02 aula Flashcards

1
Q

As flutuações cambiais são irrelevantes para o planejamento da estratégia de uma empresa brasileira revendedora de medicamentos inserida no contexto nacional, independentemente do mercado de atuação.

A

Ao elaborar o planejamento estratégico, o gestor precisa realizar o diagnóstico estratégico que possibilitará a identificação dos pontos fortes e fracos, assim como das fraquezas e das oportunidades da organização.

“O resultado dessa análise servirá de base para a definição dos objetivos e para a escolha das estratégias que deverão ser seguidas para que a organização alcance esses objetivos”. (PALUDO, Augustinho Vicente e PROCOPIUCK Mario. Planejamento Governamental: referencial teórico, conceitual e prático. São Paulo: Atlas. 1ª ed. 2011. P. 33)

As flutuações cambiais são ameaças provenientes do ambiente externo à organização e que precisam ser levadas em consideração no momento da elaboração do planejamento estratégico, porque geram impacto em todos os mercados.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Cabe ao planejamento tático prever ações de longo prazo que envolvam a organização de forma integral.

A

- Planejamento estratégico: procura responder a questões básicas, como: por que a organização existe, o que ela faz e como faz, ou seja, questões do futuro, portanto longo prazo.

- Planejamento tático: Envolve toda a organização, o planejamento tático envolve uma determinada unidade organizacional: um departamento ou divisão. É de médio prazo.

- Planejamento operacional: focalizado para o curto prazo e abrange cada uma das tarefas ou operações individualmente. Preocupa-se com “o que fazer” e com o “como fazer”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

No âmbito do planejamento estratégico, a visão é um conceito que define o papel que a organização assume na sociedade.

A

“A missão exerce a função orientadora e delimitadora da ação organizacional no longo prazo. (…) deve ser clara o suficiente para permitir a sua compreensão e internalização pelos funcionários, bem como o seu reconhecimento pela sociedade, clientes e fornecedores.”
(PALUDO, Augustinho Vicente. Administração Pública. Rio de Janeiro: Forense. 7ª ed. revista e atualizada. 2018. P. 379)

“A visão deve traduzir o consenso dos membros da organização sobr eo futuro que se deseja. Ela deve descrever com clareza um futuro ideal para a empresa e ser flexível às mudanças ambientais.”
(PALUDO, Augustinho Vicente. Op. Cit. P. 380)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O planejamento operacional deve conter os procedimentos básicos a serem adotados.

A

✔️

O planejamento operacional preocupa-se basicamente com “o que fazer” e com o “como fazer” no nível em que as tarefas são executadas. Este nível refere-se especificamente às tarefas e operações realizadas no dia a dia no nível operacional. Portanto, deve conter os procedimentos básicos a serem adotados.

Para Maximiano (2015),

“Planejamento operacional é o processo de definir ações específicas e recursos que possibilitam a realização de objetivos. É um processo determinístico de lidar com o futuro”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O planejamento estratégico considera as políticas da organização como um todo.

A

✔️

O planejamento estratégico é genérico, isto é, abrange a organização como um todo, não abordando, portanto, detalhes específicos de cada departamento ou divisão. Nesse nível, o planejamento é dirigido para o longo prazo, procura estabelecer um senso de direção para os caminhos alternativos futuros que a organização poderá seguir, e exige a elaboração de planos mais detalhados (táticos ou operacionais).

Segundo Chiavenato (2000), São características do planejamento estratégico:

  • “É projetado a longo prazo;
  • Está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa e, portanto, sujeito a incerteza;
  • Envolve a empresa como um todo, abarcando todos os seus recursos, no sentido de obter efeito sinergístico de todas as capacidades e potencialidades da empresa”.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O planejamento tático busca otimizar determinada área de resultado e não a organização como um todo.

A

✔️

O planejamento tático que abrange cada departamento ou unidade da organização, trabalhando com decomposição dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no planejamento estratégico.

Segundo Chiavenato (2008),

“O planejamento tático é focado no médio prazo e enfatiza as atividades correntes das várias unidades ou departamentos da organização. Os planos táticos geralmente são desenvolvidos para as áreas de produção, marketing, pessoal, finanças e contabilidade”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O planejamento estratégico diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção de cursos de ação.

A

✔️

O planejamento estratégico busca especificar como fazer para alcançar os objetivos organizacionais e isso significa que toda organização deve ser envolvida neste planejamento. Este planejamento é elaborado pela alta gerência, ou seja, no nível institucional.

De acordo com Oliveira (2018),

“O planejamento estratégico é, normalmente, de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção dos cursos de ação – estratégias – a serem seguidos para sua consolidação, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O planejamento operacional deve conter os responsáveis por sua execução e implantação.

A

✔️
Como o planejamento operacional é feito para cada tarefa ou atividade, é projetado para curto prazo e é definido no nível operacional deve conter os responsáveis que desdobram os planos táticos de cada departamento em planos operacionais para cada tarefa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O planejamento tático trabalha com a decomposição dos objetivos, das estratégias e das políticas.

A

✔️

O planejamento tático, feito no nível departamental, envolve cada departamento, é elaborado pelos gerentes em relação ao programa de atividades de seu departamento, tendo por base o planejamento estratégico da organização e no sentido de contribuir para que este tenha sucesso.

Segundo Chiavenato (2014), o planejamento tático realiza a:

“tradução e interpretação das decisões estratégicas em planos mais detalhados no nível departamental”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

No planejamento estratégico, são implementados os planejamentos táticos definidos pelas equipes técnicas responsáveis por atividades específicas que garantam o funcionamento global da TI nas instituições.

