DTA Flashcards
Os mecanismos de patogenicidade da Salmonella incluem inúmeros fatores de virulência e proteínas que causam reações inflamatórias. Esses fatores são agrupados em Ilhas de Patogenicidade (SPI), que são ilhas genômicas presentes em bactérias patogênicas e carreiam um ou mais genes de virulência. V ou F?
Verdadeiro
Para que a infecção ocorra, é necessário que o indivíduo sadio ingira aproximadamente 1000 organismos em alimentos ou água contaminados com fezes. Duas características marcantes na patogenia da Salmonelose são a invasão do hospedeiro e a proliferação intracelular. V ou F?
Falso.
Para que a infecção ocorra, é necessário que o indivíduo sadio ingira aproximadamente 100.000 bactérias.
A EAEC causa diarreia frequentemente persistente em crianças e adultos em países em desenvolvimento e desenvolvidos e diarreia dos viajantes. Os sintomas da infecção EAEC são frequentemente diarreia aquosa com muco e são acompanhados por febre, vômito e dor abdominal. São semelhantes às cepas de ETEC no que se refere à capacidade de adesão às células do intestino delgado. V ou F?
Verdadeiro.
A ETEC causa diarreia aquosa, que pode variar de uma doença leve e autolimitada a uma doença grave. O organismo é uma causa importante de diarreia infantil e diarreia do viajante países em desenvolvimento e áreas semitropicais. A ETEC é capaz de produzir as enterotoxinas termolábil (LT) e termoestável (ST), que são secretadas, além de se aderirem à mucosa do intestino delgado e produzem sintomas invadindo-a, dando origem à secreção intestinal provocando diarreia. V ou F?
Falso.
ETEC adere à mucosa, mas não a invade.
Campylobacter são bastonetes, Gram-negativos, móveis, microaerófilos, termófilas, com crescimento ideal entre 37 e 42°C e, por isso, a elevada temperatura metabólica (42°C) das aves predispõe esta espécie para ser o principal reservatório de Campylobacter spp. e auxilia na manutenção desse agente. V ou F?
Verdadeiro.
C. jejuni e C. coli são comensais em bovinos, suínos e pássaros. O C. jejuni é com frequência a espécie dominante em bovinos, enquanto C. coli e C. lari predominam em suínos e pássaros, nessa ordem. O Campylobacter upsaliensis tem sido frequentemente isolado a partir de gatos e cachorros domésticos. V ou F?
Falso.
C. jejuni é frequentemente a espécie dominante em aves e não em bovinos.
Os genótipos I, II, III e IV do vírus da Hepatite A são associados a infecções em animais e divididos em dois subgenótipos (A-B). Em geral, o genótipo I é o mais prevalente. Possuem genoma composto por uma cadeia simples de RNA sentido positivo, não envelopado, icosaédrico. V ou F?
Falso.
Genótipos associados a infecções em humanos.
Por não possuírem incidência sazonal, os HAV podem ser encontrados no mundo inteiro e são capazes de causar surtos, geralmente através de uma fonte em comum como água e/ou alimentos contaminados ou de pessoa para pessoa, podendo acometer todas as faixas etárias. V ou F?
Verdadeiro.
V. cholerae é uma espécie causadora de surtos relacionados com ambientes estuarinos, sendo a infecção decorrente da ingestão apenas de alimentos contaminados, como frutos do mar e vegetais ou ainda higiene deficiente, manipulação de alimentos por pessoas infectadas, cocção inadequada de alimentos, emprego de água contaminada para lavagem, preparo ou armazenamento de alimentos, destino inadequado dos dejetos e águas residuais. V ou F?
Falso.
Os surtos não são apenas de alimentos contaminados e também da ingestão de água contaminada.
Todas as cepas de V. vulnificus são consideradas igualmente patogênicas. A cápsula polissacarídica (PSC) é considerada o principal fator de patogenicidade. É uma estrutura de polímeros que cobre a superfície da bactéria constituída principalmente por polissacarídeos, com a função de proteção da bactéria, conferindo resistência à fagocitose pelos macrófagos e à ação bactericida. V ou F?
Verdadeiro.
Salmonell podem se estabelecer em pH extremos, de 3,8 a 9,5, sendo o ideal para reprodução em torno do pH 7. A sua temperatura ideal é de 35ºC a 43ºC (podendo resistir de 5ºC a 46ºC), com atividade hídrica ≥ 0,94, variando de acordo com a cepa. Como não formam endósporos, são relativamente termossensíveis, podendo ser destruídas a 60 ºC, em 15 a 20 minutos. V ou F?
Verdadeiro.
A porção polissacarídica dos lipopolissacarídeos é um dos mais importantes fatores para determinar a espécie. A quantidade e o tipo de açúcar associado à ligação entre eles caracterizam os antígenos virulentos, denominados “O”. Os antígenos associados ao flagelo são denominados “H” e os ligados à presença de cápsula são denominados “Vi”, estando presentes em todos as espécies. V ou F?
Falso.
O antígeno ligado à cápsula (Vi) estão presentem apenas na S. typhi, S. paratyphi e S. Dublin.
O gênero Shigella é dividido em quatro espécies: Shigella dysenteriae (sorogrupo A, 15 sorotipos), Shigella flexneri (sorogrupo B, 19 sorotipos), Shigella boydii (sorogrupo C, 20 sorotipos) e Shigella sonnei (sorogrupo D, 1 sorotipo). Estes são divididos em vários sorotipos dependentes do lipopolissacarídeo (LPS) e diferenças bioquímicas. V ou F?
Verdadeiro.
A gama de sintomas clínicos está relacionada ao estado imunológico do hospedeiro e à espécie causadora de Shigella, que diferem na presença de alguns fatores de virulência críticos, incluindo a toxina Shiga. O dano ao longo do epitélio do cólon leva ao principal sintoma clínico de diarreia, não contendo sangue e, que pode ser acompanhado por cólicas abdominais e febre. A disseminação da infecção é apenas limitada ao revestimento intestinal. V ou F?!
Falso.
A diarreia pode conter sangue e muco e a disseminação é geralmente limitada ao revestimento intestinal, mas outras manifestações podem estar presentes.
O Clostridium perfringens é um bacilo Gram-positivo, aeróbico, capaz de esporular, que pode ser facilmente encontrado em diversos tipos de ambientes (solo, dejetos sólidos, esgotos) além do intestino de diversos animais e homem (sem necessariamente causar doença). V ou F?
Falso.
Anaeróbico.