02 aula Flashcards
As flutuações cambiais são irrelevantes para o planejamento da estratégia de uma empresa brasileira revendedora de medicamentos inserida no contexto nacional, independentemente do mercado de atuação.
❌
Ao elaborar o planejamento estratégico, o gestor precisa realizar o diagnóstico estratégico que possibilitará a identificação dos pontos fortes e fracos, assim como das fraquezas e das oportunidades da organização.
“O resultado dessa análise servirá de base para a definição dos objetivos e para a escolha das estratégias que deverão ser seguidas para que a organização alcance esses objetivos”. (PALUDO, Augustinho Vicente e PROCOPIUCK Mario. Planejamento Governamental: referencial teórico, conceitual e prático. São Paulo: Atlas. 1ª ed. 2011. P. 33)
As flutuações cambiais são ameaças provenientes do ambiente externo à organização e que precisam ser levadas em consideração no momento da elaboração do planejamento estratégico, porque geram impacto em todos os mercados.
Cabe ao planejamento tático prever ações de longo prazo que envolvam a organização de forma integral.
❌
- Planejamento estratégico: procura responder a questões básicas, como: por que a organização existe, o que ela faz e como faz, ou seja, questões do futuro, portanto longo prazo.
- Planejamento tático: Envolve toda a organização, o planejamento tático envolve uma determinada unidade organizacional: um departamento ou divisão. É de médio prazo.
- Planejamento operacional: focalizado para o curto prazo e abrange cada uma das tarefas ou operações individualmente. Preocupa-se com “o que fazer” e com o “como fazer”.
No âmbito do planejamento estratégico, a visão é um conceito que define o papel que a organização assume na sociedade.
❌
“A missão exerce a função orientadora e delimitadora da ação organizacional no longo prazo. (…) deve ser clara o suficiente para permitir a sua compreensão e internalização pelos funcionários, bem como o seu reconhecimento pela sociedade, clientes e fornecedores.”
(PALUDO, Augustinho Vicente. Administração Pública. Rio de Janeiro: Forense. 7ª ed. revista e atualizada. 2018. P. 379)
“A visão deve traduzir o consenso dos membros da organização sobr eo futuro que se deseja. Ela deve descrever com clareza um futuro ideal para a empresa e ser flexível às mudanças ambientais.”
(PALUDO, Augustinho Vicente. Op. Cit. P. 380)
O planejamento operacional deve conter os procedimentos básicos a serem adotados.
✔️
O planejamento operacional preocupa-se basicamente com “o que fazer” e com o “como fazer” no nível em que as tarefas são executadas. Este nível refere-se especificamente às tarefas e operações realizadas no dia a dia no nível operacional. Portanto, deve conter os procedimentos básicos a serem adotados.
Para Maximiano (2015),
“Planejamento operacional é o processo de definir ações específicas e recursos que possibilitam a realização de objetivos. É um processo determinístico de lidar com o futuro”.
O planejamento estratégico considera as políticas da organização como um todo.
✔️
O planejamento estratégico é genérico, isto é, abrange a organização como um todo, não abordando, portanto, detalhes específicos de cada departamento ou divisão. Nesse nível, o planejamento é dirigido para o longo prazo, procura estabelecer um senso de direção para os caminhos alternativos futuros que a organização poderá seguir, e exige a elaboração de planos mais detalhados (táticos ou operacionais).
Segundo Chiavenato (2000), São características do planejamento estratégico:
- “É projetado a longo prazo;
- Está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa e, portanto, sujeito a incerteza;
- Envolve a empresa como um todo, abarcando todos os seus recursos, no sentido de obter efeito sinergístico de todas as capacidades e potencialidades da empresa”.
O planejamento tático busca otimizar determinada área de resultado e não a organização como um todo.
✔️
O planejamento tático que abrange cada departamento ou unidade da organização, trabalhando com decomposição dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no planejamento estratégico.
Segundo Chiavenato (2008),
“O planejamento tático é focado no médio prazo e enfatiza as atividades correntes das várias unidades ou departamentos da organização. Os planos táticos geralmente são desenvolvidos para as áreas de produção, marketing, pessoal, finanças e contabilidade”.
O planejamento estratégico diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção de cursos de ação.
✔️
O planejamento estratégico busca especificar como fazer para alcançar os objetivos organizacionais e isso significa que toda organização deve ser envolvida neste planejamento. Este planejamento é elaborado pela alta gerência, ou seja, no nível institucional.
De acordo com Oliveira (2018),
“O planejamento estratégico é, normalmente, de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção dos cursos de ação – estratégias – a serem seguidos para sua consolidação, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada”.
O planejamento operacional deve conter os responsáveis por sua execução e implantação.
✔️
Como o planejamento operacional é feito para cada tarefa ou atividade, é projetado para curto prazo e é definido no nível operacional deve conter os responsáveis que desdobram os planos táticos de cada departamento em planos operacionais para cada tarefa.
O planejamento tático trabalha com a decomposição dos objetivos, das estratégias e das políticas.