A

No planejamento tático, são implementados os planejamentos estratégicos definidos pela alta direção a fim de garantir o funcionamento global da TI nas instituições.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O planejamento é uma função administrativa que deve ser desenvolvida de forma paralela às funções de organização, direção e controle.

A

Chiavenato sobre o assunto (2004, p. 167):

“O planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções. O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. Trata-se, pois, de um modelo teórico para a ação futura. “

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O processo até se chegar à estratégia é predominantemente quantitativo, embasado no estabelecimento detalhado de dados.

A

Na concepção didática de Paludo, o processo de planejamento estratégico é composto pelas seguintes etapas:

i. definição da missão, visão e valores;

ii. diagnóstico institucional/estratégico;

iii. definição de questões, objetivos e estratégias;

iv. desmembramento dos planos;

v. implementação;

vi. avaliação.

A partir das demais etapas (4, 5 e 6) serão utilizados elementos predominantemente quantitativos e detalhamento de dados, onde o que foi definido como estratégia será colocado efetivamente em prática.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O planejamento operacional detalha os objetivos e direcionamentos estratégicos em objetivos específicos para áreas funcionais da organização, como finanças, recursos humanos, materiais.

A

Na realidade, o planejamento tático que detalha os objetivos e direcionamentos estratégicos em objetivos específicos para ÁREAS funcionais da organização.

Definição de planejamento tático por Chiavenato (2004):

“O planejamento que abrange cada departamento ou unidade da organização. Suas características são:

  • É projetado para o médio prazo, geralmente para o exercício anual. 

  • Envolve cada departamento, abrange seus recursos específicos e preocupa-se em atingir os objetivos departamentais.
  • É definido no nível intermediário, em cada departamento da empresa. “
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Planejamento, Organização, Direção e Controle (PODC) são quatro funções administrativas constantes da teoria Clássica e Neoclássica.

De acordo com essas teorias, o planejamento operacional é o tipo de planejamento em que se elaboram cronogramas específicos, planeja-se cada etapa e são criados métodos, procedimentos, normas, metas e programas.

A

✔️

O planejamento operacional trabalha com objetivos e metas de curto prazo, sendo composto por planos operacionais que irão tratar da gestão da rotina da organização (tarefas, atividades, operações) em prol do alcance dos resultados almejados.

“O planejamento operacional irá determinar as ações específicas necessárias para cada atividade ou tarefa importante na organização.

(…) é um desdobramento do planejamento tático, pois irá estabelecer como as tarefas devem ser cumpridas para que, somadas, os objetivos táticos (e os estratégicos) sejam atingidos. Nesse nível, o planejamento é focado no curto prazo e é constantemente revisto.”

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

A definição de objetivos que especificam os resultados esperados de grupos ou indivíduos está inserido no planejamento operacional.

A

✔️

Os planos operacionais, que abrangem todas as áreas funcionais, são ainda mais específicos do que os planos táticos, pois têm que se desdobrar em atividades operacionais (tarefas), detalhando como serão alocadas pessoas, equipamentos e demais recursos para realizar os objetivos traçados de modo que se consiga definir, de maneira específica, os resultados dos grupos que executam as atividades operacionais.

Resumidamente, os objetivos estratégicos interpretados nos planos táticos serão executados pelas unidades e equipes da baixa administração.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O planejamento operacional identifica os procedimentos e os processos específicos requeridos nos níveis inferiores da organização. Os gestores operacionais desenvolvem planos para períodos de tempo bastante curtos e focalizam tarefas rotineiras como lotes de produção e roteiros de entrega.

A

✔️
Segundo Chiavenato (2022),

“O planejamento operacional é focalizado para o curto prazo e abrange cada uma das tarefas ou operações individualmente. Preocupa-se com o que fazer e com o como fazer as atividades cotidianas da organização. Refere-se especificamente às tarefas e operações realizadas no nível operacional”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

O planejamento estratégico envolve a sobrevivência e a sustentabilidade de uma organização, com as responsabilidades relacionadas à empresa, a seus negócios, a seus empregados, fornecedores e clientes. Portanto, se relaciona com o processo de definir a missão (razão de ser da organização) e os objetivos pretendidos, devendo ser considerado tanto o ambiente interno quanto o externo (oportunidades e ameaças).

A

✔️

De acordo com Andrade (2016),

“O planejamento estratégico é genérico, isto é, ABRANGE A ORGANIZAÇÃO COMO UM TODO, não abordando, portanto, detalhes específicos de cada departamento ou divisão. É dirigido para o longo prazo, procura estabelecer um senso de direção para os caminhos alternativos futuros que a organização poderá seguir”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

O planejamento estratégico busca especificar como fazer para alcançar os objetivos organizacionais e isso significa que toda organização deve ser envolvida neste planejamento. O planejamento estratégico, mais amplo e abrangente, é definido no nível institucional, projetado para longo prazo e envolve a organização como um todo.

A

✔️

Segundo Chiavenato (2022), São características do planejamento estratégico:

  • É projetado a longo prazo;
  • Está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa e, portanto, sujeito a incerteza;
  • Envolve a empresa como um todo, abarcando todos os seus recursos, no sentido de obter efeito sinergístico de todas as capacidades e potencialidades da empresa.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

O planejamento tático que abrange cada departamento ou unidade da organização, trabalhando com decomposição dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no planejamento estratégico. Os planos táticos concentram‐se nas ações amplas que uma unidade precisa realizar para cumprir sua parte do plano estratégico. Suponhamos que uma estratégia exija o lançamento de uma linha inédita de produtos.

