ZOI Flashcards
As Infecções venéreas de Brucella sp. podem ocorrer e são mais comuns com qual espécie?
B. suis.
Como se apresentam as lesões macroscópicas da tuberculose em bovinos e bubalinos?
Em bovinos são nódulos amarelados de cerca de 1 a 3 centímetros e em bubalinos os nódulos são esbranquiçados.
Devido à cronicidade da Tuberculose, é possível identificar os doentes entre os sadios apenas com a observação do comportamento do rebanho.
VERDADEIRO
Quais são os principais sintomas da febre amarela em humanos?
Tríade Clássica que gera falência hepática:
ICTERÍCIA
ALBUMINÚRIA
HEMORRAGIAS
Quais são os principais sintomas da Leishmaniose visceral em humanos?
FEBRE FADIGA PERDA DE APETITE PERDA DE PESO PALIDEZ CUTÂNEO-MUCOSA HEPATOESPLENOMEGALIA
A cultura é o método diagnóstico considerado padrão ouro para confirmação da Tuberculose. Possui elevadas sensibilidade e especificidade.
VERDADEIRO
As micobactérias são:
Bastonetes curtos, álcool-ácido-resistentes, aeróbicos, imóveis, não capsulados, não flagelados.
Não há estudos que revelem elevada prevalência da Leptospirose em felinos
VERDADEIRO
Quais são os 3 tipos mais raros de transmissão de Tuberculose?
TUBERCULOSE GENITAL (TRANSPLACENTÁRIA)
INFECÇÃO CUTÂNEA (OBJETOS CONTAMINADOS)
SEXUAL (EPIDIDIMITE E METRITE TUBERCULOSA)
O agente etiológico da Leptospirose é uma bactéria helicoidal, aeróbica obrigatória da espécie Leptospira, do qual se conhecem 7 espécies patogênicas, sendo a mais importante a L. interrogans
FALSO.
Gênero Leptospira.
São espécies do complexo Mycobacterium tuberculosis:
M. tuberculosis
M. bovis
M.
São espécies do complexo MAIS:
M. avium
M. scrofulaceum
M. intracellulare
Peste aviária é o nome popular de qual doença?
Influenza Aviária
Nos cães e gatos, a eliminação do vírus da raiva pela saliva ocorre de __ a __ dias antes do aparecimento dos sinais clínicos.
A morte do animal acontece, em média, entre __ a __ dias após a apresentação dos sintomas.
2 a 5 dias.
5 a 7 dias
A Febre Amarela é causada por flavivirus icosaédricos. São instáveis no ambiente e sensíveis ao calor, à radiação, desinfecção (álcool e iodo) e pH ácido.
VERDADEIRO
A vacinação dos animais (cães, bovinos, suínos) contra Leptospirose impede que adoeçam, mas não que se infectem.
VERDADEIRO
Doença infecciosa, não contagiosa, causada por protozoário, de transmissão vetorial, que acomete pele e mucosas.
Sinonímia: Úlcera de Bauru, nariz de tapir, botão do Oriente.
LEISHMANIOSE TEGUMENTAR
INFLUENZA AVIÁRIA
Pelo menos ___ hemaglutininas, e ___ neuraminidases foram encontradas em vírus de pássaros, enquanto dois tipos adicionais de HA e NA foram identificadas, até agora, somente em morcegos.
16
9
V ou F:
Uma vez atingido o alvéolo, o bacilo é capturado por
macrófagos, sendo o seu destino determinado pelos seguintes fatores: virulência do micro-organismo, carga infectante e resistência do hospedeiro. Na fase seguinte, caso não sejam eliminados, os bacilos multiplicar-se-ão dentro dos macrófagos até destruí-los. Os bacilos liberados pelos macrófagos infectados serão fagocitados por outros macrófagos alveolares ou por monócitos recém-chegados da corrente circulatória, atraídos pelos próprios bacilos liberados, ou por fatores quimiotáticos produzidos pelo hospedeiro. A terceira fase começa quando cessa
essa multiplicação, cerca de 2 a 3 semanas após a inalação do agente infeccioso, e é caracterizada por resposta imune mediada por células e reação de hipersensibilidade retardada. Nessa fase, em decorrência da reação de hipersensibilidade retardada, o hospedeiro destrói seus próprios tecidos por meio da necrose de caseificação para conter o crescimento intracelular das micobactérias. Com a mediação dos linfócitos T, ocorre a migração de novas células de defesa, culminando com a formação dos granulomas.
VERDADEIRO
V ou F:
O diagnóstico clínico, associado à tuberculinização, possibilita a identificação de animais com tuberculose precoce, os quais geralmente apresentam um
decréscimo da sensibilização alérgica, podendo, por vezes, chegar à anergia
FALSO
O diagnóstico clínico, associado à tuberculinização, possibilita a identificação de animais com tuberculose AVANÇADA, os quais geralmente apresentam um
decréscimo da sensibilização alérgica, podendo, por vezes, chegar à anergia.
TUBERCULOSE
A terceira fase começa quando cessa essa multiplicação, cerca de 2 a 3 meses após a inalação do agente infeccioso, e é caracterizada por resposta imune mediada por células e reação de hipersensibilidade retardada. Nessa fase, em decorrência da reação de hipersensibilidade retardada, o hospedeiro destrói seus próprios tecidos por meio da necrose de caseificação para conter o crescimento intracelular das micobactérias. Com a mediação dos linfócitos T, ocorre a migração de novas células de defesa, culminando com a formação dos granulomas.
A terceira fase começa quando cessa… cerca de 2 a 3 SEMANAS após a inalação do agente infeccioso …
A principal porta de entrada do M. bovis é a via _________; a transmissão, em aproximadamente 90% dos casos, ocorre pela ____________ contaminados com o micro-organismo. O trato _________ também é porta de entrada da tuberculose bovina, principalmente em bezerros alimentados com leite proveniente de vacas com mastite tuberculosa e em animais que ingerem água ou forragens contaminadas. Nesse caso, o complexo primário localizar-se-á nos órgãos digestivos e linfonodos regionais.
respiratória
inalação de aerossóis
digestivo
A influenza aviária resulta de infecções pelos vírus RNA pertencentes ao gênero ________e família _______________. Esses vírus também são chamados de _______________. São classificados em subespécies baseados em duas proteínas de superfície, a hemaglutinina (HA) e a neuraminidase
(NA).
Influenza A
Orthomyxoviridae
vírus da influenza tipo A
V ou F:
Os vírus da influenza aviária com alta patogenicidade (HPAI) podem desenvolver-se a partir de certos vírus LPAI, usualmente quando eles estão circulando nas criações de aves. O vírus HPAI pode matar de 90-100% das criações e causar epidemias que podem se disseminar. rapidamente, devastando a indústria avícola e resultando em restrições comerciais.
VERDADEIRO
V ou F:
São cocos aeróbicos, imóveis, não capsulados,
não flagelados, apresentando aspecto granular quando corados, medindo de 0,5 a 7,0 μm de comprimento por 0,3 μm de largura, sendo a álcool-ácido-resistência a sua propriedade mais característica. No entanto, muitas dessas características, inclusive a tintorial, superpõem-se nos gêneros Mycobacterium, Nocardia, Rhodococcus e Corynebacterium.
FALSO
São BASTONETES CURTOS aeróbicos, imóveis, não capsulados …
Bactéria gram-negativa, intracelular obrigatória e reside no citoplasma da célula hospedeira tanto do vertebrado quanto do invertebrado que a transmite.
Rickettsia rickettsii
V ou F:
Em estábulos, ao abrigo da luz, o M. bovis tem condições de sobreviver por poucas semanas. Alguns fatores podem contribuir para que a enfermidade se propague com maior eficiência. Entre eles, destacam-se de modo especial a aglomeração dos animais em estábulos e a inadequação das instalações zootécnicas. Ambos os fatores podem ampliar a sobrevivência da bactéria no ambiente e propiciar o
contato estreito e frequente entre os animais infectados e suscetíveis.
FALSO
Em estábulos, ao abrigo da luz, o M. bovis tem condições de sobreviver por VÁRIOS MESES…
O método diagnóstico padrão-ouro para confirmação da tuberculose é :
CULTURA
V ou F:
Testes sorológicos em aves incluem IDGA, inibição da hemoaglutinação e ELISAs. Testes IDGA e ELISAs para detectar proteínas conservadas do vírus influenza pode reconhecer todos os subtipos de influenza aviária, mas os testes HI são específicos para subtipos e podem não identificar algumas infecções. Reação cruzada entre os vírus da influenza pode ser um problema em testes sorológicos. Os testes que podem distinguir infectados de aves vacinas (DIVA testes) devem ser usados em vigilância quando a vacinação é parte do programa de controle.
VERDADEIRO
A estratégia denominada DIVA foi analisada e dividida em 4 tipos. Todos são capazes de fazer a diferenciação entre aves infectadas de vacinadas. Quais são eles?
