4.3. ANÁLISE DE VÍNCULO Flashcards
O QUE É ANAVIN?
- ANAVIN = Análise de Vínculos
- É uma técnica especializada de importação, depuração, organização, interpretação e diagramação de dados colhidos, que permite ao analista detectar padrões e relacionamentos existentes, normalmente não perceptíveis, quando da análise isolada desses dados.
EMPREGO DE UMA ANAVIN
Está relacionado à existência de uma rede ou de um conjunto de redes de dados entre os quais, eventualmente, são detectados conexões ou vínculos.
QUALIDADE DO CONHECIMENTO RESULTANTE DE UMA ANAVIN
Está intimamente ligada a sistematização e organização dos dados colhidos durante a atividade de ISP.
INTELIGÊNCIA VISUAL
• Faculdade cognitiva de perceber padrões e vínculos por intermédio de grafismos, permitindo ao analista a compreensão simultânea do todo e suas partes em contextos informacionais de grande complexidade.
DEFINIÇÃO DE ANAVIN
DISPERJ 2015
14. TECNICA ACESSÓRIAS […]
14.2. Análise de Vínculos
Consiste na técnica de examinar os contatos e as ligações entre pessoas, objetos, locais, instalações, organizações, etc., a fim de detectar padrões e relacionamentos existentes entre os elementos constitutivos do universo da análise.
INVESTIGAÇÃO x INTELIGÊNCIA
INVESTIGAÇÃO:
inVestigação ➜ proVas
Produção de Provas
INTELIGÊNCIA:
Produção de Conhecimento
INTELIGÊNCIA POLICIAL OU CRIMINAL - Desenvolvimento
Teve seu desenvolvimento relacionada ao crime organizado transnacional e da percepção da atividade para Segurança Pública.
INTELIGÊNCIA POLICIAL OU CRIMINAL - Escopo
Tem como escopo questões táticas de repressão e investigação de ilícitos e grupos infratores. No combate ao crime organizado é muito mais com atividades de inteligência do que com grandes operações ostensivas que se consegue identificar esquemas ilícitos e desbaratar quadrilhas.
TEORIA DOS GRAFOS - Conceito
A teoria dos grafos, que utiliza elementos matemáticos, passou a ser utilizada então como notação formal da representação das redes sociais, base que beneficiou a ANAVIN.
TEORIA DOS GRAFOS - Como surgiu?
O matemático EULER impulsionou a evolução da teoria dos grafos ao propor uma solução ao problema das pontes Konigsberg, tratando as regiões e as conexões entre elas como uma sequencia de letras.
Na nomenclatura moderna da teoria dos grafos, Euler utilizou vértices e arestas para representar simplificadamente o mapa de Konigsberg.
ENTIDADES - Conceito
- Representam os objetos do mundo real como pessoas, locais e contas bancárias, ou representam eventos, como reuniões.
- Cada entidade possui uma representação para determinar como ela é exibida na superfície do diagrama e um tipo para categorizá-la.
- Uma entidade contém propriedades que armazenam informações sobre o objeto ou o evento. Por exemplo, uma pessoa pode ter um nome, data de nascimento e a cor dos olhos, e uma reunião pode ter data, hora e duração (Atributos).
- Cada entidade possui um tipo para categorizá-la, por exemplo, Pessoa, Conta Bancária, Reunião ou Veículo.
VÍNCULOS - Conceito
• Representa um relacionamento entre duas entidades. Ex.: propriedade de um veículo por uma pessoa ou uma transação entre duas contas bancárias.
• Ele é representado na superfície do diagrama por uma linha entre as duas entidades.
VÍNCULOS - Representação
Os vínculos:
* podem ter uma seta para a direção para indicar um fluxo de mercadorias ou de transação, ou
* podem não ter nenhuma direção, representando alguma associação geral.
i2 Analyst’s Notebook (Anb)
- É uma poderosa ferramenta de análise visual que ajuda a transformar dados brutos em conhecimento.
- A solução oferece recursos inovadores como visualizações de redes conectadas, análise de rede social e visualizações geoespaciais ou temporais para ajudar a revelar conexões e padrões ocultos nos dados.
i2 Analyst’s Notebook (Anb) - Uso
Esses insights podem ajudar a identificar e interromper ameaças criminosas, cibernéticas e fraudulentas de uma maneira mais rápida e muito eficaz.