ZOO1 Flashcards
Municípios em investigação para Leishmaniose Visceral?
Municípios com casos humanos ou caninos suspeitos aguardando a confirmação do diagnóstico para infecção por Leishmania infantum.
Caso confirmado de leptospirose?
Indivíduo com febre, cefaleia e mialgia e com fenômeno hemorrágico associado à detecção de DNA por PCR em amostra de sangue com anticoagulante (exceto heparina) em pacientes com até 10 dias de início dos sintomas
Caso suspeito de leptospirose?
Indivíduo com febre, cefaleia e mialgia, que apresente exposição a enchentes, alagamentos, lama ou coleções hídricas nos últimos 30 dias anteriores à data de início dos sintomas com exame reagente ao MAT com título igual ou maior a 400
Forma crônica de mormo?
Na forma crônica, que é mais comum nos equinos, os doentes podem aparecer com discreto catarro nasal (frequentemente de um lado só), fraqueza e alguns sinais de comprometimento dos pulmões e brônquios
Reação de hipersensibilidade associada à vacina da febre amarela?
Definida como uma reação aguda de hipersensibilidade do tipo I de Gell & Coombs, mediada por IgE, com envolvimento de múltiplos sistemas e com progressão rápida, grave e com risco de morte. Sua gravidade implica em envolvimento cardiovascular e respiratório intenso além do envolvimento de outros sistemas.
Bovinos comumente se tornam portadores da listeriose por longo período e com eliminação diária. Salienta-se que também foram observados animais eliminando L. monocytogenes nas fezes, não estando a silagem contaminada. V ou F?
Falso.
Bovinos raramente se tornam portadores
O quadro clínico do botulismo por ferimentos é semelhante ao do botulismo alimentar; entretanto, os sinais e sintomas gastrointestinais não são esperados. Pode ocorrer febre decorrente de contaminação secundária do ferimento. V ou F?
Verdadeiro.
O botulismo por ferimento deve ser lembrado nas situações em que não se identifica uma fonte alimentar, especialmente em casos isolados da doença
Cão infectado com LVC?
Todo cão assintomático com sorologia reagente para leishmaniose visceral ou exame parasitológico positivo, em município com transmissão confirmada.
A antibioticoterapia no tratamento da leptospirose está indicada em qualquer período da doença, mas sua eficácia costuma ser maior na 1ª semana do início dos sintomas. Vou F?
Verdadeiro.
As medidas terapêuticas de suporte devem ser iniciadas precocemente com o objetivo de evitar complicações, principalmente as renais, e óbito.”
À semelhança da tênia adulta, o cisticerco maduro, C. bovis, possui rostelo, mas não ganchos. V ou F?
Falso.
O cisticerco maduro do C. bovis não possui rostelo. À semelhança da tênia adulta, não tem rostelo, tampouco ganchos
O escólex da Taenia saginata não tem rostelo, tampouco ganchos, ao contrário da Taenia solium em que o rostelo apresenta quatro ventosas posicionadas em sentido radial e possui quatro ventosas e 22 a 32 ganchos, em duas fileiras. V ou F?
Verdadeiro.
Os tipos B e D de C. perfringens possuem a β-toxina de origem plasmidial. Vou F?
Falso.
Os tipos B e D compartilham, além da alfa-toxina (que está presente nos 5 tipos de C. perfringens), a ε-toxina.
Foco do complexo teníase-cisticercose pode ser definido como sendo a unidade habitacional com pelo menos um indivíduo sob tratamento com albendazol. V ou F?!
Falso.
Foco do complexo teníase-cisticercose pode ser definido como sendo a unidade habitacional com pelo menos: indivíduos com sorologia positiva para cisticercose; um indivíduo com teníase; um indivíduo eliminando proglótides; um indivíduo com sintomas neurológicos suspeitos de cisticercose; animais com cisticercose (suína/bovina).
Caso suspeito de febre amarela com aumento de 2 vezes ou mais dos títulos de anticorpos, detectados na sorologia em amostras pareadas pela técnica de inibição da hemaglutinação (IH) pode ser considerado um caso confirmado de febre amarela. V ou F?
Falso.
Aumento de 4 vezes
As pessoas com maior risco de adquirir listeriose são gestantes, crianças e recém-nascidos, idosos e indivíduos imunossuprimidos. Bloqueadores de receptores de Histamina (H2), antiácidos, laxantes e úlcera gástrica mostraram promover a doença, indicando que o ácido gástrico tem um efeito protetor contra a infecção. Outro fator importante é o ferro, que parece promover a virulência de L. monocytogenes. Vou F?
Verdadeiro.
Geralmente, a icterícia na fase tardia aparece entre o 3º e o 7º dia da doença e sua presença costuma ser usada para auxiliar no diagnóstico da leptospirose, sendo um preditor de pior prognóstico devido a sua associação com essa síndrome. V ou F?
Verdadeiro.
A manifestação clássica da leptospirose grave é a síndrome de Weil, caracterizada pela tríade de icterícia, insuficiência renal e hemorragia, mais comumente pulmonar.