A

✔️

Segundo Chiavenato (2008),

“O planejamento tático é focado no médio prazo e enfatiza as atividades correntes das várias unidades ou departamentos da organização. Os planos táticos geralmente são desenvolvidos para as áreas de produção, marketing, pessoal, finanças e contabilidade”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

O planejamento operacional que abrange cada tarefa ou atividade específica, ou seja, trata dos detalhes, desdobrando os assuntos do planejamento tático em ação. O planejamento operacional preocupa-se basicamente com “o que fazer” e com o “como fazer” no nível em que as tarefas são executadas. Refere-se especificamente às tarefas e operações realizadas no dia a dia da organização.

A

✔️

Segundo Chiavenato (2008),

“O Planejamento operacional é focalizado para o curto prazo e abrange cada uma das tarefas ou operações individualmente. Preocupa-se com o que fazer e com o como fazer as atividades cotidianas da organização”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

O planejamento tático que abrange cada departamento ou unidade da organização, trabalhando com decomposição dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no planejamento estratégico.

A

✔️

Segundo Chiavenato (2008),

“O planejamento tático é focado no médio prazo e enfatiza as atividades correntes das várias unidades ou departamentos da organização. Os planos táticos geralmente são desenvolvidos para as áreas de produção, marketing, pessoal, finanças e contabilidade”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
22
Q

Um tribunal de contas que se encontre em processo de planejamento deverá elaborar um diagnóstico das suas condições de trabalho e das perspectivas de mudanças na sociedade, determinar os objetivos a serem alcançados e as ações a serem adotadas para alcançá-los, além de definir e distribuir as responsabilidades pela execução das ações.

A

De fato, o planejamento envolve o diagnóstico das condições de trabalho e das perspectivas de mudanças na sociedade, bem como a determinação dos objetivos a serem alcançados e as ações a serem adotadas (traçar os planos) para alcançá-los.

Contudo, “definir e distribuir as responsabilidades pela execução das ações” é característica da função Organização.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
23
Q

A declaração exercer o controle externo da gestão dos recursos públicos estaduais em benefício da sociedade expressa a missão de determinado órgão público e traduz seu projeto futuro, explicitando aonde ele pretende chegar.

A

De fato, a declaração “exercer o controle externo da gestão dos recursos públicos estaduais em benefício da sociedade” expressa a missão de um órgão público (provavelmente um Tribunal de Contas Estadual).

Contudo, é a visão que “traduz seu projeto futuro, explicitando aonde ele pretende chegar”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
24
Q

Para a formulação da estratégia de uma instituição, segundo a análise SWOT, é relevante que se avalie o ambiente interno com a finalidade de se identificarem as oportunidades e as ameaças existentes dentro da organização.

A

As oportunidades e as ameaças são inerentes ao ambiente externo. As forças e fraquezas é que estão relacionadas ao ambiente interno da organização.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
25
Q

Os planos operacionais correspondem à tradução e à interpretação das decisões estratégicas e são realizados nos níveis intermediários de uma instituição.

A

Os planos operacionais correspondem à tradução e à interpretação das decisões táticas e são realizados nos níveis operacionais de uma instituição.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
26
Q

A definição da visão de uma instituição é compreendida como uma etapa do planejamento estratégico, com o foco no futuro e naquilo que se pretende alcançar no longo prazo.

A

✔️

A visão é um componente da intenção estratégica. A visão é um modelo mental claro de um estado ou situação altamente desejável pela organização, ou seja, uma realidade futura e possível, descrita de forma simples e objetiva, partilhada por todos os seus membros. Descreve como a organização almeja ser percebida no futuro. A visão de futuro deve responde à seguinte questão: “onde queremos chegar?”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
27
Q

O planejamento estratégico, para ser eficaz, deve possuir conteúdo detalhado e analítico, e a amplitude de sua abrangência deve ser orientada para cada unidade organizacional.

A

Quem deve ter conteúdo detalhado e analítico, além de amplitude orientada para cada unidade organizacional é o planejamento operacional.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
28
Q

Com o detalhamento das tarefas, os planos de curto prazo para dar cobertura às atividades individuais dos servidores de um órgão são inerentes ao planejamento tático.

A

Os detalhamentos de tarefas são incumbências do planejamento operacional.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
29
Q

O planejamento tático indica a participação de cada unidade no planejamento global. Refere-se a cada área ou departamento da empresa.

A

✔️

Chiavenato (2004, p. 171):

Planejamento Tático é o planejamento que abrange cada departamento ou unidade da organização. Suas características são:

  • É projetado para o médio prazo, geralmente para o exercício anual.
  • Envolve cada departamento, abrange seus recursos específicos e preocupa-se em atingir os objetivos departamentais.
  • É definido no nível intermediário, em cada departamento da empresa.
30
Q

Planejamento estratégico - É holístico e sistêmico, envolvendo o todo organizacional em relação ao contexto ambiental.

A

✔️

Chiavenato (2004, p. 171):

O Planejamento Estratégico é mais amplo e abrange toda a organização. Suas características são:

  • É projetado no longo prazo, tendo seus efeitos e consequências estendidos a vários anos pela frente.
  • Envolve a empresa como uma totalidade, abrange todos os recursos e áreas de atividade, e preocupa-se em atingir os objetivos em nível organizacional.
  • É definido pela cúpula da organização (no nível institucional) e corresponde ao plano maior ao qual todos os demais estão subordinados.
31
Q

O planejamento operacional é definido para cada tarefa, operação ou atividade, exclusivamente.

A

✔️

Chiavenato (2004, p. 171):

Planejamento Operacional é o planejamento que abrange cada tarefa ou atividade específica. Suas características são:

  • É projetado para o curto prazo, para o imediato.
  • Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas específicas.
  • É definido no nível operacional, para cada tarefa ou atividade.
32
Q

A administração por objetivos, bastante utilizada no decorrer dos anos 1960 e 1970, favoreceu a melhoria dos padrões de desempenho e o dinamismo na condução da estrutura organizacional, mas falhou ao primar pela quantidade de atividades dos colaboradores em detrimento da qualidade das ações envolvidas.

