3.6 Programa Nacional de Imunização (PNI). Flashcards

1
Q

Quando foi criado o Programa Nacional de Imunização (PNI) e com qual propósito?

A

O Programa Nacional de Imunização (PNI) foi criado em 1973 com o objetivo de padronizar a imunização em nível nacional, contribuindo assim, com a prevenção e o controle de doenças infectocontagiosas e imunopreviníveis.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Cada esfera do governo tem suas próprias responsabilidades dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI). Quais são as responsabilidades da esfera Federal?

A
  • A Coordenação do PNI (incluindo a definição das vacinas nos calendários e das campanhas nacionais de vacinação), as estratégias e as normatizações técnicas sobre sua utilização;
  • O Provimento dos imunobiológicos definidos pelo PNI, considerados insumos estratégicos;
  • A Gestão do sistema de informação do PNI, incluindo a consolidação e a análise dos dados nacionais e a retroalimentação das informações da esfera estadual.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Cada esfera do governo tem suas próprias responsabilidades dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI). Quais são as responsabilidades da esfera Estadual?

A
  • A Coordenação do componente estadual do PNI;
  • O Provimento de seringas e agulhas, itens que também são considerados insumos estratégicos;
  • A Gestão do sistema de informação do PNI, incluindo a consolidação e a análise dos dados municipais, o envio dos dados ao nível federal dentro dos prazos estabelecidos e a retroalimentação das informações da esfera municipal.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Cada esfera do governo tem suas próprias responsabilidades dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI). Quais são as responsabilidades da esfera Municipal?

A

A coordenação e a execução das ações de vacinação integrantes do PNI, incluindo a
vacinação de rotina, as estratégias especiais (como campanhas e vacinações de bloqueio) e a notificação e investigação de eventos adversos e óbitos temporalmente associados vacinação;

  • A gerência do estoque municipal de vacinas e outros insumos, incluindo o armazenamento e o transporte para seus locais de uso, de acordo com as normas vigentes;
  • O descarte e a destinação final de frascos, seringas e agulhas utilizados, conforme as normas técnicas vigentes;
  • A gestão do sistema de informação do PNI, incluindo a coleta, o processamento, a
    consolidação e a avaliação da qualidade dos dados provenientes das unidades notificantes, bem como a transferência dos dados em conformidade com os prazos e fluxos estabelecidos nos âmbitos nacional e estadual e a retroalimentação das informações das unidades notificadoras.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Como se configura a conservação adequada de imunobiológicos?

A

A conservação adequada dos imunobiológicos é fundamental, na sala de vacinação, todas as vacinas devem ser armazenadas entre +2ºC e +8ºC, sendo ideal +5ºC.

PS: A vacina não pode ser colocada em direto contato com gelo ou gelox.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Como se diferenciam as classificações de vacinas em atenuadas e inativadas?

A

As vacinas atenuadas se caracterizam por conter as bactérias ou vírus ainda vivos, mas extremamente enfraquecidos

As vacinas inativadas, por outro lado, são compostas por bactérias ou vírus mortos ou apenas partículas deles.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

As vacinas também se diferenciam quanto as vias de administração. Quais são as diferentes vias possíveis de administração das vacinas e quando cada uma delas é indicada?

A

As possíveis vias de administração de vacinas são: via oral (VO), via intradérmica (ID), via subcutânea (SC) e Intramuscular (IM).

A Via Oral (VO) é utilizada para a administração de soluções que são melhor absorvidas no trato gastrointestinal. A dose é administrada pela boca e apresentados, geralmente, em gotas.

Na Via Intradérmica a solução é introduzida nas camadas superficiais da pele, na derme, e se trata de uma via de absorção lenta e com volume máximo indicado de 0,5 ml.

Na Via Subcutânea (SC), como o próprio nome sugere, a solução é aplicada no tecido subcutâneo. Nessa via também são aplicadas soluções que precisam ser absorvidas lentamente, assegurando ação contínua, e o volume máximo indicado é de 1,5 ml.

A Via Intramuscular (IM) tem a solução introduzida no tecido muscular, sendo utilizada para aplicações de soluções de volume superior à 1,5 ml e que necessitam de rápida absorção.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Quais são as contraindicações comuns a todo imunobiológico?

A

1- A ocorrência de hipersensibilidade (reação anafilática) confirmada após o recebimento de dose anterior;

2- histórico de hipersensibilidade a qualquer componente dos imunobiológicos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Existem 3 casos em que são indicados o adiamento da vacinação. Quais são eles?

A

1- Paciente utilizando dose imunossupressora de corticóide: aguardar 90 dias após a suspensão ou o término do tratamento;

2- Paciente que precise utilizar imunoglobulina, sangue ou hemoderivados: não ministrar vacinas de
agentes vivos atenuados nas quatro semanas que antecedem e até 90 dias após;

3- Paciente apresentando doença febril grave: não vacinar até a resolução do quadro, para que os sinais e sintomas da doença não sejam atribuídos ou confundidos com possíveis eventos adversos relacionados à vacina.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Sobre a vacina BCG, o que ela previne? É atenuada ou inativa? Quantas doses e em que idade devem ser aplicadas? E por meio de qual via de administração?

A

A vacina BCG (bacilo de Calmette e Guérin) contém a bactéria viva atenuada e é indicada para prevenir os casos graves de tuberculose, sendo administrada por via intradérmica e em dose única, de preferência nas primeiras 12 horas após o nascimento (mas aplicável até 05 anos de idade incompletos).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Sobre a vacina da Febre Amarela, ela é atenuada ou inativa? Quantas doses e em que idade devem ser aplicadas? E por meio de qual via de administração?

A

A vacina que previne a Febre Amarela contém o vírus vivo atenuado, sendo administrada por via subcutânea. Preferencialmente, essa vacina deve ser aplicada em uma dose aos 9 meses de vida, além de uma dose de reforço aos 4 anos, porém, se vacina for aplicada em pessoas com mais de 4 anos, o reforço é dispensado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Sobre a vacina Tríplice Viral, o que ela previne? É atenuada ou inativa? Quantas doses e em que idade devem ser aplicadas? E por meio de qual via de administração?

A

A vacina da Tríplice Viral tem esse nome por prevenir três doenças: o Sarampo, a Rubéola e a Caxumba. Se trata de uma vacina de via de administração subcutânea que deve ser aplicada em duas doses.

O calendário de vacinação sugere que a primeira aplicação seja com 12 meses de vida, porém, a segunda dose, que deve ser aplicada aos 15 meses de vida deve ser da vacina Tetraviral, que previne, adicionalmente, a Varicela.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

A vacina do COVID-19, irá compor o Programa Nacional de Vacinação (PNI) a partir de 2024. Devido ao contexto emergencial de pandemia em que ela foi desenvolvida, existem diversas vacinas que se diferenciam em estratégias e composições, variando a quantidade de doses necessárias e a composição (atenuada ou inativa). Porém todas elas possuem a mesma via de administração, qual?

A

Todas as vacinas atualmente aplicadas no Brasil para prevenir a COVID-19 são de aplicação por via intramuscular.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly