00 aula Flashcards
O gerencialismo puro foi criticado por usar uma abordagem puramente economicista, sem considerar especificidades do setor público.
✔️
O que se observou, é que a redução drástica de custos, a qualquer preço, não se amoldava às necessidades dos cidadãos usuários dos serviços públicos. O custo é sim importante; mas não é tudo.
O modelo burocrático tinha como prioridades a segregação de funções e a profissionalização, aspectos de grande relevância na Administração Pública atual.
✔️
De fato, segregação de funções e profissionalização são características do modelo burocrático.
O Public Service Orientation é um modelo que prioriza a competividade estatal, direcionando suas ações para a satisfação do usuário-cliente.
❌
Aumento da competitividade, estímulo à concorrência e usuário visto como cliente são características relacionadas ao Consumerism.
O gerencialismo puro visava à redução de cargos públicos como forma de promover a eficiência estatal.
✔️
De fato, o Gerencialismo Puro preocupa-se fortemente com a redução de gastos públicos (o que inclui a redução de cargos públicos). O foco principal é na eficiência.
O gerencialismo puro tinha como visão o incentivo à participação popular para resolver problemas de accountability.
❌
É no PSO que o principal objetivo da descentralização é facilitar e promover a participação popular.
O gerencialismo puro visava ao tratamento dos usuários de serviços públicas mediante uma filosofia de equidade, garantindo o surgimento de concorrentes.
❌
Foco na equidade é característica do PSO.
O gerencialismo puro visava o aumento da competitividade interna, viabilizando mecanismos de transparência.
❌
Aumento da competitividade e estímulo à concorrência são características do Consumerism.
O gerencialismo puro visava à identificação dos usuários dos serviços públicos como cidadãos, abandonando a ideia de mero pagador de imposto.
❌
É no PSO que o usuário é visto como cidadão.
A ideia de profissionalização, carreiras estruturadas, hierarquia funcional e impessoalidade são características do(s) modelo(s) patrimonialista.
❌
São Características do modelo burocrátivo:
a. Meritocracia Controle de processos (a priori)
b. Profissionalização
c. Padronização de processos
d. Impessoalidade
e. Hierarquia funcional
f. Verticalização Organizacional
g. Uniformidade,constância e rapidez de decisões
h. Legalidade das normas e regulamentos (formalismo)
i. Formalidade nas comunicações (formalismo)
g. Racionalidade e Divisão do trabalho
j. Especialização
É característica do modelo gerencial haver cargos denominados prebendas e sinecuras.
❌
Trata-se de característica relacionada ao Patrimonialismo.
É característica do modelo gerencial haver impermeabilidade à participação social-privada.
❌
O modelo gerencial busca a participação social-privada.
É característica do modelo gerencial haver ênfase no controle dos resultados por meio de contratos de gestão.
✔️
Trata-se de características do modelo gerencial.
É característica do modelo gerencial haver rotinas e procedimentos padronizados, com vistas ao alcance dos objetivos definidos pela organização.
❌
Trata-se de característica relacionada ao modelo Burocrático.
É característica do modelo gerencial haver impessoalidade nas relações, com pessoas consideradas pelos cargos ou funções que exercem.
❌
É no modelo Burocrático que ocorre a impessoalidade nas relações, com pessoas consideradas pelos cargos ou funções que exercem.
Na implantação do modelo burocráticom em uma organização o aumento da pessoalidade nas relações entre os funcionários é uma caracteristica desse modelo.
❌
Uma das características da burocracia é a impessoalidade.
Na implantação do modelo burocráti com em uma organização, o estabelecimento de rotinas padronizadas e bem definidas é uma caracteristica desse modelo.
✔️
Trata-se de uma das características do modelo burocrático.
Na implantação do modelo burocrático em uma organização, a dualidade de comando entre os chefes e os subordinados é uma caracteristica desse modelo.
❌
Uma das características da burocracia é a hierarquia funcional.
Na implantação do modelo burocráticom em uma organização, o foco em contratações de profissionais generalistas e com visão macro é uma caracteristica desse modelo.
❌
Dentre as características da burocracia podem-se citar a especialização, segregação de funções e divisão do trabalho. Como consequência, uma das disfunções da burocracia é a perda da visão macro.
Na implantação do modelo burocrático em uma organização, o fortalecimento dos aspectos de informalidade nos canais de comunicação utilizados é uma caracteristica desse modelo.
❌
Uma das características da burocracia é a formalidade nas comunicações.
O modelo de gestão governamental experimentado no século XX, que se baseava na ideia de que os serviços deveriam ser prestados com foco na qualidade e nas necessidades dos clientes, ficou conhecido como PSO.
❌
Foco na qualidade e usuário visto como cliente são características do consumerism.
A redução da meritocracia indica uma caracteristica da Teoria da Burocracia, desenvolvida por Weber.
❌
Uma das características do modelo burocrático é a meritocracia.
Flexibilidade no processo decisório indica uma caracteristica da Teoria da Burocracia, desenvolvida por Weber.
❌
Uma das características do modelo burocrático é a Estrutura Organizacional Verticalizada.
As instituições burocráticas são compostas por diversos níveis hierárquicos, e as decisões são centralizadas no topo desta estrutura institucional (nível estratégico).
As decisões são tomadas “de cima para baixo” (hierarquia vertical).
A Descentralização da cadeia de comando indica uma caracteristica da Teoria da Burocracia, desenvolvida por Weber.
❌
No modelo burocrático as decisões são centralizadas.
Formalização das competências técnicas, indica uma caracteristica da Teoria da Burocracia, desenvolvida por Weber.
✔️
De fato, trata-se de característica relacionada ao modelo burocrático.
A Evolução dos aspectos subjetivos organizacionais indica uma característica da Teoria da Burocracia, desenvolvida por Weber.
❌
Uma das características do modelo burocrático é a Impessoalidade. As contratações devem ser feitas por meio de critérios objetivos e pré-definidos (igualdade formal), levando em conta a meritocracia. Da mesma forma deve ocorrer nas “promoções” dos servidores. Busca-se evitar que elementos subjetivos interfiram nas relações e decisões profissionais. Pauta-se, assim, na racionalidade burocrática.
Sobre o modelo burocrático, tem-se o entendimento de que ele foi idealizado a partir dos tipos ideais de dominação legítima, propostos por Max Weber, estando relacionado com a dominação racional-legal.
✔️
O modelo burocrático relaciona-se com a dominação racional-legal.
As reformas administrativas no Brasil, em grande medida, mostraram-se voltadas à eliminação do patrimonialismo. Em relação ao patrimonialismo,
✔️
Na administração patrimonialista os cargos são dados aos “amigos do rei” e familiares. Portanto, há um forte vínculo de fidelidade pessoal.
As reformas administrativas no Brasil, em grande medida, mostraram-se voltadas à eliminação do patrimonialismo. Em relação ao patrimonialismo, o quadro administrativo é formado por pessoas com vínculo de fidelidade pessoal;
❌
Não há preocupação com processos e controles na administração pública patrimonialista.
As reformas administrativas no Brasil, em grande medida, mostraram-se voltadas à eliminação do patrimonialismo. Em relação ao patrimonialismo,os processos e controles são centrais ao funcionamento das organizações;
❌
No modelo de administração patrimonialista há clara afronta ao princípio da impessoalidade.
As reformas administrativas no Brasil, em grande medida, mostraram-se voltadas à eliminação do patrimonialismo. Em relação ao patrimonialismo,a impessoalidade nas relações é uma característica fundamental;
❌
No patrimonialismo não há essa divisão. Trata-se de uma característica da* administração pública gerencial*
As reformas administrativas no Brasil, em grande medida, mostraram-se voltadas à eliminação do patrimonialismo. Em relação ao patrimonialismo, a periferia operacional é separada do núcleo estratégico;
❌
A expressão “quase-mercados” é utilizada quando a administração pública “se aproxima” do modelo da administração privada. Mais uma vez, trata-se de uma característica do modelo de administração pública gerencial.
São princípios típicos da administração pública gerencial centralização, incentivos à criatividade e combate ao nepotismo.
❌
A centralização combate ao nepotismo e o centralização
combate ao nepotismo são características ligadas ao modelo burocrático.
São princípios típicos da administração pública gerencial delegação de poderes, descentralização e horizontalização de estruturas.
✔️
De fato, a descentralização e delegação de poderes (baseada na confiança), e a horizontalização de estruturas, são características inerentes à administração pública gerencial.
São princípios típicos da administração pública gerencial descentralização, autoritarismo e rigor técnico.
❌
Autoritarismo é uma característica relacionada ao modelo patrimonialista. Já o rigor técnico, está associado à burocracia.
São princípios típicos da administração pública gerencial confiança no gestor, visão do cidadão como cliente e verticalização de estruturas.
❌
Confiança no gestor e visão do cidadão como cliente, de fato, são características do modelo gerencial. Contudo, a verticalização de estruturas (muitos níveis hierárquicos), é uma característica do modelo burocrático.
São princípios típicos da administração pública gerencial busca por eficiência, autorreferenciamento e delegação de poderes.
❌
Autorreferenciamento é uma característica do modelo burocrático
O modelo gerencial apresenta, como um de seus traços distintivos em relação ao modelo burocrático, especialização da Administração e padronização de procedimentos, aspectos esses ausentes no modelo burocrático.
❌
São características da Burocracia:
Legalidade das normas e regulamentos (formalismo)
Formalidade nas comunicações (formalismo)
Racionalidade e Divisão do trabalho
Impessoalidade
Hierarquia funcional
Padronização e Previsibilidade
Meritocracia e Competência Técnica
Especialização
Profissionalização
O modelo gerencial apresenta, como um de seus traços distintivos em relação ao modelo burocrático, meritocracia, em substituição ao clientelismo e nepotismo próprios do modelo burocrático.
❌
A meritocracia foi implementada pelo modelo burocrático, em substituição ao clientelismo e nepotismo observados no modelo patrimonial.
O modelo gerencial apresenta, como um de seus traços distintivos em relação ao modelo burocrático, verticalização das estruturas, substituindo as estruturas horizontais características da burocracia.
❌
A verticalização é própria da burocracia, visando controle e formalidade estrutural, enquanto a administração gerencial proporciona estruturas horizontais, com foco no resultado.
O modelo gerencial apresenta, como um de seus traços distintivos em relação ao modelo burocrático, controle de resultados, exercido a posteriori, e não apenas controles estritamente formais.
✔️
O Gerencialismo privilegia o controle a posteriori, com base nos resultados alcançados, enquanto a Burocracia foca em controles formais e procedimentais.
O modelo gerencial apresenta, como um de seus traços distintivos em relação ao modelo burocrático, transferência a entidades do terceiro setor de atividades próprias do núcleo estratégico do Estado, fenômeno denominado desregulamentação.
❌
A transferência de atividades do Estado a entidades do terceiro setor recebe o nome de publicização e não abarca atividades do núcleo estratégico do Estado.
A administração patrimonialista se caracteriza pela incapacidade do poder absolutista em separar o patrimônio público do privado. O aparelho estatal funcionava como uma extensão do poder do soberano. A res publica não é diferenciada das res principis. Em consequência, a corrupção e o nepotismo são inerentes a esse tipo de administração.
✔️
Segundo Matias- Pereira (2008),
“Na administração pública patrimonialista, o aparelho de Estado atua como uma extensão do poder do monarca. Os servidores públicos possuem status de nobreza real. Os cargos funcionam como recompensas, o que gera nepotismo. Isso contribui para a prática de corrupção e do controle do órgão público por parte dos soberanos”.
A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, ou seja, na adequação dos objetivos pretendidos, com o objetivo de garantir a máxima eficiência possível no alcance dos objetivos. A administração burocrática tinha como objetivo combater o nepotismo e a corrupção advinda da administração patrimonialista, tinha como foco o processo e não o cidadão.
✔️
Segundo Granjeiro (2004), a Administração Burocrática:
“surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores de ser desenvolvimento a profissionalização, a ideia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional legal”.