ERROS ZOO1 Intermediário Flashcards
Larva migrans visceral (LMV) é causada por larvas de 3º estágio (L3) principalmente do gênero Toxocara.
VERDADEIRO
O diagnóstico é baseado na detecção da toxina botulínica por soroneutralização em camundongos. Em humanos, cães e aves comumente utiliza-se o soro sanguíneo. Já em bovinos, devido à alta sensibilidade desta espécie às toxinas botulínicas, preconiza-se a utilização de conteúdo intestinal ou fragmentos do fígado.
VERDADEIRO
As lesões provocadas pelo M. bovis são nódulos de 1 a 3 cm de diâmetro ou mais, que podem ser confluentes, de aspecto purulento ou caseoso, com presença de cápsula fibrosa, podendo apresentar necrose de caseificação no centro da lesão, ou ainda calcificação nos casos mais avançados
VERDADEIRO
O botulismo intestinal em humanos manifesta-se, inicialmente, por constipação e irritabilidade, seguidas de sinais e sintomas neurológicos caracterizados por dificuldade de controle dos movimentos da cabeça, sucção fraca, disfagia, choro fraco, hipoatividade e paralisias unilateral ascendentes, que podem progredir para comprometimento respiratório.
FALSO
O botulismo intestinal EM HUMANOS manifesta-se, inicialmente, por constipação e irritabilidade, seguidas de sinais e sintomas neurológicos caracterizados por dificuldade de controle dos movimentos da cabeça, sucção fraca, disfagia, choro fraco, hipoatividade e paralisias BILATERAIS DESCENDENTES, que podem progredir para comprometimento respiratório.
Os macacos dos gêneros Alouatta e Ateles, são mais sensíveis ao vírus amarílico e apresentam taxa de letalidade mais elevada.
VERDADEIRO
Alguns clostridios podem persistir sob forma vegetativa, após a cocção. A bactéria se multiplica até níveis causadores de enfermidades, durante os períodos de resfriamento e estocagem.
FALSO
Alguns micro-organismos podem persistir sob forma de ENDÓSPOROS, após a cocção.
Diagnóstico Bacteriológico: O diagnóstico definitivo da tuberculose é realizado mediante o isolamento e a identificação do agente por métodos moleculares.
FALSO
O diagnóstico definitivo da tuberculose é realizado mediante o isolamento e a identificação do agente por métodos bacteriológicos.
Segmentos grávidos da Taenia solium têm 10 a 12 mm de comprimento e 5 a 6 mm de largura. O ovário situa-se no terço posterior da proglote e tem dois lobos, com um terceiro lobo acessório. O útero apresenta 7 a 12 ramos de cada lado.
VERDADEIRO
Botulismo intestinal: nas crianças, o aspecto clínico do botulismo intestinal varia de quadros com constipação grave à síndrome de morte súbita.
FALSO
com constipação LEVE à síndrome de morte súbita.
Considerando que preparações caseiras lideram a lista dos alimentos de maior risco, basicamente o botulismo em humanos é prevenido pela ingestão apenas de produtos que tenham passado por tratamento térmico adequado, que tenham sido armazenados de forma correta e que se encontrem dentro do prazo de validade.
VERDADEIRO
O rostelo da Taenia solium apresenta seis ventosas posicionadas em sentido radial e possui quatro ventosas e 22 a 32 ganchos, em duas fileiras; uma fileira de grandes ganchos medindo 0,14 a 0,18 mm e uma fileira de ganchos menores medindo 0,11 a 0,14 mm.
FALSO
A Taenia solium adulta mede 3 a 5 m de comprimento, raramente até 8 m. O rostelo apresenta QUATRO ventosas posicionadas em sentido radial e possui quatro ventosas e 22 a 32 ganchos, em duas fileiras; uma fileira de grandes ganchos medindo 0,14 a 0,18 mm e uma fileira de ganchos menores medindo 0,11 a 0,14 mm.
Impedir o acesso dos humanos às fezes suínas, à água e alimentos contaminados com material fecal. Essa é a forma de evitar a cisticercose humana.
FALSO
Impedir o acesso do suíno às fezes humanas, à água e alimentos contaminados com material fecal. Essa é a forma de evitar a cisticercose suína.
Os ovos de Taenia solium e T. saginata são praticamente iguais e não podem ser diferenciados no microscópio.
