Vulcanismo Flashcards
Caldeira
Forma-se após erupções intensas, durante as quais a maioria do material presente na câmara magmática é expelido, e esta deixa de ser capaz de suster o material rochoso superior, por efeito da gravidade, abate.
Materiais expelidos pelo vulcão
Lava e gases; escoadas de lava (rios de lava); piroclastos (cinzas, lapilli, bombas); piroclastos de queda e nuvem ardente.
Erupção explosiva
Magma ácido, muito viscoso e rico em sílica; temperaturas mais baixas (800 a 1000ºC); erupções violentas (emissão de gases e piroclatos); nuvens ardentes, cone (constituído por piroclastos, com forma alta e vertentes inclinadas); agulha vulcânica e domo (ocorre quando o magma solidifica na chaminé).
Erupção efusiva
Magma mais básico, mais fluído e pobre em sílica; erupções calmas (escoadas de lava); cone (constituído por lava consolidada, com forma baixa e vertentes mais suaves); lavas em almofada (erupções submarinhas); lava encordoada e escoriácea (erupções subaéreas).
Vulcanismo secundário
Fumarola (gases a elevadas temperaturas); nascente termal (água a elevada temperatura); géiser (água e gases quentes).
Pontos quentes (hotspots)
Relaciona-se com o vulcanismo intraplaca, vulcanismo ativo que se encontra fora dos limites instáveis das placas litosféricas.
Vulcanismo e tectónica de placas
Riftes: vulcanismo fissural e erupções efusivas; zonas de subducção: magma mais ácido, mais viscoso e com ponto de fusão mais baixo; limites convergentes: vulcanismo central; limites convergentes: erupções mistas e explosivas.
Sistemas de monitorização de vulcões
Sismicidade; deformação do relevo; micro-gravidade; campo magnético; monitorização das emissões gasosas; monitorização do termalismo.
Importância do vulcanismo
Agricultura (fertilização dos solos); indústria (minas de materiais depositados); energia (transformação de energia geotérmica em elétrica); turismo (caldeiras e nascentes termais).