10. Descreva os aspectos anatômicos dos pulmões. Flashcards
Localização
◾Ocupa toda a cavidade torácica lateral ao mediastino ;
◾O pulmão é aproximadamente cônico.
◾Suas faces anterior, lateral e posterior entram em contato com as costelas e formam uma face costal continuamente curva;
◾Na face diafragmática é a parte inferior deles e encontra-se repousado no diafragma;
◾Na face mediastinal (medial) de cada pulmão há uma depressão, o hilo, através da qual vasos sanguíneos, brônquios, vasos linfáticos e nervos entram e saem do pulmão.
◾O ápice: encontra-se logo abaixo da clavícula;
Composição
Os pulmões consistem amplamente em tubos de ar e espaços. O equilíbrio do tecido pulmonar, seu estroma, é uma estrutura de tecido conjuntivo esponjoso com muitas fibras elásticas.
Divisões
◾Pulmão esquerdo é dividido em lobo superior e lobo inferior, pela fissura oblíqua;
◾Pulmão direito possui três lobos — superior, médio e inferior — separados pelas fissuras oblíqua e horizontal.
*Cada lobo pulmonar é atendido por um brônquio lombar (secundário) e seus ramos. Assim, o brônquio principal direito dá origem a três brônquios lombares: superior, médio e inferior.
O brônquio principal esquerdo dá origem a dois: superior e inferior.
Os brônquios lobares dão origem aos brônquios segmentares, que são constantes tanto em origem quanto em distribuição.
Cada um dos lobos contém uma série de SEGMENTOS BRONCOPULMONARES separados uns dos outros por partições finas de tecido conjuntivo denso.
Irrigação
◾As artérias pulmonares levam sangue desoxigenado para os pulmões visando a sua oxigenação. No pulmão, essas artérias se ramificam junto com a árvore bronquial, situando -se em geral posteriormente aos brônquios correspondentes. As menores artérias alimentam as redes capilares pulmonares em torno dos alvéolos.
◾O sangue oxigenado é levado dos alvéolos pulmonares para o coração pelas veias pulmonares, cujos tributários são geralmente anteriores aos brônquios correspondentes dentro dos pulmões.
◾Além disso, alguns tributários venosos passam pelas partições de tecido conjuntivo entre os lóbulos pulmonares e entre os segmentos broncopulmonares.
Inervação
Os pulmões são inervados por fibras simpáticas, parassimpáticas e por fibras sensitivas viscerais que entram em cada pulmão através do plexo pulmonar na raiz do pulmão A partir desse ponto, essas fibras nervosas se situam ao longo dos brônquios e dos vasos sanguíneos dentro dos pulmões. As fibras parassimpáticas constringem os brônquios, ao passo que as fibras simpáticas os dilatam.