03.aula Flashcards

1
Q

O BSC mede o desempenho organizacional sob quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.

A

✔️

De acordo com Sobral e Peci (2013), o Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta de controle do desempenho organizacional abrangente que procura integrar várias dimensões, equilibrando as tradicionais medidas de desempenho financeiro com parâmetros focados nos fatores críticos de sucesso de uma organização.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O balanced scorecard determina as iniciativas ou os planos de ação a ser implantados para que os objetivos estratégicos da organização sejam atingidos.

A

✔️

O BSC é um método de administração focado no equilíbrio organizacional e com aplicação no âmbito do planejamento estratégico, baseando-se em quatro perspectivas básicas, também chamados de vetores críticos:

► Finanças

► Clientes

► Processos internos

► Aprendizagem/inovação/crescimento organizacional

A implementação do BSC, que envolve a lógica de esclarecer, obter consenso e focalizar a estratégia, é composta basicamente por cinco componentes (KAPLAN; NORTON, 1997):

i. mapa estratégico;
ii. objetivos estratégicos;
iii. indicadores de desempenho;
iv. metas; e
v. plano de ações.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Mapas estratégicos: permitem que as organizações descrevam e ilustrem de forma nítida e detalhada todos os seus objetivos, iniciativas, mercados-alvo, indicadores de desempenho e as ligações entre todos os elementos de sua estratégia. Além disso, proporcionam uma visão clara aos colaboradores de como suas funções estão ligadas aos objetivos gerais da organização, permitindo que trabalhem de forma colaborativa em prol das metas planejadas pela empresa. Em um mapa estratégico, os indicadores do BSC estabelecem uma relação de causa e efeito entre os vetores e o resultado da estratégia. Segundo Kaplan e Norton, o mapa estratégico, ajustado à estratégia específica da organização, descreve como os ativos intangíveis impulsionam melhorias de desempenho dos processo internos da organização, que exercem o máximo de alavancagem no fornecimento de valor para os clientes, os acionistas e as comunidades.
Objetivos estratégicos: é o que deve ser alcançado e o que é crítico para o sucesso da organização.
Indicadores de desempenho: são medidas de quantificação de como estão sendo realizadas as atividades, com o propósito de compará-las com as metas estabelecidas.
Metas: trata-se do nível de desempenho esperado ou a taxa de melhoria necessária para cada indicador de desempenho. Esse processo de estabelecimento de metas permite que a organização quantifique os resultados pretendidos a longo prazo; identifique mecanismos e forneça recursos para que os resultados sejam alcançados; estabeleça referenciais de curto prazo para que as medidas financeiras e não financeiras do scorecard.
Plano de ações: associados às metas estabelecidas, o plano de ações deverá ser elaborado a fim de viabilizar seu alcance. Essa fase de elaboração de planos de ações esta ligada ao controle.

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O diagnóstico estratégico, realizado como a primeira fase do planejamento, deve envolver pessoas de todas as unidades responsáveis pela análise dos aspectos inerentes à realidade externa e interna da empresa.

A

✔️

A Análise SWOT é uma importante ferramenta de Planejamento Estratégico utilizada no diagnóstico do ambiente organizacional que avalia os ambientes interno e externo de uma organização, por meio da análise de cenário de suas Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Oportunities) e Ameaças (Threats).

Na etapa do diagnóstico estratégico, primeira fase do planejamento, a análise de cenários envolve colaboradores de diversas áreas da organização, o que permite uma análise mais ampla e fidedigna da situação atual.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O planejamento é um enfoque e uma ferramenta que permite organizar a complexidade das relações na sociedade e nas organizações; deve contribuir para a criatividade, ser um sistema eficaz de tomada de decisões de modo consciente, e reflexivo, resultando na construção intencional de ações. O planejamento é o cálculo situacional que relaciona o presente com o futuro e o conhecimento com a ação. A reflexão imediatista, tecnocrática e parcial não é planejamento, e tampouco é planejamento a reflexão que se isola da ação e se torna mera pesquisa sobre o futuro.

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

No planejamento situacional, há um sujeito que planeja um objetivo e outro que faz.

A

E
No planejamento situacional não existe separação entre quem planeja e quem executa. O indivíduo que planeja faz parte da execução do plano.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

No planejamento situacional, O futuro é projetado a partir de um diagnóstico supostamente objetivo do passado.

A

E

No planejamento situacional a visão do futuro não é uma mera consequência do passado, porque o futuro é projetado a partir da situação presente, atual, levando em considerações os diversos atores envolvidos no processo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

No planejamento situacional, O planejamento segue uma teoria de controle

A

E

No planejamento situacional é seguida a teoria do jogo social porque os atores envolvidos seguem regras parciais porque o presente muda a todo instante.

Diferente da teoria do controle seguida pelo planejamento tradicional onde o indivíduo planeja seguindo regras que são conhecidas antecipadamente, visto que nesse modelo de planejamento o futuro é construído com base no passado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O planejamento é determinista, a realidade pode ser transformada através das predições únicas.

A

E

O planejamento situacional não é determinista porque trabalha com a visão de que o futuro é indeterminado e imprevisível, não sendo, portanto, possível prever o futuro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

No planejamento situacional, o plano é organizado por problemas a serem enfrentados.

A

✔️

No planejamento situacional as ações dependem das circunstâncias e dos problemas que surgem porque a ação ocorre somente no presente. A partir do mapeamento dos problemas, ocorre a seleção dos problemas a serem enfrentados.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

De acordo com a metodologia do BSC, os objetivos estratégicos que tratam do fortalecimento da cultura organizacional de uma instituição devem ser categorizados na perspectiva de aprendizado e crescimento.

A

✔️

Referente à dimensão de aprendizado, Fernandes et al (2015) afirma que a aprendizagem organizacional fundamenta-se na premissa de que uma organização consiste em um sistema capaz de um pensamento coletivo, visto que a essência de uma organização toma corpo em seu pessoal, não em seus sistemas, sendo que essa situação advém do capital social, relacionado à cultura organizacional.

Nesse contexto, de acordo com Sestrem (2021), o aprendizado e crescimento é uma perspectiva mais intangível, mas que impacta em todos os pilares do BSC, estando, dessa forma, incluídos objetivos relacionados à gestão de feedback, capacitação e treinamento ou aprimorar a cultura organizacional.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

os quatro processos da gestão operacional são
1 – Projetar e desenvolver novos produtos e serviços; 2 – Produzir produtos e serviços; 3 – Distribuir e entregar produtos e serviços aos clientes; 4 – Gerenciar riscos.

A

E

Os processos internos referem-se à gestão operacional, e estão ligados à produção ou execução dos serviços oferecidos aos clientes presentes na cadeia produtiva. Embora não sejam a base da estratégia sustentável, processos internos produtivos eficientes e eficazes são prioridades em todas as organizações, em especial naquelas cuja estratégia genérica esteja ligada à excelência operacional.

Ou seja,os processos internos buscam alinhar a estratégia aos processos de operação da empresa, quais sejam: desenvolver e sustentar relacionamento com os fornecedores; produzir produtos e serviços; distribuir e entregar produtos aos clientes; e gerenciar riscos (KAPLAN e NORTON, 1997).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

a) para uma análise SWOT equilibrada, em que tanto os pontos positivos quanto os negativos evidenciem exatamente a realidade, superestimam-se os pontos positivos e subestimam-se os pontos negativos da organização.

ERRADA.

Superestimar os pontos positivos e subestimar os pontos negativos não são medidas adequadas, pois são ações que fogem da realidade organizacional…

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Em termos empresariais, podemos definira estratégia como? Assinale a alternativa correta:

a) A mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito global visando atingir os objetivos à longo prazo.

Correto. Esta alternativa apresenta a essência da estratégia empresarial de forma abrangente. Envolve a mobilização e alinhamento dos recursos da empresa (humanos, financeiros, tecnológicos etc.) em escala global ou local, com o objetivo de atingir metas estratégicas de longo prazo. É a alternativa que melhor reflete o conceito de estratégia no contexto empresarial, similar ao conceito militar de aplicação de forças, mas focada em metas corporativas e não em adversários.

Chiavenato (2003) ensina que:

“O antigo conceito militar define estratégia como a aplicação de forças em larga escala contra algum inimigo. Em termos empresariais, podemos definir a estratégia como “a mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito global visando atingir os objetivos no longo prazo”.

b) A análise do ambiente externo da organização: mapear as condições externas da organização no sentido de fazer um conjunto de previsões sobre o futuro dessas condições.

Incorreto. Esta alternativa descreve um processo de análise ambiental do que uma estratégia em si. Embora a análise ambiental seja uma parte importante do planejamento estratégico, por si só, ela não constitui uma estratégia. A estratégia envolve não apenas a análise, mas também ações práticas e decisões sobre como a empresa irá operar para atingir seus objetivos.

c) A conjuntura econômica, tendências políticas, sociais, culturais, legais etc., que afetam a sociedade, a empresa e demais empresas.

Incorreto. Esta opção descreve fatores ambientais que podem influenciar uma empresa, mas não é uma definição de estratégia. É mais uma descrição do ambiente externo que pode afetar as decisões estratégicas de uma empresa. Uma estratégia eficaz considera esses fatores, mas também inclui planos específicos para enfrentar ou aproveitar essas condições.

d) Aspectos positivos e negativos, divisão de trabalho entre departamentos e unidades e como os objetivos organizacionais foram distribuídos em objetivos departamentais.

Incorreto. Esta alternativa parece se concentrar mais na organização interna e na gestão operacional da empresa do que na estratégia em si. A divisão de trabalho e a distribuição de objetivos são partes do funcionamento diário e do gerenciamento de uma empresa, mas a estratégia é uma visão mais ampla e de longo prazo que orienta essas distribuições e divisões.

e) Aumento da motivação do gerente pela maior responsabilidade, planejamento da carreira e participação nos resultados

Incorreto. Esta opção está mais relacionada com a gestão de recursos humanos e o desenvolvimento de liderança dentro de uma empresa. Embora motivar os gerentes e planejar suas carreiras seja importante, isso por si só não constitui uma estratégia empresarial. A estratégia abrange um escopo mais amplo que inclui, mas não se limita a, a gestão de pessoal.

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Em planejamento estratégico, a análise SWOT é uma maneira bastante eficiente de identificar os pontos fortes e fracos de uma organização, bem como examinar as oportunidades e as ameaças que poderão ser enfrentadas no seu ambiente de atuação. A análise da debilidade ofensiva, significa
indicar como as fraquezas da organização potencializam a ação das ameaças do ambiente externo.

A

✔️

O diagnóstico estratégico evolve conhecer os fatores positivos e negativos do ambiente interno e externo. Além disso, deve-se analisar:

  • Capacidade ofensiva da organização – forma pela qual a organização usa suas forças aproveita as oportunidades do ambiente externo;
  • Capacidade defensiva da organização – percepções de como as forças da organização são capazes de mitigar as ameaças à instituição vindas do ambiente externo;
  • Debilidade ofensiva – destaca a insuficiência de elementos internos que possibilitem aproveitar as oportunidades do ambiente externo; (GABARITO LETRA D)
  • Vulnerabilidade – indica como as fraquezas tornam a organização potencializam a ação das ameaças do ambiente externo.

C

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q
A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Uma das estratégias genéricas citadas por Porter é a diferenciação, que envolve o desenvolvimento de produtos ou serviços únicos, com base na lealdade à marca do cliente.

A

✔️

Segundo Chiavenato (2014), as estratégias genéricas de Michael Porter são:

DIFERENCIAÇÃO: envolve o desenvolvimento de produtos ou serviços únicos, com base na lealdade à marca do cliente. A empresa pode oferecer uma qualidade mais alta, melhor desempenho ou características únicas. Qualquer desses fatores pode justificar preços mais elevados.

18
Q
A
19
Q

A escola cultural tem a formação da estratégia é um processo de interação social, ou seja, processo coletivo baseado nas crenças e nas interpretações comuns aos membros de uma organização. Esta estratégia assume a forma de uma perspectiva enraizada em interações coletivas.

A

✔️

Mintzberg (2010), a estratégia da escola cultural:

“assume a forma de uma perspectiva, acima de tudo, enraizada em intenções coletivas (não necessariamente ex- plicadas). Isso se reflete nos padrões pelos quais os recursos ou capacidades da organização são protegidos e usados para sua vantagem competitiva. Portanto, a estratégia é mais bem descrita como deliberada (mesmo que não seja plenamente consciente)”.

20
Q

Na escola design, o estrategista é visto como o executivo principal de uma organização. Nesta escola o processo de formação da estratégia deve ser um processo deliberado e a ação deve fluir as razão. Para esta escola o modelo da formação da estratégia deve ser mantido de forma simples e informal. As estratégias devem ser únicas, isto é, devem partir de um processo de design individual.

A

Segundo Lobato (2012), a escola design:

“apresenta a elaboração (desenho da estratégia) como um processo formal de concepção, através da análise e combinação dos ambientes interno e externo, buscando o melhor ajuste entre eles, ou seja, entre as capacidades e competências da organização e as oportunidades e ameaças presentes no ambiente de negócios”.

21
Q

A escola do posicionamento é um processo de elaboração analítico, sistemático e prescritivo, onde as estratégias são formações genéricas que representam posições a serem assumidas para fazer face a um mercado competitivo.

A

Segundo Mintzberg (2010), na escola do posicionamento

“O processo de formulação de estratégia é, portanto, de seleção das posições genéricas com base em cálculos analíticos. As estratégias devem ser únicas e sob medida para cada organização –, a escola de posicionamento foi capaz de criar e aperfeiçoar um conjunto de ferramentas analíticas dedicadas a ajustar a estratégia correta às condições vigentes”.

22
Q

A perspectiva de clientes do balanced scorecard inclui indicadores e medidas, como, por exemplo, satisfação, participação no mercado, tendências, retenção de clientes, aquisição de clientes potenciais e valor agregado aos produtos/serviços.

A

Segundo Kaplan e Norton (1997), citados por Martins et al (2012), o Balanced Scorecard (BSC) é um instrumento que mede o desempenho organizacional em quatro perspectivas: FINANCEIRA, CLIENTES, PROCESSOS INTERNOS e APRENDIZAGEM/CRESCIMENTO. Nesse contexto, permite que a organização acompanhe o desempenho financeiro, monitore e ajuste a estratégia.

Nesse contexto, na perspectiva de CLIENTES, as organizações identificam os segmentos de clientes e mercado nos quais desejam competir, alinhando suas medidas básicas de resultados relacionados à dimensão citada (satisfação, fidelidade, participação no mercado, tendências, retenção, aquisição de clientes potenciais, lucratividade e valor agregado aos produtos/serviços).

23
Q

Invariavelmente se orienta para ampliação de ganhos e de benefícios grupais e para a manutenção do status quo.

A
24
Q
A
25
Q

São princípios que motivam e regulam o comportamento dos indivíduos.

A
26
Q

Representa a razão de existir de uma organização.

ERRADA.

A
27
Q

Representa comportamentos, atitudes e crenças individuais e grupais em um ambiente de trabalho.

CERTA.

A
28
Q
A
29
Q
A
30
Q
A
31
Q

Uma ferramenta que busca orientar o gestor na priorização que deve ser dada a solução de problemas, a partir de três critérios: gravidade, urgência e tendência do fenômeno.

A

Certo. A Matriz GUT é uma ferramenta de gestão que auxilia na priorização de problemas ou de decisões a serem tomadas. O método utiliza três critérios:

Gravidade: Refere-se ao impacto do problema caso não seja resolvido.
Urgência: Indica o quão rápido o problema precisa ser resolvido.
Tendência: Avalia o que ocorrerá se o problema continuar sem solução.
A combinação desses três critérios em uma pontuação permite que os gestores determinem quais problemas ou decisões devem ser priorizados, ajudando na alocação eficiente dos recursos para endereçar as questões mais críticas primeiro.

32
Q

uma metodologia para gestão de projetos, que identifica os pontos críticos (gargalos) que representam riscos do ponto de vista do cumprimento do cronograma.

A

Errado. A Matriz GUT não é especificamente uma metodologia de gestão de projetos focada em identificar pontos críticos relacionados ao cumprimento do cronograma. Existem outras ferramentas de gestão de projetos para essa finalidade, como a Análise PERT ou o Método do Caminho Crítico.