A

✔️

A APO, ou administração por resultados, é um modelo de administração pautado pelo pragmatismo e espírito democrático da Teoria Neoclássica. Surgiu em 1954 por meio de Peter Drucker, o pai de tal modelo. Além disso, o modelo serviu para criação de avaliação de desempenho e concatenação de objetivos organizacionais e pessoais.

  • A APO primou mais sobre os resultados do que nos processos, ou seja, se preocupou na quantidade de entregas, mas não esqueceu que essas entregas precisam de qualidade.

Na lição de Chiavenato:

Embora tenha um passado autocrático, a APO funciona hoje com uma abordagem amigável, democrática e participativa, servindo de base para os novos esquemas de avaliação do desempenho humano, remuneração flexível e, sobretudo, para a compatibilização entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais das pessoas.

33
Q

O planejamento estratégico é de longo prazo, enquanto o tático é de curto prazo, cada qual com diretrizes próprias e totalmente independentes.

A

Segundo Chiavenato (2008),

“O planejamento tático é focado no médio prazo e enfatiza as atividades correntes das várias unidades ou departamentos da organização. Os planos táticos geralmente são desenvolvidos para as áreas de produção, marketing, pessoal, finanças e contabilidade”.

O planejamento tático que abrange cada departamento ou unidade da organização, trabalhando com decomposição dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no planejamento estratégico.

34
Q

O planejamento estratégico corresponde a metas a serem estabelecidas no futuro, quando os problemas efetivamente se apresentarem.

A

Segundo Chiavenato (2000), São características do planejamento estratégico:

  • É projetado a longo prazo;
  • Está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa e, portanto, sujeito a incerteza;
  • Envolve a empresa como um todo, abarcando todos os seus recursos, no sentido de obter efeito sinergístico de todas as capacidades e potencialidades da empresa.
35
Q

O planejamento operacional diz respeito às metas estritamente financeiras, enquanto o estratégico à missão institucional da organização.

A

O planejamento operacional preocupa-se basicamente com “o que fazer” e com o “como fazer” no nível em que as tarefas são executadas. Este nível refere-se especificamente às tarefas e operações realizadas no dia a dia no nível operacional. Portanto, deve conter os procedimentos básicos a serem adotados.

Para Maximiano (2015):

“Planejamento operacional é o processo de definir ações específicas e recursos que possibilitam a realização de objetivos. É um processo determinístico de lidar com o futuro”.

36
Q

O planejamento operacional é relacionado à função gerencial e se desdobra em programas e projetos, com os respectivos orçamentos e cronogramas.

A

✔️

Segundo Chiavenato (1999), o planejamento operacional:

É o planejamento feito para cada tarefa ou atividade suas principais características são:

  • É projetado para curto prazo, para o imediato;
  • Envolver cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas específicas;
  • É definido no nível operacional, para cada atividade ou tarefa.
37
Q

O planejamento tático é de natureza sistêmica, enquanto o estratégico é ligado a ações e projetos específicos e delimitados.

A

O planejamento estratégico é genérico, isto é, abrange a organização como um todo, não abordando, portanto, detalhes específicos de cada departamento ou divisão.

38
Q

Um dos elementos essenciais do processo de planejamento é o estabelecimento de objetivos que explicitem os resultados que se deseja alcançar, fornecendo senso de direção para as ações e esforços organizacionais. Objetivos eficazes devem ser adequadamente formulados, atendendo a certos critérios, tais como serem inovadores.

A

Os OBJETIVOS se consubstanciam nos resultados futuros que se pretende atingir, de acordo com a visão de futuro. São alvos que a organização seleciona e busca atingir em um período pré-determinado. Em regra, são medidores qualitativos.

Destaca Oliveira (2001) que os objetivos organizacionais devem ser hierárquicos (desmembrados a cada nível da organização), realistas, consistentes, claros, entendidos, desafiadores, motivadores e tangíveis.

Um mnemônico a ser seguido, para identificarmos os critérios que devem ser atendidos no processo de formulação de objetivos, é o seguinte: SMART (Specific, Measurable, Achievable, Relevant e Time-bound), que traduzido para a língua portuguesa pode ser adaptado para “eSpecíficos”, “Mensuráveis”, “Atingíveis”, “Relevantes” e “Temporais”.

39
Q

O planejamento operacional focaliza o curto prazo, abrangendo cada uma das tarefas ou operações individualmente, e está voltado para a otimização e a maximização de resultados. A esse respeito, os regulamentos indicam o plano operacional que está relacionado ao comportamento das pessoas.

A

✔️

O planejamento operacional é aquele que ocorre nos níveis inferiores da organização, envolvendo as atividades e tarefas cotidianas numa perspectiva de curto prazo. Nesse nível de planejamento, vários planos podem ser elaborados.

De acordo com Chiavenato (2008), os planos operacionais podem ser classificados em:

i. Procedimentos: são os planos operacionais relacionados com os métodos e fluxogramas.

ii. Orçamentos: são os planos operacionais relacionados com os recursos financeiros.

iii. Programas: São os planos operacionais relacionados com o tempo, como o cronograma.

iv. Regulamentos: São os planos operacionais relacionados com o comportamento das pessoas.

40
Q

O consenso é o elemento adicional que deve ser incorporado ao processo de planejamento estratégico governamental para garantir a concordância da população em relação ao curso de ação a ser tomado.

A

✔️

Na lição de Paludo 2016:

O planejamento estratégico é um processo de construção de consenso. Em face da diversidade de interesses e necessidades dos parceiros envolvidos, esse planejamento oferece um meio de atender a eles na direção futura que melhor convenha a todos.

