1.8 RAID: tipos, características e aplicações. Flashcards
O que é RAID?
RAID é a sigla para “Redundant Array of Independent Disks” ou na sua tradução, podemos dizer Matriz Redundante de Discos Independentes. Trata-se da tecnologia que agrupa dois ou mais discos rígidos em arranjos para trabalho conjunto, em computadores, storage NAS e outros sistemas de armazenamento de dados. Assim, ao combinar vários discos rígidos eles formam uma única unidade lógica, os mesmos dados que são armazenados em um disco ficam disponíveis em outro.
Montar arranjos de discos tem como objetivo aumentar a segurança e/ou a performance do sistema de armazenamento.
Em caso de falhas em um disco, os demais irão continuar em pleno funcionamento, evitando interrupção no acesso aos dados, proporcionando segurança e mais desempenho do sistema, funcionando como um mecanismo de redundância.
Quais são os tipos de RAID?
Existem vários tipos de RAID que podem ser usados em sistemas de armazenamento de dados para backup corporativo, cada tipo de arranjo de discos possui características próprias, necessidades de requisitos mínimos em hardware, software e solucionam problemas diferentes.
Alguns tipos são focados em desempenho e outros em segurança. Não existe a “melhor escolha”, pois cada situação e circunstância irá necessitar de um tipo diferente.
Por atenderem aplicações distintas, cada tipo de RAID possui vantagens e desvantagens a serem consideradas.
Os tipos de RAID são RAID 0, RAID 1, RAID 5, RAID 6, RAID 10, RAID 50 e RAID 60.
RAID 0 - Striping array ou fracionamento:
O arranjo de discos RAID 0 é conhecido como “Stripping Array” ou fracionamento, os dados disponíveis são divididos em pequenos segmentos e distribuídos pelos discos.
Utiliza no mínimo dois discos. Tarefas como leitura e gravação são executadas de forma simultânea, sem a necessidade de nenhum cálculo para geração de paridade, entregando maior desempenho e liberando a capacidade total dos discos para armazenamento.
Não há redundância, portanto, o RAID 0 não proporciona tolerância à falhas. É recomendado para aplicações que demandam alta performance e muita capacidade, mas abrindo mão da segurança dos dados em caso de falha.
Vantagens do RAID 0:
Rapidez para acessar as informações
Capacidade elevada
Alta comunicação entre os discos
Desvantagens do RAID 0:
Desvantagens do RAID 0:
Não tem espelhamento
Não faz paridade de dados
Não fornece alta segurança para os dados
RAID 1 – Mirroring ou espelhamento de discos:
Conhecido como Mirroring ou espelhamento, o RAID 1 é ideal para pequenas empresas e NAS domésticos, sendo implementado com apenas dois discos rígidos.
Nessa configuração é feito o espelhamento de um HD em outro, copiando do disco 1 para o disco 2. Metade da capacidade bruta do arranjo será usada para manter a cópia reserva dos dados em produção (haverá redução de capacidade bruta, pois as informações serão gravadas integralmente duas vezes).
Vantagens do RAID 1:
Segurança dos dados (em caso de defeito no HD)
Caso falhe algum setor, é possível recuperar copiando os arquivos do outro HD
Desvantagens do RAID 1:
Escrita mais demorada
Redução da capacidade bruta
RAID 5 - Strip Set com paridade:
O RAID 5 é conhecido como “Strip Set com paridade”, é muito utilizado em servidores e storages com pelo menos três discos rígidos instalados. Ele cria uma camada de redundância, necessitando de parte da capacidade de armazenamento do sistema para gerar maior segurança aos dados.
Cria bits de paridade e gravando-os juntamente com cada um dos bytes. Os bits de paridade são a segurança do sistema, em caso de falha de um dos HDs, através desses bits “adicionais” é possível determinar quais são as partes faltantes, possibilitando a reconstrução dos dados sem perda de informação (causa leve perda de performance).
O RAID 5 é recomendado para aplicações com até 8 discos. Porém, o espaço reservado para segurança dos dados será o equivalente a um disco do arranjo, independente da quantidade total, sendo que todos terão o mesmo espaço sacrificado. Quanto mais drives utilizados no arranjo, menor será o desperdício.
Vantagens do RAID 5:
Mais rápido para identificar erros
Leitura rápida
Maior Segurança
Desvantagens do RAID 5:
Escrita lenta
Sistema de controle de discos mais complexo
Raid 6 - Dupla paridade:
Possui características próximas ao RAID 5, mas acrescenta dupla paridade às informações gravadas, ou seja, 1 disco a mais para agir como contingência (sacrifica a performance e entrega menor capacidade).
É recomendado para conjuntos maiores que quatro discos, pois o sistema necessitará da capacidade proporcional de dois hard disks para armazenar os bits de paridade.
Vantagens do RAID 6:
Possibilidade de falhar 2 HDs ao mesmo tempo sem perda de dados
Maior segurança comparado ao RAID 5
Desvantagens do RAID 6:
Escrita lenta
Sistema de controle de discos mais complexo
RAID 10 -RAID 1+0:
O RAID 10 associa o espelhamento de informações (RAID 1) e a gravação em alta performance (RAID 0), por isso é conhecido como RAID 1+0. Para implementação de um arranjo RAID 10 são utilizados pelo menos 4 discos rígidos, onde são criadas combinações de dois ou mais grupos RAID 1 para escrita simultânea (RAID 0).
O arranjo global permitirá que a gravação de dados aconteça em todos os discos ao mesmo tempo, mantendo cada subgrupo com um disco para produção e outro para espelhamento. Oferece um desempenho superior no momento de transferência dos dados e não compromete a integridade das informações caso ocorra algum problema em um dos HDs.