Vírus Flashcards
O vírus de computador conhecido como MELISSA, que foi mundialmente disseminado através de anexo de e-mail, tratava-se de…
Melissa ou W97M/Melissa é um vírus de macro que tornou-se manchete de tecnologia em março de 1999. Projetado para infectar documentos Word, se espalhou rapidamente e forçou empresas como Intel e Microsoft, entre outras, a fechar seus sistemas de e-mail para conter a praga que se disseminava via e-mail.
Um vírus de macro, que infectava documentos do Word.
O que é um Spyware?
São programas projetados para coletar informações de um computador sem o consentimento do dono e envia-las a terceiros.
KEYLOGGERS: capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador e enviá-las a um invasor.
SCREENLOGGERS: capaz de armazenar a posição do cursor e a tela apresentada no monitor nos momentos em que o mouse é clicado, ou a região que circunda a posição onde o mouse é clicado.
ADWARES: projetado especificamente para apresentar propagandas. Pode ser usado para fins legítimos, quando incorporado a programas e serviços, como forma de patrocínio ou retorno financeiro para quem desenvolve programas livres ou presta serviços gratuitos. Também pode ser usado para fins maliciosos, quando as propagandas são direcionadas, de acordo com a navegação do usuário e sem que este saiba que tal monitoramento está sendo feito.
SNIFFER: um Sniffer é programa que age monitorando o tráfego na rede, através da captura de pacotes de dados, em busca de informações sensíveis como o endereço dos sites acessados, senhas de acesso, e-mails, etc. No entanto, é bom enfatizar que eles não são necessariamente maliciosos. Este tipo de software é usado com frequência para monitorar e analisar o tráfego de rede para detectar problemas e manter um fluxo eficiente.
O que é um Phishing?
O phishing consiste em enviar aos usuários uma mensagem ilegítima que aparenta pertencer a uma instituição conhecida, como um banco ou órgãos do governo, com links para páginas falsas que pedem nossos dados (CPF, senhas, etc).
O Phishing Scam é uma fraude em que o golpista tenta enganar um usuário para obtenção de dados pessoais e financeiros que permitam a aplicação de um golpe, combinando técnicas computacionais e de engenharia social. Um exemplo de phishing é um e-mail que possa induzir o usuário a clicar em um link falso levando-o para uma página clonada ou um arquivo malicioso.
O que um Antivírus faz?
O antivírus é uma ferramenta para remoção de vírus existentes no computador e combater a infecção por novos vírus. A solução ideal para a ameaça de vírus é a prevenção: em primeiro lugar, não permitir que um vírus entre no sistema. Esse objetivo, em geral, é impossível de se conseguir, embora a prevenção possa reduzir o número de ataques virais bem-sucedidos. Caso não seja possível, as principais técnicas antivírus são:
-Detecção: uma vez que a infecção do vírus tenha ocorrido em algum programa de computador, localize o vírus;
-Identificação: uma vez que o vírus tenha sido detectado, identifique qual vírus específico que infectou um programa;
-Remoção: uma vez o vírus tenha sido identificado, remova todos os traços do vírus do programa infectado e restaure-o ao seu estado original.
O que é um Worm?
O worm é um tipo demalwaremais perigoso que um vírus comum, pois sua propagação é rápida e ocorre sem controle da vítima. Assim que ele contamina um computador, o programa malicioso cria cópias de si mesmo em diferentes locais do sistema e se espalha para outras máquinas, seja por meio de Internet, mensagens, conexões locais, dispositivos USB ou arquivos. O objetivo do golpe, em geral, é roubar dados do usuário ou de empresas.
O worm oferece mais riscos do que o vírus porque o seu programa é autônomo, de maneira que ele não precisa interagir com o usuário para se ativar no PC e se multiplicar para outras máquinas por meio da rede. Já o vírus se limita a permanecer inativo no sistema até ser executado sem querer pelo usuário - só então ele é capaz de efetivamente infectar o computador.
O que é um vírus?
Em termos mais técnicos, um vírus de computador é um tipo de programa ou código malicioso criado para alterar a forma como um computador funciona e desenvolvido para se propagar de um computador para outro. Um vírus atua se inserindo ou se anexando a um programa ou documento legítimo, que tenha suporte para macros, a fim de executar o seu código. Durante esse processo, um vírus pode potencialmente causar efeitos inesperados ou prejudiciais, como danificar o software do sistema, corrompendo ou destruindo os dados.
Para que se torne ativo e dê continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o computador seja infectado, é preciso que um programa já infectado seja executado. Pen-drives e e-mails são meios de propagação de vírus.
O que é o Defacement ou Deface?
O “deface” ou “defacement” é o processo de modificação do conteúdo que é exibido em um site. O mais comum nesse caso é que o invasor não costuma acessar a base de dados nem derrubar o servidor ou sequestrar as máquinas responsáveis: ele simplesmente deixa uma mensagem para os usuários e responsáveis, colocando o recado por cima da estrutura original.
O ataque que consiste em alterar o conteúdo da página Web de um site de maneira maliciosa é conhecido como Defacement.
O que é furto de identidade (Theft)?
Os ladrões de identidade geralmente obtém informação pessoal como senhas, números de identidade, números de cartão de crédito ou CPF, e fazem mau uso destes dados para agir de forma fraudulenta em nome da vítima. Os detalhes sensíveis podem ser usados com vários propósitos ilegais incluindo pedido de empréstimo, compras online ou acessar os dados médicos e financeiros da vítima.
INDÍCIOS
-você começa a ter problemas com órgãos de proteção de crédito;
-você recebe o retorno de e-mails que não foram enviados por você;
-você verifica nas notificações de acesso que a sua conta de e-mail ou seu perfil na rede social foi acessado em horários -ou locais em que você próprio não estava acessando;
-ao analisar o extrato da sua conta bancária ou do seu cartão de crédito você percebe transações que não foram realizadas por você;
-você recebe ligações telefônicas, correspondências e e-mails se referindo a assuntos sobre os quais você não sabe nada a respeito, como uma conta bancária que não lhe pertence e uma compra não realizada por você.
Qual é uma técnica que consiste em alterar campos do cabeçalho de um e-mail, de forma a aparentar que ele foi enviado de uma determinada origem quando, na verdade, foi enviado de outra.
Spoofing - técnica que consiste em alterar campos do cabeçalho de um e-mail, de forma a aparentar que ele foi enviado de uma determinada origem quando, na verdade, foi enviado de outra.
O que é a Técnica Swaping?
Swaping - técnica aplicada à gerência de memória que visa dar maior taxa de utilização à memória principal.
O que é o Sniffing?
Sniffing - interceptação de tráfego dos dados em uma rede com o objetivo de roubar informações.
O que é uma Fraude por Antecipação?
A fraude de antecipação de recursos, ou advance fee fraud, é aquela na qual um golpista procura induzir uma pessoa a fornecer informações confidenciais ou a realizar um pagamento adiantado, com a promessa de futuramente receber algum tipo de benefício.
A vítima recebe uma mensagem eletrônica em nome de alguém ou de alguma instituição, na qual é solicitado que ela atue como intermediária em uma transferência de fundos.
O que é um Ransonware?
O ransomware é um tipo de malware que sequestra o computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate, geralmente usando a moeda virtual bitcoin, que torna quase impossível rastrear o criminoso que pode vir a receber o valor. Este tipo de “vírus sequestrador” age codificando os dados do sistema operacional de forma com que o usuário não tenham mais acesso.
Em um email o que significa CCO?
Cco: Cópia Carbono Oculta - o destinatário (quem recebe) não sabe quem recebeu a cópia do email.
Os destinatários que não estão em “Cco” não conseguem ver para quem a mensagem foi enviada em “Cco”.
Cc: Cópia Carbono - O destinatário (quem recebe) do email sabe quem recebeu a cópia do email. Tanto quem recebeu a cópia quanto o remetente sabe.
Campo De: apresenta a conta que será usada para enviar o e-mail. Nos programas, esse campo só aparece se o usuário configurou mais de uma conta de e-mail.
Campo Para: colocar o e-mail do destinatário. Campo Cc: colocar os destinatários que receberão a mensagem como uma cópia. Campo Cco: são os destinatários que terão seus endereços de e-mail ocultos dos demais destinatários.