33
Q

uma metodologia de gestão por competências, cujo cerne consiste em identificar e sanar as lacunas (gaps) de competências estratégicas na organização.

A

Errado. A Matriz GUT não é utilizada para gestão por competências nem foca em identificar e sanar lacunas de competências estratégicas na organização. Para este fim, existem metodologias específicas de gestão de competências.

34
Q

uma metodologia de gestão por competências, cujo cerne consiste em identificar e sanar as lacunas (gaps) de competências estratégicas na organização.

A

Errado. A Matriz GUT não é utilizada para gestão por competências nem foca em identificar e sanar lacunas de competências estratégicas na organização. Para este fim, existem metodologias específicas de gestão de competências.

35
Q

um referencial para gerenciamento de recursos humanos, classificando os empregados do ponto de vista da correlação entre remuneração e grau de contribuição no processo produtivo.

A

Errado. A Matriz GUT não serve como um referencial para o gerenciamento de recursos humanos na correlação entre remuneração e contribuição no processo produtivo. Avaliações de desempenho e outros sistemas de avaliação são geralmente utilizados para esses fins.

36
Q

uma ferramenta utilizada no planejamento estratégico, na fase de diagnóstico institucional, para estabelecer a missão, a visão e os valores da organização.

A

Errado. A Matriz GUT não é utilizada para estabelecer missão, visão e valores de uma organização. Tais elementos são geralmente definidos por processos de planejamento estratégico e workshops de definição de valores corporativos.

37
Q

A Matriz GUT é uma ferramenta usada para identificar e definir quais são as prioridades, a partir das várias atividades a serem realizadas ou dos diversos problemas a serem resolvidos.

A

Correto. A Matriz GUT é de fato uma ferramenta projetada para ajudar na priorização de atividades ou problemas a serem resolvidos. Ela fornece uma estrutura sistemática para avaliar uma série de questões com base em critérios definidos, permitindo assim uma análise mais objetiva sobre o que deve ser tratado primeiro

38
Q

A Matriz GUT leva em consideração três critérios: Gravidade (G), Urgência (U) e Tendência (T).

Correto. A Matriz GUT considera três critérios principais, que são Gravidade, Urgência e Tendência. Cada um destes critérios ajuda a avaliar as dimensões diferentes de um problema:

Gravidade: Impacto que o problema pode causar se não for resolvido.
Urgência: Rapidez com que o problema exige uma solução.
Tendência: Como o problema vai evoluir ao longo do tempo se nenhuma ação for tomada.
Segundo Seleme (2012),

“A matriz GUT considera, além da gravidade do problema, da urgência na tomada de ações e da tendência delineada, o relacionamento entre os três fatores de análise”.

A
39
Q

A Matriz GUT foi criada por Glenn Parker e Raymond Miles, dois escritores e especialistas na resolução e priorização de problemas.

Incorreto. A Matriz GUT foi proposta por Charles H. Kepner e Benjamin B. Tregoe em 1981 como uma ferramenta a ser utilizada na solução de problemas.

A
40
Q

Geralmente, na Tabela de Critérios são estabelecidos pesos que variam de 1 até 5, de acordo com os requisitos de Gravidade, Urgência e Tendência, que serão multiplicados para determinar os graus das prioridades (G x U x T).

Correto. A pontuação de um a cinco para cada dimensão da matriz possibilita classificar, em ordem decrescente de pontos, os problemas a serem atacados na melhoria do processo. Este tipo de análise deve ser feita pelo grupo de melhoria com colaboradores do processo, de modo a estabelecer a melhor priorização dos problemas. Após a atribuída a pontuação, deve-se multiplicar G x U x T e calcular o resultado, priorizando de acordo com os pontos obtidos.

Marshall (2010) ensina que:

“A matriz GUT é em geral utilizada na priorização de problemas e na análise de riscos. Usualmente, atribui-se um número inteiro de 1 a 5 a cada uma das dimensões (G, U, T), correspondendo o 5 à maior intensidade e 1 à menor, e multiplicam-se os valores obtidos para G, U e T a fim de se obter um valor para cada problema ou fator de risco analisado”.

A