1.2 Século XIX: (1) Pátria, Língua, Território e Construção do Estado; (2) As Teorias Raciais, Imigração e Ideal de Branqueamento da Raça. Flashcards

1
Q

O século XIX no Brasil pode ser visto como uma época de grandes transformações políticas, culturais, econômicas e sociais.

Com a chegada de Dom João VI, em 1808, o país saiu da condição de Brasil Colônia e passou a ser Reino Unido a Portugal.

Pouco tempo depois, em 1822, veio a proclamação da _____________ e o Brasil tornou-se Império.

Em 1889, passou a Brasil República.

Um ano antes foi declarada a Abolição em todo o país – sendo que, no Ceará, os escravos foram libertos já em 1884.

A

independência

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Se ao longo do século XIX o Brasil buscou inserir-se no cenário da modernidade ocidental, para que isto de fato ocorresse, uma coisa era certa: recém-saído de uma situação colonial, o país precisava se pensar como Estado-Nação e cingir-se de ares civilizados.

É nesse sentido que podemos falar, assim como o fizeram Marisa Veloso e Angélica Madeira (1999), da organização de um campo intelectual brasileiro que se dedicou a elaborar e representar uma identidade para o Brasil por meio da ________, da ciência e da política.

A

arte

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Mas como ser moderno e, portanto, reconhecido por valores ocidentais, ao mesmo tempo em que era preciso delinear um perfil mais individualizado para o Brasil? Como tornar-se universal sem deixar de lado o aspecto de localidade? Foi no embate entre a importação de ideias da ______ e a busca de uma identidade autóctone que viveu o Brasil no século XIX.

A

Europa

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Nação jovem, promissora e à procura de um lugar de respeito entre as nações civilizadas, o Brasil abraçou o liberalismo de procedência inglesa e o adaptou aos seus interesses locais.

Queria então _____________ o poder, introduzir mudanças nos planos político e econômico sem, contudo, deixar de ser escravocrata, conforme as autoras (1999).

Assim, ao desvincular a noção de liberdade do país perante o poder central do rei de uma liberdade concedida também aos escravos, é que o ideal liberal brasileiro atuou fortemente no movimento independentista do país e no fortalecimento da ideia de Pátria.

A

descentralizar

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Como era importante se desvencilhar cada vez mais da imagem de colônia portuguesa, aos poucos, o Brasil foi deixando de lado os valores e modelos da antiga metrópole.

Voltou-se, então, para a cultura francesa, muito em moda na época.

Aliás, foi pelo intermédio da França que o Brasil conheceu o ___________ e por meio dele fez surgir o movimento indianista, na literatura protagonizado, entre outros, pelo cearense José de Alencar.

A

romantismo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

No século XIX, o indianismo brasileiro elegeu a imagem do nosso nativo como personagem representante da verdadeira brasilidade.

Pensado como herói nacional, ele era um índio nitidamente idealizado, estando muito mais próximo de um imaginário europeu.

O índio Peri, por exemplo, herói do livro “O Guarani”, de José de Alencar, é retratado como alguém completamente devotado à sua senhora, a branca Ceci.

Ele inclusive adere ao ________________ para não desapontá-la, voltando-se para a nova religião com uma fé inabalável.

A servidão de Peri à Ceci é vista pelo indianismo como mostra do caráter exemplar do índio brasileiro que, entre outras coisas, tem ares cavalheirescos e uma beleza não encontrada em seus irmãos de raça.

A

cristianismo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Mas o apelo _________ encontrava-se não apenas na literatura e nas artes.

A publicidade impressa da época também fazia referências a um índio que correspondesse ao ideal romântico, não exibindo em seu material gráfico nada que chocasse os padrões da época, como bem assinalou Rafael Cardoso (2005).

O repertório visual de cada peça deveria, então, fazer uso da figuração europeia em voga, trazendo brasões e moedas imperiais, índios de pele clara e vestidos com panejamentos ao estilo greco-romano, além de poses que logo os associavam a seres mitológicos ocidentais ou, simplesmente, aos corpos das imagens artísticas das culturas ditas civilizadas.

A

indianista

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

No Brasil, o romantismo só perdeu força por volta de 1870.

Época em que questões como o Abolicionismo e a República passaram a nortear o debate nacional.

Época também da introdução das ideias __________ e evolucionistas, trazidas da Europa e notadamente adaptadas ao cenário brasileiro.

O Brasil então cobriu-se de determinismos científicos sobre clima, solo e mestiçagem, neles acreditando até os anos 30 do século XX.

A

positivistas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Com base nessas ideias, Segundo Lilia Mortiz Schwarcz (1993), foram criados museus etnográficos, institutos de pesquisa, faculdades de medicina e direito, muitos deles voltados para os estudos racialistas que conferiam aos povos ______ ocidentais a posição de seres inferiores em termos físicos, morais e intelectuais.

Nesse sentido, os graus de selvageria e barbárie seriam atribuídos aos índios brasileiros e aos negros trazidos ao Brasil, a depender do grupo.

Entre os nativos brasileiros, os índios botocudos, por exemplo, eram vistos como os mais próximos da condição de animalidade, estando portanto no estágio mais inferior da evolução.

Quanto à colocação de civilizados na cadeia evolutiva, obviamente que ela caberia ao branco europeu.

A

não

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Aliás, foi em busca da condição de civilizado para o Brasil que o sociólogo Sílvio Romero formulou a “teoria do _____________”, amplamente aceita nas camadas intelectuais da época.

Tentando solucionar o impasse da mestiçagem e a consequente degeneração racial brasileira, o sociólogo defendia, juntamente com o escritor e diplomata Joaquim Nabuco, a introdução de levas de imigrantes brancos no Brasil como um modo de proporcionar uma maior rapidez na diluição da mestiçagem entre negros, brancos e índios.

A

branqueamento

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly