4.Projeto de Processos Flashcards
Tipos De Processos
Processos de jobbing (Nigel 97)Nigel, SLACK,, BRANDON-JONES, Alistair, JOHNSTON, Robert. Administração da Produção, 4ª edição. Atlas, 10/2015. VitalBook file.
Os processos de jobbing também lidam com alta variedade e baixos volumes. Entretanto, enquanto em processos de projeto cada produto tem recursos dedicados mais ou menos exclusivamente a ele, em processos de jobbing cada produto deve compartilhar os recursos de operação com muitos outros. Os recursos processarão uma série de itens, mas, embora cada item exija atenção similar, podem diferir em suas necessidades específicas. Provavelmente, muitos jobs nunca serão repetidos. Novamente, os processos de jobbing podem ser relativamente complexos; entretanto, geralmente, produzem produtos fisicamente menores, embora, às vezes, requerendo habilidade considerável, como os processos que frequentemente envolvem circunstâncias menos imprevisíveis. Exemplos de processos de jobbing incluem alfaiates que trabalham com roupas sob medida, muitos engenheiros de precisão, como ferramenteiros especializados, restauradores de móveis e o gráfico que imprime ingressos para um evento social local.
(Nigel 97-98)Nigel, SLACK,, BRANDON-JONES, Alistair, JOHNSTON, Robert. Administração da Produção, 4ª edição. Atlas, 10/2015. VitalBook file.
Tipos De Processos
Processos de produção em massa (Nigel 98)Nigel, SLACK,, BRANDON-JONES, Alistair, JOHNSTON, Robert. Administração da Produção, 4ª edição. Atlas, 10/2015. VitalBook file.
Os processos de produção em massa são os que produzem bens em alto volume e em variedade relativamente estreita, isto é, em termos de seus aspectos fundamentais – um processo de linha de montagem de automóveis pode produzir milhares de variedades de carros, embora essas variedades não afetem o processo de produção básico). Geralmente, as atividades dos processos de produção em massa são repetitivas e largamente previsíveis. Exemplos desses processos incluem a produção de alimentos congelados, as linhas de embalamento automáticas, as montadoras de automóveis, as fábricas de televisão e a produção de DVD. (Nigel 98)Nigel, SLACK,, BRANDON-JONES, Alistair, JOHNSTON, Robert. Administração da Produção, 4ª edição. Atlas, 10/2015. VitalBook file.
Tipos De Processos
Processos contínuos (Nigel 98)Nigel, SLACK,, BRANDON-JONES, Alistair, JOHNSTON, Robert. Administração da Produção, 4ª edição. Atlas, 10/2015. VitalBook file.
Os processos contínuos têm volumes maiores e, geralmente, menor variedade do que os processos de produção em massa. Geralmente, operam por períodos de tempo mais longos. Às vezes, são literalmente contínuos, uma vez que seus produtos são inseparáveis e produzidos em fluxo contínuo. Frequentemente, têm tecnologias intensivas de capital inflexíveis, com fluxo altamente previsível e, embora os produtos possam ser estocados durante o processo, sua característica predominante é de fluxo contínuo de uma parte do processo a outra. Exemplos de processos contínuos incluem centrais de tratamento de água, refinarias petroquímicas, usinas de eletricidade, siderúrgicas e algum tipo de fábrica de papel. (Nigel 98-99)Nigel, SLACK,, BRANDON-JONES, Alistair, JOHNSTON, Robert. Administração da Produção, 4ª edição. Atlas, 10/2015. VitalBook file.
Tipos De Processos
Serviços profissionais (Nigel 99)Nigel, SLACK,, BRANDON-JONES, Alistair, JOHNSTON, Robert. Administração da Produção, 4ª edição. Atlas, 10/2015. VitalBook file.
Os serviços profissionais são processos de alto contato, em que os clientes despendem tempo considerável no processo do serviço. Esses serviços proporcionam altos níveis de customização (o processo é altamente adaptável para atender às necessidades individuais dos clientes). Os serviços profissionais tendem a ser baseados em pessoas, em vez de em equipamentos, e, geralmente, os funcionários são prudentes, criteriosos ao servir aos clientes. Compreendem consultores de administração, advogados, arquitetos, cirurgiões, auditores, inspetores de saúde e segurança e algumas operações de serviço na área de computação (Nigel 99)Nigel, SLACK,, BRANDON-JONES, Alistair, JOHNSTON, Robert. Administração da Produção, 4ª edição. Atlas, 10/2015. VitalBook file.
Tipos De Processos
Lojas de serviços (Nigel 99)Nigel, SLACK,, BRANDON-JONES, Alistair, JOHNSTON, Robert. Administração da Produção, 4ª edição. Atlas, 10/2015. VitalBook file.
As lojas de serviços têm níveis de volume e variedade (e contato com o cliente, customização e discrição dos funcionários) entre os extremos de serviços profissionais e de serviços em massa (veja o parágrafo seguinte). O serviço é fornecido via compostos de atividades de linha de frente e de retaguarda. As lojas de serviço incluem bancos, lojas em ruas de comércio, operadoras de turismo, locadoras de veículos, escolas, a maioria dos restaurantes, hotéis e agências de viagem. (Nigel 99)Nigel, SLACK,, BRANDON-JONES, Alistair, JOHNSTON, Robert. Administração da Produção, 4ª edição. Atlas, 10/2015. VitalBook file.
Tipos De Processos
Serviços em massa (Nigel 99)Nigel, SLACK,, BRANDON-JONES, Alistair, JOHNSTON, Robert. Administração da Produção, 4ª edição. Atlas, 10/2015. VitalBook file.
Os serviços em massa compreendem muitas transações com clientes, envolvendo tempo de contato limitado e pouca customização. Provavelmente, o pessoal tem uma divisão de trabalho relativamente definida e segue procedimentos estabelecidos. Serviços de massa incluem supermercados, redes nacionais de estradas de ferro, aeroportos, serviços de telecomunicações, bibliotecas, emissoras de televisão, serviço de polícia e balcão de informações em uma empresa de utilidade pública. Por exemplo, um dos tipos mais comuns de serviços em massa são os call centers, adotados por quase todas as empresas que lidam diretamente com clientes. Atender a um volume elevado de questionamentos demanda certa estruturação do processo de comunicação com os clientes, o que, em geral, é atendido por meio de um processo de investigação cuidadosamente planejado (às vezes, conhecido como script). (Nigel 99)Nigel, SLACK,, BRANDON-JONES, Alistair, JOHNSTON, Robert. Administração da Produção, 4ª edição. Atlas, 10/2015. VitalBook file.