✔️
O planejamento tático, feito no nível departamental, envolve cada departamento, é elaborado pelos gerentes em relação ao programa de atividades de seu departamento, tendo por base o planejamento estratégico da organização e no sentido de contribuir para que este tenha sucesso.
Segundo Chiavenato (2014), o planejamento tático realiza a:
“tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos mais detalhados no nível departamental”.
No planejamento estratégico, são implementados os planejamentos táticos definidos pelas equipes técnicas responsáveis por atividades específicas que garantam o funcionamento global da TI nas instituições.
❌
No planejamento tático, são implementados os planejamentos estratégicos definidos pela alta direção a fim de garantir o funcionamento global da TI nas instituições.
O planejamento é uma função administrativa que deve ser desenvolvida de forma paralela às funções de organização, direção e controle.
❌
Chiavenato sobre o assunto (2004, p. 167):
“O planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções. O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. Trata-se, pois, de um modelo teórico para a ação futura. “
O processo até se chegar à estratégia é predominantemente quantitativo, embasado no estabelecimento detalhado de dados.
❌
Na concepção didática de Paludo, o processo de planejamento estratégico é composto pelas seguintes etapas:
i. definição da missão, visão e valores;
ii. diagnóstico institucional/estratégico;
iii. definição de questões, objetivos e estratégias;
iv. desmembramento dos planos;
v. implementação;
vi. avaliação.
A partir das demais etapas (4, 5 e 6) serão utilizados elementos predominantemente quantitativos e detalhamento de dados, onde o que foi definido como estratégia será colocado efetivamente em prática.
O planejamento operacional detalha os objetivos e direcionamentos estratégicos em objetivos específicos para áreas funcionais da organização, como finanças, recursos humanos, materiais.
❌
Na realidade, o planejamento tático que detalha os objetivos e direcionamentos estratégicos em objetivos específicos para ÁREAS funcionais da organização.
Definição de planejamento tático por Chiavenato (2004):
“O planejamento que abrange cada departamento ou unidade da organização. Suas características são:
- É projetado para o médio prazo, geralmente para o exercício anual.
- Envolve cada departamento, abrange seus recursos específicos e preocupa-se em atingir os objetivos departamentais.
- É definido no nível intermediário, em cada departamento da empresa. “
Planejamento, Organização, Direção e Controle (PODC) são quatro funções administrativas constantes da teoria Clássica e Neoclássica.
De acordo com essas teorias, o planejamento operacional é o tipo de planejamento em que se elaboram cronogramas específicos, planeja-se cada etapa e são criados métodos, procedimentos, normas, metas e programas.
✔️
O planejamento operacional trabalha com objetivos e metas de curto prazo, sendo composto por planos operacionais que irão tratar da gestão da rotina da organização (tarefas, atividades, operações) em prol do alcance dos resultados almejados.
“O planejamento operacional irá determinar as ações específicas necessárias para cada atividade ou tarefa importante na organização.
(…) é um desdobramento do planejamento tático, pois irá estabelecer como as tarefas devem ser cumpridas para que, somadas, os objetivos táticos (e os estratégicos) sejam atingidos. Nesse nível, o planejamento é focado no curto prazo e é constantemente revisto.”
A definição de objetivos que especificam os resultados esperados de grupos ou indivíduos está inserido no planejamento operacional.
✔️
Os planos operacionais, que abrangem todas as áreas funcionais, são ainda mais específicos do que os planos táticos, pois têm que se desdobrar em atividades operacionais (tarefas), detalhando como serão alocadas pessoas, equipamentos e demais recursos para realizar os objetivos traçados de modo que se consiga definir, de maneira específica, os resultados dos grupos que executam as atividades operacionais.
Resumidamente, os objetivos estratégicos interpretados nos planos táticos serão executados pelas unidades e equipes da baixa administração.
O planejamento operacional identifica os procedimentos e os processos específicos requeridos nos níveis inferiores da organização. Os gestores operacionais desenvolvem planos para períodos de tempo bastante curtos e focalizam tarefas rotineiras como lotes de produção e roteiros de entrega.
✔️
Segundo Chiavenato (2022),
“O planejamento operacional é focalizado para o curto prazo e abrange cada uma das tarefas ou operações individualmente. Preocupa-se com o que fazer e com o como fazer as atividades cotidianas da organização. Refere-se especificamente às tarefas e operações realizadas no nível operacional”.
O planejamento estratégico envolve a sobrevivência e a sustentabilidade de uma organização, com as responsabilidades relacionadas à empresa, a seus negócios, a seus empregados, fornecedores e clientes. Portanto, se relaciona com o processo de definir a missão (razão de ser da organização) e os objetivos pretendidos, devendo ser considerado tanto o ambiente interno quanto o externo (oportunidades e ameaças).
✔️
De acordo com Andrade (2016),
“O planejamento estratégico é genérico, isto é, ABRANGE A ORGANIZAÇÃO COMO UM TODO, não abordando, portanto, detalhes específicos de cada departamento ou divisão. É dirigido para o longo prazo, procura estabelecer um senso de direção para os caminhos alternativos futuros que a organização poderá seguir”.
