Respiração tecidual interna: troca gasosa entre o sangue e as células teciduais.
O fluxo de ar entre a atmosfera e os pulmões ocorre pela diferença de pressão existente.
Quando a pressão do ar no pulmão é menor que na atmosfera, ele entra e vice-versa.
Inspiração
◾Quando há uma expansão existe uma diminuição da pressão interna que possibilita a entrada de ar. (Volume inversamente proporcional a pressão e o ar caminha de maior pressão para menor pressão)
◾Ação do DIAFRAGMA. Quando o diafragma em forma de cúpula contrai, ele se move inferiormente e achata. Consequentemente, a dimensão superoinferior da cavidade torácica aumenta. A contração do diafragma é estimulada pelo nervo frênico.
◾Ação dos MÚSCULOS INTERCOSTAIS. Os músculos intercostais externos contraem para elevar as costelas, o que aumenta as dimensões laterais da cavidade torácica e as dimensões anteroposteriores. Os músculos intercostais são inervados pelos nervos intercostais. Os músculos intercostais externos e internos agem juntos durante a inspiração tranquila para enrijecer a parede torácica. Sem isso, a contração do diafragma resultaria em uma mudança na forma do tórax, mas não no volume. Pense no que aconteceria se o recipiente expansível descrito acima tivesse as laterais de borracha. À medida que o recipiente dilata com o movimento de sua superfície inferior, os lados flexíveis colapsaram na direção do centro. O resultado seria uma mudança na forma, mas não no volume.
◾Durante a inspiração profunda ou forçada, outros músculos contraem e aumentam ainda mais o volume torácico. A caixa torácica é elevada pelo músculo ESTERNOCLEIDOMASTOIDEO e pelos ESCALENOS e PEITORAL MENOR. Além disso, o quadrado do lombo prende a 12ª costela, resultando em uma tração descendente do diafragma mais poderosa, e o dorso se estende à medida que a curvatura torácica é retificada pelos músculos eretores da espinha
Expiração
◾ Na expiração tranquila os volumes do tórax e do pulmão diminuem simultaneamente, aumentando a pressão dentro dos pulmões e empurrando o ar para fora. À medida que os músculos inspiratórios relaxam, a caixa torácica desce sob a força da gravidade e o diafragma relaxado sobe. Ao mesmo tempo, as muitas fibras elásticas dentro do pulmão retraem. À medida que os músculos inspiratórios relaxam, a caixa torácica desce sob a força da gravidade e o diafragma relaxado sobe.
◾ Por outro lado, a expiração forçada é um processo ativo produzido pela contração dos músculos na parede do abdome, principalmente os oblíquos interno e externo e o transvero do abdome. Essas contrações (1) aumentam a pressão intra -abdominal, forçando o diafragma para cima, e (2) comprimem acentuadamente a caixa torácica, diminuindo o volume torácico. Os músculos intercostais internos e o latíssimo do dorso também ajudam a comprimir a caixa torácica. Em um pulmão saudável, os alvéolos permanecem abertos o tempo inteiro e não colapsam durante a expiração. À primeira vista, isso parece contradizer as leis da física, pois uma película aquosa cobre as superfícies internas dos alvéolos e as moléculas de água têm alta atração entre si (chamada tensão de superfície), o que deveria provocar o colapso dos alvéolos a cada respiração. Isso não ocorre porque a película alveolar também contém surfactante secretado pelos pneumócitos tipo II, que interfere na atração entre as moléculas de água, reduzindo a tensão de superfície e permitindo que os alvéolos permaneçam abertos