O consenso é um elemento essencial para possibilitar a concordância da população. Conforme abordado nas discussões sobre governança, a capacidade de um governo em obter consenso entre diversos grupos sociais e políticos é fundamental para a legitimação de suas ações.

O consenso envolve diálogo, negociação e participação ativa dos cidadãos, o que é fundamental para que o planejamento estratégico seja amplamente aceito e apoiado pela população.

41
Q

Os objetivos são passos para se atingirem as metas, no planejamento estratégico de uma empresa.

A

Os objetivos se consubstanciam nos resultados futuros que se pretende atingir, de acordo com a visão de futuro.

Segundo Oliveira (2007),

“Os objetivos organizacionais devem ser: hierárquicos, realistas, consistentes, claros, entendidos, desafiadores, motivadores e tangíveis”.

Objetivo SMART é um conceito que parte do acrônimo formado pelas iniciais das palavras Specific, Measurable, Attainable, Realistic e Time-bound, que orientam a criação de objetivos mais eficazes.

Já as metas são desdobramentos dos objetivos e refletem uma posição no futuro. Relacionam-se ao tempo e aos valores. Assim, metas são as formas ou meios que aplicamos para atingirmos os objetivos. As metas, como são mais específicas, são os passos para que os objetivos possam ser atingidos.

De Acordo com Oliveira (2007),

“Para alcançar os seus objetivos é preciso, também, que o indivíduo ou o grupo disponha de um conjunto de meios, cuja aplicação o conduza aos objetivos estabelecidos”.

42
Q

A formulação estratégica deve ajustar-se à estrutura organizacional e à cultura corporativa, ambas alinhadas aos objetivos estratégicos.

A

✔️

O processo de administração estratégica trazido por Sobral e Peci (2008):

  • Diagnóstico da situação atual;
  • Análise estratégica (ambiente externo e interno);
  • Formulação estratégica;
  • Implementação estratégica;
  • Controle estratégico.

A partir da ANÁLISE do ambiente (externo e interno), os administradores definem os OBJETIVOS estratégicos (a missa e visão também) e FORMULAM as estratégias que assegurarão o alcance desses objetivos.

A estratégia deve ser pautada em decisões referentes à ESTRUTURA organizacional, à CULTURA, aos estilos de liderança, ao sistema de recompensa da organização etc. (ou seja, deve existir um ALINHAMENTO! A estratégia não está “descolada” da forma que a organização funciona)!

Após (ou durante) a implementação, temos o controle como etapa final para monitorar a implementação e avaliar o desempenho!

43
Q

A etapa preliminar do planejamento estratégico deve identificar o “terreno” ou o “cenário” em que se desenvolverá a ação.

A

✔️

A etapa preliminar de um planejamento estratégico está associado a identificar o “ terreno” ou o “cenário” que se desenvolverá a ação. Conforme vimos no comentário acima, na etapa preliminar engloba a missão e o diagnóstico estratégico.

44
Q

etapa preliminar do planejamento estratégico deve identificar o perfil, os recursos e as técnicas das forças sociais em confronto.

A

✔️

Na etapa preliminar do planejamento estratégico ocorre a identificação de aliados, oponentes, interessados, neutros e em alguns casos, até inimigos, mapeando a natureza e a consistência de seus vínculos.

45
Q

etapa preliminar do planejamento estratégico deve avaliar os métodos usados na resolução dos problemas dos atores envolvidos.

A

A avaliação do planejamento estratégico e dos métodos utilizados não faz parte da fase preliminar do planejamento estratégico.

46
Q

O planejamento estratégico é o pensamento sistêmico estruturado, organizado para que a administração alcance seus objetivos.

A

✔️

O planejamento estratégico (também chamado de planejamento global) consiste em elaborar objetivos que considerem a relação da organização com seu ambiente externo, mas levando em conta tanto as forças e fraquezas internas quanto as oportunidades e ameaças externas.

É o planejamento determinante para o futuro da organização como um todo (pensamento sistêmico estruturado), já que envolve a tomada de decisão sobre os objetivos estratégicos e estratégias de longo prazo.

47
Q

O planejamento estratégico é a ferramenta física que o administrador coloca no computador para monitorar e avaliar constantemente os resultados obtidos.

A

O planejamento não é uma ferramenta, mas um plano específico que orienta todo o sistema organizacional. Para isso, deve ser desdobrado e detalhado em planos táticos, os quais serão detalhados em planos operacionais; logo, é a combinação de todos os planos existentes na organização.

48
Q

O planejamento estratégico é o detalhamento de como a Administração vai atuar para alcançar seus objetivos gerais e funcionais, cumprindo sua missão e realizando sua visão de futuro.

A

✔️

O planejamento estratégico é, de fato, o plano que estabelece a missão e a visão de futuro. Analisando diversos autores, podemos relacionar as principais características do planejamento estratégico:

  • É projetado no longo prazo, tendo seus efeitos e consequências estendidos a vários anos pela frente.
  • Envolve a organização como uma totalidade, todos os recursos e áreas de atividade, e preocupa-se em atingir os objetivos em nível organizacional.
  • É definido pela cúpula da organização (nível institucional) e corresponde ao plano maior ao qual todos os demais estão subordinados.
49
Q

Ao elaborar um planejamento que contemple os diferentes processos e possibilite o alcance da finalidade institucional, é adequado que o departamento administrativo de um órgão público adote um planejamento ancorado em pressupostos da administração por objetivos, com ênfase na definição dos objetivos e no desempenho das pessoas, para obter o resultado institucional almejado.

A

✔️

Conforme Peter Druker, a ideia é o envolvimento de todos os membros organizacionais no processo de definição de objetivos organizacionais. No planejamento estratégico a organização é vista de modo global com objetivos gerais e que possibilite a finalidade institucional da organização.

50
Q

Na escola de planejamento estratégico embasada no poder, a estratégia é um processo de negociação por meio do exercício da influência para negociar estratégias favoráveis a interesses, em que os pontos fortes residem na valorização de aspectos como a cultura da organização e o exercício da liderança.

A

A Escola de Poder, uma das escolas do planejamento, é caracterizada pela formulação de estratégia como um processo aberto de influência, enfatizando o uso de poder e política para negociar estratégias favoráveis a determinados interesses. Portanto, são seus pontos fracos que residem na falta de valorização de aspectos como a cultura da organização e o exercício da liderança.

Para Mintzberg (2010):

As escolas estratégicas refletem na prática gerencial. Cada uma tem uma perspectiva única que focaliza, um aspecto importante do processo de formulação de estratégia. Cada uma dessas perspectivas é, em certo sentido, estreita e exagerada. Porém. em outro sentido, cada uma também é interessante e criteriosa.

51
Q

Atualmente, nos estudos acerca da estratégia organizacional, o capital financeiro, e não mais o capital humano, é considerando o principal recurso estratégico.

A

Nos estudos modernos sobre estratégia organizacional, o capital humano continua a ser considerado um dos principais recursos estratégicos, muitas vezes sendo colocado até mesmo acima do capital financeiro. A importância do capital humano é amplamente reconhecida porque as habilidades, competências e motivação dos funcionários são essenciais para a inovação, eficiência e competitividade da organização.

Conforme Chiavenato, a gestão de pessoas é fundamental para o sucesso organizacional, destacando que o capital humano é uma fonte significativa de vantagem competitiva sustentável. Ele afirma: O capital humano é o elemento que diferencia uma organização bem-sucedida de outra que não é. O investimento em pessoas se traduz em benefícios diretos para a organização.

Além disso, Robbins também enfatiza a importância do capital humano, ressaltando que as pessoas são os ativos mais valiosos de uma organização: As organizações bem-sucedidas reconhecem que a gestão eficaz do capital humano é a chave para o desenvolvimento e implementação de estratégias bem-sucedidas.

52
Q

Garantir o direito à saúde como direito fundamental e prover condições para o seu exercício é um tipo de missão.

A

✔️

Missão é o motivo (propósito) pelo qual a organização existe. Ao defini-la os gestores precisam pensar no longo prazo, porque é necessário que a missão seja bem entendida e que tenha credibilidade, não podendo ser mudada a todo instante porque isso cria instabilidade em toda a organização.

“A missão de uma organização, privada ou pública, deve expressar com clareza porque ela existe e o que ela faz. A missão é a razão de ser da empresa: além do porquê, expressa a essência da organização e deve ser orientada para o futuro.”

(PALUDO, Augustinho Vicente. Administração Pública. Rio de Janeiro: Forense. 7ª ed. revista e atualizada. 2018. P. 378)

Ela representa a razão de ser empresa, mas esse propósito não pode ser algo irreal, ou seja, construído apenas pela ideia de vender algum produto ou serviço.

“A missão da empresa deve ser definida em termos de satisfazer a alguma necessidade do ambiente externo, e não em termos de oferecer algum produto ou serviço a mercado.”

(OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia e práticas. São Paulo: Editora Atlas. 25ª edição. 2007. P. 50)

53
Q

Ser a principal referência de ações de saúde no Estado do Mato Grosso é um exemplo de visão.

A

✔️

Visão é a projeção daquilo que a organização quer alcançar, juntamente com todos os valores e crenças organizacionais, que são os princípios norteadores definidos pela alta administração para fortalecer a interação entre os funcionários, a empresa e a sociedade.

A visão é definida com base na missão da organização e deve ser mais flexível que esta para poder lidar com as incertezas do futuro.

“No estabelecimento da visão olha-se para o futuro e define-se como se espera que a organização seja vista e reconhecida por colaboradores, clientes, fornecedores, concorrentes e pela sociedade.

(…) Ela deve descrever com clareza um futuro ideal para a empresa e ser flexível às mudanças ambientais.”

(PALUDO, Augustinho Vicente. Op. Cit. P. 380)

54
Q

Respeitar os cidadãos, oferecendo tratamento humanizado e integridade pública é um valor organizacional.

A

✔️

Os valores da organização são os princípios norteadores definidos pela alta administração para fortalecer a interação entre os funcionários e a empresa, criando identificação entre os objetivos profissionais e organizacionais.

“Valores são princípios, crenças, normas e padrões que orientam o comportamento e a atuação da organização, e que devem ser internalizados e incorporados em sua cultura.

(…) são essenciais para o pensamento estratégico e não devem ser reduzidos a simples proclamação de palavras de efeito, mas por representarem os credos organizacionais, devem ser internalizados e disseminados como guias para as relações internas e externas.”

(PALUDO, Augustinho Vicente. Op. Cit. P. 379)

55
Q

Em uma organização na qual se planejam, por tempo pré-fixado, receitas e despesas correlacionadas à adoção de medidas que orientem o comportamento das pessoas no trabalho, evidencia-se uma correlação entre os planos orçamentários e os planos comportamentais ou regulamentos.

A

✔️

O desenvolvimento do capital intelectual da organização requer investimentos. Qualquer ação nesse sentido não pode ser vista como custo, mas como investimento. Ocorre que esses investimentos aplicados geram despesas.

Pois bem, o planejamento ocorre tanto a nível global como a nível departamental. Assim, planos são desenvolvidos em cada área da empresa, como o departamento de pessoal e o departamento financeiro. Por certo que o departamento de pessoal também deve possuir um plano orçamentário, pelo qual qualquer dispêndio com ações voltadas à gestão de pessoas da organização deverá estar vinculado.

56
Q

Os objetivos estratégicos definidos para cumprimento do planejamento estratégico da representação jurídica de um estado devem ser específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e programáveis quanto ao tempo de realização.

A

✔️

A ferramenta SMART que foi criada por Peter Drucker e, é considerada uma poderosa técnica utilizada para validar qualquer objetivo e auxiliar no planejamento de maneira eficiente.

Smart é um acrônimo, palavra formada pelas iniciais, de um termo em inglês: Specific, Menssurable, Achievable, Realistc e Time-based.

O Método tem o objetivo de definir metas construídas de forma a se considerar 5 atributos:

S (Específico) significante e simples, o objetivo deve ser específico, facilmente entendido por qualquer pessoa.
M (Mensurável) passível de ser medido para aumentar a previsibilidade e saber se o objetivo será alcançado e quando.
A (Atingível) - apropriado e alcançável. O objetivo deve ser ousado, porém dentro de uma realidade possível, do contrário, isso vai provocar desmotivação e frustração. Objetivo com riscos gerenciados com nível de incerteza tolerável.
R (Relevante) importante, valorizado, motivante. O seu esforço será recompensado quando alcançar a meta
T (Temporal) com alocação de tempo adequada para que o objetivo seja alcançado, precisa ter um prazo para ser alcançado

57
Q

A APO desloca a temática das atividades-meio, interessadas no por que fazer, para os objetivos e finalidades da organização, interessados no como fazer.

A

A Administração por Objetivos (APO) efetivamente muda o foco das atividades-meio para os resultados e finalidades da organização.

A APO se concentra tanto no “como fazer” (a maneira de atingir os objetivos) quanto no “por que fazer” (a razão ou finalidade dos objetivos). Portanto, a simplificação para uma única perspectiva não reflete a essência da APO.

58
Q

A APO constitui em um modelo gerencial significativo da Teoria Neoclássica da Administração, identificando-se com seu espírito pragmático e democrático.

A

✔️

A APO é, de fato, um modelo gerencial significativo da Teoria Neoclássica da Administração, identificando-se com seu espírito pragmático e democrático. Este modelo administrativo promove a participação e a definição conjunta de objetivos entre gerentes e subordinados, estabelecendo uma gestão orientada para resultados esperados. Isso está alinhado com o espírito pragmático e a busca pela eficácia, características centrais da Teoria Neoclássica.

59
Q

A APO define as metas e responsabilidades dos gerentes, de forma a centralizar a responsabilidade pela decisão, de acordo com a necessidade da organização.

A

A APO promove a definição conjunta de objetivos entre gerentes e subordinados, especificando responsabilidades com base nos resultados esperados. Isso implica uma distribuição de responsabilidades e uma descentralização na tomada de decisão, permitindo uma maior flexibilidade e responsabilização por parte de diferentes níveis hierárquicos da organização. O processo de APO visa a participação ativa e o comprometimento de todos os envolvidos na definição e na consecução dos objetivos.

60
Q

A APO divide a delegação da decisão para os níveis mais altos da organização, gerando rapidez no processo, insatisfação dos funcionários e melhorar a qualidade do que é decidido.

A

A APO não divide a delegação da decisão exclusivamente para os níveis mais altos da organização, como sugere a alternativa. Pelo contrário, ela envolve a participação de diferentes níveis hierárquicos na definição de objetivos e na tomada de decisões relacionadas ao caminho para alcançá-los.

61
Q

O planejamento estratégico pode ser considerado como a formalização das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas; o planejamento tático tem por objetivo a otimização dos resultados da empresa como um todo; e o planejamento operacional relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para se alcançá-los. Todos esses tipos de planejamento, portanto, estão associados aos níveis de decisão da organização.

A

O planejamento OPERACIONAL pode ser considerado como a formalização das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas;

O planejamento tático tem por objetivo a otimização dos resultados da empresa como um todo; e

O planejamento ESTRATÉGICO relaciona-se com objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para se alcançá-los. Todos esses tipos de planejamento, portanto, estão associados aos níveis de decisão da organização.

62
Q

O relatório gerencial Constitui uma forma de atribuição de responsabilidade pela qual o administrador sumaria as atividades sob sua responsabilidade e relata ao seu superior, prestando conta dos resultados que conseguiu atingir.

A

✔️

No contexto da Administração por Objetivos (APO) o relatório gerencial é atribuição do gerente, nele o gerente presta conta ao seu superior dos resultados da execução dos planos, permitindo comparação entre o desempenho real com os objetivos fixados.

63
Q

A APO envolve um comportamento cíclico, de tal forma que o resultado de um ciclo permite correções e ajustamentos no ciclo seguinte, por meio da retroação proporcionada pela avaliação de resultados. Esse ciclo costuma corresponder ao exercício fiscal da empresa.

A

✔️

A Administração Por Objetivos é um modelo de administração por meio do qual as gerências de uma organização estabelecem metas para suas administrações, no início de cada período, de preferência coincidindo com o exercício fiscal da empresa, em consonância com as metas gerais da organização, fixadas pelos acionistas, por meio da diretoria (CHIAVENATO, 2003).

64
Q

A habilidade humana corresponde à capacidade do administrador em se relacionar com outras pessoas ou grupos e o nível estratégico delimita as funções gerenciais e atividades de áreas como marketing e finanças.

A


De acordo com Lacombe (2008),

“Habilidade humana é a capacidade de trabalhar com eficácia como membro de um grupo e de conseguir esforços cooperativos nesse grupo na direção dos objetivos estabelecidos”.