VACINAÇÃO E USO DE AVES SENTINELAS
VACINAS COM SUBUNIDADES DO VÍRUS
VACINAS COM NEURAMINIDASES HETERÓLOGAS AO VÍRUS DO CAMPO
VACINAS DESPROVIDAS DA PROTEÍNS NS1
V ou F:
O ciclo biológico do Toxoplasma gondii ocorre em duas fases distintas do parasito. A fase assexuada do
protozoário que ocorre nos linfonodos e tecidos dos hospedeiros intermediários, e a fase sexuada que ocorre no epitélio intestinal dos hospedeiros definitivos. Por este fato o T. gondii é considerado um parasito com ciclo heteroxeno, no qual os felídeos são considerados os hospedeiros definitivos ou completos e o homem e outros vertebrados homeotérmicos, os hospedeiros intermediários ou incompletos.
VERDADEIRO
V ou F:
Na Toxoplasmose os hospedeiros suscetíveis (como o homem) podem adquirir o parasito através da ingestão de oocistos maduros contendo esporozoítos, que podem ser encontrados em carne crua ou mal cozida contaminada ou cistos contendo os bradizoítos em água ou alimentos.
FALSO
Os hospedeiros suscetíveis (como o homem) podem adquirir o parasito através da ingestão de oocistos maduros contendo esporozoítos, que podem ser encontrados em água ou alimentos contaminados ou cistos contendo os bradizoítos em carne crua ou mal cozida.
O vírus da febre amarela é um _______ do gênero ______, protótipo da família ________. O agente causador pode afetar aves, mamíferos e répteis.
arbovírus RNA
Flavivirus
Flaviviridae
Fragmentos de tecido com lesões sugestivas de tuberculose (nódulos caseosos em linfonodos, pulmão, fígado, etc.) podem ser enviados para exame histopatológico em frasco de boca larga (plástico ou vidro), hermeticamente fechado, imersos em
solução de formaldeído a 10%, observando-se a proporção de duas partes de amostra para 10 de formaldeído.
Fragmentos … observando-se a proporção de UMA PARTE de amostra para 10 de formaldeído.
V ou F:
O tratamento térmico de alimentos enlatados de baixa acidez a 121 °C, por 3 minutos ou equivalente eliminará os endósporos de Cl. botulinum. Essa bactéria não pode se multiplicar em alimentos ácidos ou acidificados com pHs menores do que 4,6.
VERDADEIRO
LEPTOSPIROSE
Animais de produção apresentam problemas reprodutivos e cães podem apresentar uma infecção subclínica ou um quadro agudo e febril, com complicações entéricas, hepáticas e principalmente renais.
VERDADEIRO
A medula óssea e vísceras mal cozidas não apresentam risco de transmissão da brucelose humana.
FALSO
A medula óssea e vísceras mal cozidas APRESENTAM risco de transmissão da brucelose humana.
TUBERCULOSE
Os sinais clínicos mais frequentes são _______, __________ e ________. Animais tuberculosos, quando submetidos à marcha forçada, tendem a
posicionar-se atrás dos demais, demonstrando cansaço e baixa capacidade respiratória.
Pode ocorrer linfadenomegalia localizada ou generalizada.
A caquexia progressiva e a tosse seca, curta e repetitiva
V ou F:
O bovino e o homem contribuíram para a perpetuação da tuberculose através dos séculos, mas as aves em geral são refratárias à enfermidade.
FALSO
O bovino, o homem e as aves contribuíram para a perpetuação da tuberculose através dos séculos.
V ou F:
As principais formas de transmissão da brucelose aos animais são o contato com a bactéria com restos placentários (via oral, conjuntiva, pele), a inseminação artificial ou a monta natural.
VERDADEIRO
V ou F:
Em 70% a 90% dos casos, as lesões encontram-se em linfonodos de cabeça e tórax, e 66% dos animais necropsiados apresentam múltiplas lesões visíveis.
FALSO
… 66% dos animais necropsiados apresentam apenas uma única lesão visível.
V ou F:
Em países subdesenvolvidos, onde a tuberculose bovina encontra-se em fase final de erradicação ou já erradicada, espécies silvestres assumem importância como reservatório do M. bovis para bovinos.
FALSO
Em países subdesenvolvidos…
V ou F:
Na forma urbana da Febre Amarela, o homem é o hospedeiro principal, mas animais domésticos e sinantrópicos possuem um papel importante na manutenção da circulação viral.
FALSO
Na forma urbana da Febre Amarela, o homem é o ÚNICO hospedeiro…
V ou F:
O gênero Lutzomyia é o responsável pela transmissão do parasito nas Américas, existindo 350 espécies catalogadas, localizadas apenas na zona tropical.
FALSO
… DISTRIBUÍDAS desde o sul do Canadá até o norte da Argentina.