O planejamento estratégico busca especificar como fazer para alcançar os objetivos organizacionais e isso significa que toda organização deve ser envolvida neste planejamento. O planejamento estratégico, mais amplo e abrangente, é definido no nível institucional, projetado para longo prazo e envolve a organização como um todo.
✔️
Segundo Chiavenato (2022), São características do planejamento estratégico:
- É projetado a longo prazo;
- Está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa e, portanto, sujeito a incerteza;
- Envolve a empresa como um todo, abarcando todos os seus recursos, no sentido de obter efeito sinergístico de todas as capacidades e potencialidades da empresa.
O planejamento tático que abrange cada departamento ou unidade da organização, trabalhando com decomposição dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no planejamento estratégico. Os planos táticos concentram‐se nas ações amplas que uma unidade precisa realizar para cumprir sua parte do plano estratégico. Suponhamos que uma estratégia exija o lançamento de uma linha inédita de produtos.
✔️
Segundo Chiavenato (2008),
“O planejamento tático é focado no médio prazo e enfatiza as atividades correntes das várias unidades ou departamentos da organização. Os planos táticos geralmente são desenvolvidos para as áreas de produção, marketing, pessoal, finanças e contabilidade”.
O planejamento operacional que abrange cada tarefa ou atividade específica, ou seja, trata dos detalhes, desdobrando os assuntos do planejamento tático em ação. O planejamento operacional preocupa-se basicamente com “o que fazer” e com o “como fazer” no nível em que as tarefas são executadas. Refere-se especificamente às tarefas e operações realizadas no dia a dia da organização.
✔️
Segundo Chiavenato (2008),
“O Planejamento operacional é focalizado para o curto prazo e abrange cada uma das tarefas ou operações individualmente. Preocupa-se com o que fazer e com o como fazer as atividades cotidianas da organização”.
O planejamento tático que abrange cada departamento ou unidade da organização, trabalhando com decomposição dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no planejamento estratégico.
✔️
Segundo Chiavenato (2008),
“O planejamento tático é focado no médio prazo e enfatiza as atividades correntes das várias unidades ou departamentos da organização. Os planos táticos geralmente são desenvolvidos para as áreas de produção, marketing, pessoal, finanças e contabilidade”.
Um tribunal de contas que se encontre em processo de planejamento deverá elaborar um diagnóstico das suas condições de trabalho e das perspectivas de mudanças na sociedade, determinar os objetivos a serem alcançados e as ações a serem adotadas para alcançá-los, além de definir e distribuir as responsabilidades pela execução das ações.
❌
De fato, o planejamento envolve o diagnóstico das condições de trabalho e das perspectivas de mudanças na sociedade, bem como a determinação dos objetivos a serem alcançados e as ações a serem adotadas (traçar os planos) para alcançá-los.
Contudo, “definir e distribuir as responsabilidades pela execução das ações” é característica da função Organização.
A declaração exercer o controle externo da gestão dos recursos públicos estaduais em benefício da sociedade expressa a missão de determinado órgão público e traduz seu projeto futuro, explicitando aonde ele pretende chegar.
❌
De fato, a declaração “exercer o controle externo da gestão dos recursos públicos estaduais em benefício da sociedade” expressa a missão de um órgão público (provavelmente um Tribunal de Contas Estadual).
Contudo, é a visão que “traduz seu projeto futuro, explicitando aonde ele pretende chegar”.
Para a formulação da estratégia de uma instituição, segundo a análise SWOT, é relevante que se avalie o ambiente interno com a finalidade de se identificarem as oportunidades e as ameaças existentes dentro da organização.
❌
As oportunidades e as ameaças são inerentes ao ambiente externo. As forças e fraquezas é que estão relacionadas ao ambiente interno da organização.
Os planos operacionais correspondem à tradução e à interpretação das decisões estratégicas e são realizados nos níveis intermediários de uma instituição.
❌
Os planos operacionais correspondem à tradução e à interpretação das decisões táticas e são realizados nos níveis operacionais de uma instituição.
A definição da visão de uma instituição é compreendida como uma etapa do planejamento estratégico, com o foco no futuro e naquilo que se pretende alcançar no longo prazo.
✔️
A visão é um componente da intenção estratégica. A visão é um modelo mental claro de um estado ou situação altamente desejável pela organização, ou seja, uma realidade futura e possível, descrita de forma simples e objetiva, partilhada por todos os seus membros. Descreve como a organização almeja ser percebida no futuro. A visão de futuro deve responde à seguinte questão: “onde queremos chegar?”.
O planejamento estratégico, para ser eficaz, deve possuir conteúdo detalhado e analítico, e a amplitude de sua abrangência deve ser orientada para cada unidade organizacional.
❌
Quem deve ter conteúdo detalhado e analítico, além de amplitude orientada para cada unidade organizacional é o planejamento operacional.
Com o detalhamento das tarefas, os planos de curto prazo para dar cobertura às atividades individuais dos servidores de um órgão são inerentes ao planejamento tático.
❌
Os detalhamentos de tarefas são incumbências do planejamento operacional.