Segundo Chiavenato (2010),

“O nível estratégico opera com incerteza em face da exposição às forças e variáveis ambientais”.

65
Q

O nível operacional constitui-se pelos administradores de linha de frente, responsáveis pela coordenação do trabalho realizado cotidianamente e a habilidade conceitual está relacionada à capacidade de interpretar situações abstratas e complexas.

A

✔️

Para Lacombe (2008),

“Habilidade conceitual significa a habilidade de visualizar a organização como um conjunto integrado”.

A habilidade conceitual consiste na capacidade de lidar com ideias e conceitos abstratos. Permite que o gestor faça abstrações e desenvolva filosofias, valores, princípios e ações.

Segundo Chiavenato (2010), a habilidade conceitual:

“proporciona ideias globais e conceitos, valores e princípios que permitem saber aonde chegar, a fim de definir o comportamento e as ações futuras necessárias além da capacidade de diagnóstico e da visão futura”.

66
Q

A habilidade técnica refere-se à capacidade do administrador em operar ferramentas específicas como máquinas de produção e o nível tático é constituído por administradores responsáveis pela articulação entre o nível estratégico e o operacional.

A

✔️

Segundo Lacombe (2008),

“Habilidade técnica é a compreensão e domínio de determinado tipo de atividade. Envolve conhecimento especializado, habilidade analítica dentro da especialidade e facilidade no uso das técnicas e do instrumental da disciplina específica”.

O nível intermediário ou gerencial tem como função amortecer os impactos ambientais e transformar os objetivos de ação para o nível operacional. É responsável pela implementação do plano estratégico. Neste nível é realizado o plano tático que são elaborados para possibilitar a realização dos planos estratégicos.

Segundo Oliveira (2010), o nível tático:

“cuida da articulação interna entre os dois níveis respectivamente colocados no topo e na base da organização empresarial”.

67
Q

O nível estratégico responde pelo direcionamento maior da organização, bem como pela tradução das políticas ao nível operacional e a habilidade técnica refere-se à capacidade de usar conhecimentos especializados e melhorar a comunicação interna.

A


O nível operacional está localizado na base da organização e se relaciona com os problemas ligados à execução do cotidiano e eficiente das tarefas e operações. Neste nível as tarefas são executadas e é composto pelas áreas encarregadas de executar as tarefas. O nível estratégico não corresponde por traduzir as políticas de nível operacional.

68
Q

O planejamento estratégico enfatiza tanto a análise global do cenário quanto o aspecto de longo prazo dos objetivos.

A

✔️

O planejamento estratégico é a maneira de analisar racionalmente as oportunidades oferecidas pelo ambiente, diante dos pontos fortes e fracos da organização e, assim, procurar um modo de compatibilizar, ou gerar estratégias entre os extremos (organização e meio inserido), com a intenção de atender da melhor forma possível aos objetivos e metas da organização.

O planejamento estratégico é o mais alto nível de planejamento e está relacionado à definição da direção de longo prazo da organização. Ele envolve a análise do ambiente externo, a definição de metas de longo prazo e o estabelecimento de estratégias para alcançar essas metas.

O planejamento estratégico proporciona uma visão ampla e abrangente que orienta a organização como um todo.

69
Q

Missão, visão, valores, indicadores e metas são elementos que podem ou não estar no Planejamento Estratégico.

A

✔️

Missão, visão e valores são elementos essenciais do propósito organizacional e desempenham papéis distintos em uma organização. Desta forma, a presença da missão, visão e valores no planejamento estratégico ajuda a garantir que a organização tenha um propósito claro, uma visão inspiradora e princípios que orientem suas ações à medida que busca alcançar seus objetivos de longo prazo. Esses elementos são fundamentais para a construção de uma organização coesa, eficaz e ética.

Esses elementos fornecem orientação e direção claras para a organização, ajudando-a a definir seu propósito, seus objetivos de longo prazo e os princípios que orientam seu comportamento. Além de garantir que todos na organização estejam alinhados com um propósito comum e compartilhem uma visão de futuro.

  • A visão inspira e motiva as partes interessadas, o que é essencial para o engajamento dos funcionários e a criação de uma cultura de alto desempenho.
  • A missão, visão e valores também são frequentemente compartilhados externamente com clientes, parceiros e outras partes interessadas, ajudando a construir a reputação e a imagem da organização.
70
Q

O planejamento operacional é responsável pela orientação a gestores e funcionários quanto às atividades que devem ser desenvolvidas.

A

O planejamento operacional identifica os procedimentos e processos específicos necessários nos níveis inferiores da empresa.

Os gestores de linha de frente costumam concentrar‐se em tarefas rotineiras, como lotes de produção, cronogramas de entrega e requisitos de recursos humanos. Trata-se do planejamento mais específico da organização, que envolve cada unidade de trabalho.

O planejamento operacional preocupa-se basicamente com “o que fazer” e com o “como fazer” no nível em que as tarefas são executadas. Refere-se especificamente às tarefas e operações realizadas no dia a dia da organização.

De acordo com Chiavenato (2023),

“Planejamento operacional é o planejamento da base de operações e define o cotidiano de tarefas e operações do nível operacional”.

71
Q

O planejamento tático apresenta menor flexibilidade que outros tipos de planejamento, pois envolve a organização como um todo.

A

O planejamento tático que abrange cada departamento ou unidade da organização, trabalhando com decomposição dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidas no planejamento estratégico. Os planos táticos concentram‐se nas ações amplas que uma unidade precisa realizar para cumprir sua parte do plano estratégico. Suponhamos que uma estratégia exija o lançamento de uma linha inédita de produtos.