VERDADEIRO
A longevidade dos cistos de cisticercos varia de semanas a anos. Ainda vivos, são substituídos por massa friável caseosa, que pode se tornar calcificada.
FALSO
A longevidade dos cistos varia de semanas a anos. Quando MORREM, em geral são substituídos por massa friável caseosa, que pode se tornar calcificada
Os insetos vetores da Leishmaniose são dípteros da família Phlebotominae, pertencentes aos gêneros Lutzomyia – no Novo Mundo, e Phlebotomus – no Velho Mundo.
FALSO
Quanto aos insetos vetores, são dípteros da SUBFAMÍLIA Phlebotominae pertencentes aos gêneros Lutzomyia – no Novo Mundo, e Phlebotomus – no Velho Mundo. Todas as espécies do gênero Leishmania são transmitidas pela picada de fêmeas infectadas.
DICA: Na classificação científica do reino Animalia, a família adquire a terminação -idae (no português: “-ídeos”), as sub-famílias têm terminação -inae (no português: “-íneos”).
HOSPEDEIRO DEFINITIVO: é o que apresenta o parasito em sua fase de maturidade ou em fase de reprodução sexuada. Ex.: o hospedeiro definitivo do Plasmodium é o Anopheles; os hospedeiros definitivos do S. mansoni são os humanos.
VERDADEIRO
Dentre os fatores ligados ao agente etiológico da leptospirose, favorecendo a persistência dos focos de leptospirose, especial destaque deve ser dado ao elevado grau de variação antigênica, à capacidade de sobrevivência no meio ambiente (até 8 dias) e à ampla variedade de animais susceptíveis que podem hospedar o microrganismo.
FALSO
… à capacidade de sobrevivência no meio ambiente (até 180 dias) e à ampla variedade…
Carrapatos são invertebrados pertencentes à subclasse Acari, sendo ectoparasitas obrigatórios e especializados que se alimentam de sangue, linfa e tecidos digeridos.
VERDADEIRO
O trato digestivo também é porta de entrada da Tuberculose Bovina. Nesse caso, a infecção migra pelo espaço porta até o fígado, passando pelo coração e chegando aos pulmões, onde forma o complexo primário.
FALSO
O trato digestivo também é porta de entrada da Tuberculose Bovina … Nesse caso, o complexo primário localizar-se-á nos órgãos digestivos e linfonodos regionais.
As microsporidioses são causadas por fungos filamentosos, queratinofílicos e queratinolíticos pertencentes aos gêneros Microsporum, Trichophyton e Epidermophyton.
FALSO
As dermatofitoses são causadas por fungos …
O exame indireto com hidróxido de potássio (KOH) 10% a 40% revela a presença de artroconídios, hifas ou esporos fúngicos enquanto que o isolamento micológico determina o gênero e a espécie fúngica envolvida.
FALSO
O exame DIRETO com hidróxido de potássio (KOH) 10% a 40% revela a presença …
Em estábulos, ainda que bem iluminados pela luz natural, o M. bovis pode sobreviver por vários anos.
FALSO
Em estábulos, AO ABRIGO DA LUZ, o M. bovis pode sobreviver por vários MESES.
A diarreia aguda causada pelo Cl. perfringens deve-se à produção de uma enterotoxina, a α-toxina. Um tipo mais grave, porém mais raro, de enfermidade é também causado pela ingestão de alimentos contaminados com cepas do tipo C. Essa enfermidade é conhecida como enteritite (jejunite) necrótica (doença pig-bel) e é causada pela endotoxina β.
FALSO
… e é causada pela EXOTOXINA β.
Os macacos pertencentes aos gêneros Alouatta e Ateles infectam-se facilmente com vírus amarílico, mas apresentam menores taxas de letalidade (comparado aos gêneros Callithrix e Cebus) e geralmente desenvolvem imunidade.
FALSO
AS ESPÉCIES DE MACACOS FORAM INVERTIDAS: Os macacos pertencentes aos gêneros Alouatta (bugio ou guariba), Ateles (macaco aranha) e Callithrix (sagui), Cebus (macaco prego) são as espécies mais acometidas. Os macacos dos gêneros Alouatta e Ateles, são mais sensíveis ao vírus e apresentam taxa de letalidade mais elevada. Já os Callithrix e Cebus infectam-se facilmente, mas apresentam menores taxas de letalidade e geralmente desenvolvem imunidade.