Exemplos De Questões Flashcards
O que é P2P, peer to peer?
Uma maneira de transferência de arquivos entre dois computadores conectados a internet, muito utilizado no torrent, bittorrent voip. Nesse sistema o computador funciona como servidor e cliente ao mesmo tempo.
Quais interfaces gráficas do Linux?
São interfaces gráficas:
KDE, UNITY, XFCE, LXFCE, CINNAMON, GNOME,MATE
São Distribuições:
FEDORA, MANDRIVA, HED HAT, SLACKWARE GENTOO, KURUMIN, UBUNTU, DEBIAN.
O que é RAID 1?
Também conhecido comoMirroring ou Espelhamentoo RAID 1 é um arranjo de discos que necessita de pelo menos dois HDs onde o segundo espelha em tempo real tudo que é gravado no primeiro, proporcionando disponibilidade e segurança dos dados armazenados.
Em um sistema operacional baseado em Linux, o que faz o comando de terminal: ifconfig?
É utilizado para configurar e inspecionar interfaces de rede.
Fale sobre os compactadores de arquivos e Quais as extensões que posso encontrar de arquivos compactados?
Os programas compactadores têm a finalidade de compactar esses arquivos, transformando-os em um único arquivo de tamanho igual ou menor.
São arquivos compactados: ZIP (padrão do Windows), RAR (muito popular entre os usuários), TAR (empacotamento de dados) e GZ, entre outros.
Para o arquivo original ser utilizado normalmente, ele deve ser descompactado retornando ao seu formato e tamanho originais. Winzip e Winrar são exemplos de compactadores de arquivos.
O que é DVD?
DVD - Digital Video Disk. É uma mídia removível de armazenamento óptico de dados, com capacidade básica de 4.7GB, usada em unidades leitoras e gravadoras de DVD. Possui modelos ROM (somente leitura), modelos R (gravável uma vez) e RW (gravável várias vezes ou regravável).
O que é Pen Drive?
Pen Drive. Dispositivo removível conectado em uma porta USB (Universal Serial Bus), constituído de chips de memória flash, memória não-volátil, realizam o armazenamento eletrônico de dados permitindo milhares de gravações e leituras. Com capacidade de 512 MB até muitos gigabytes, foi o principal meio de armazenamento para transporte de arquivos nos anos 2000, sendo deixado de lado por causa do compartilhamento de arquivos na nuvem (Internet).
Faça uma breve descrição dos processadores.
Os processadores são o principal componente de um dispositivo computacional. É lembrado pela associação com o cérebro do computador.
Ele realiza o processamento dos dados e cálculos dos programas, utilizando os dados da memória RAM (memória principal, temporária e volátil) que foram carregados dos discos de armazenamento.
Existem processadores de 4 bits, 8 bits, 16 bits, 32 bits e 64 bits. Este dado (quantidade de bits) se refere à dimensão dos seus registradores internos. Existiram processadores com 18 bits, 24 bits, 31 bits, 36 bits, 48 bits e 60 bits, porém sem tanto emprego comercial como os demais.
A quantidade de bits que um processador opera determina a quantidade de memória que poderá endereçar. Quanto mais bits, mais memória. Quanto mais memória, mais rápido será o processamento.
Uma das principais funções da Navegação Anônima no Mozila Firefox é?
Não salvar o histórico de navegação.
A navegação não se torna totalmente anônima! o servidor proxy e o provedor de internet podem verificar enquanto o usuário estiver ativo navegando.
Os downloads são salvos, uma vez que o usuário precisa identificar em que lugar se encontra o arquivo. Posteriormente ele pode apagar o histórico.
O que é um periférico de entrada em um computador?
Dispositivos que são usados para receber sinais de entrada do usuário.
Ajuda o computador a obter os dados do usuário e os insere no sistema de computação.
Teclado, scanner, microfone, mouse, mesa digitalizadora, joystick.
O que é um periférico de saída em um computador?
Dispositivos que são usados para comunicar as informações para o usuário em um formato utilizável.
Ajuda o computador a exibir os dados e resultados após o processo ser concluído.
Monitor, impressoras, projetor, alto-falantes, caixas de som.
“Adiciona novos recursos ao navegador Google Chrome ou modifica a funcionalidade de seus sites favoritos.”
Considerando o navegador Google Chrome (Instalação padrão, Versão 59 em Português), a que o enunciado se refere?
Extensões
O que é um Backup?
Backup Completo
Também chamado de Total, Normal ou Full, trata-se do backup que faz uma cópia de todos os dados de uma unidade. Se uma organização possui a política de realizar backup completo diariamente, todos os dados serão copiados todos os dias, mesmo que não tenham sido alterados. A principal vantagem é que aumenta a chance de recuperação de dados íntegros, além de realizar uma operação menos sofisticada/complexa e de exigir um menor tempo para recuperar dados.
Backup Incremental
Trata-se de uma cópia de todos os dados que foram criados ou modificados desde o último backup normal ou incremental anterior. Ele surgiu para sanar algumas deficiências do Backup Completo, como sempre copiar todos os dados a cada operação mesmo que nenhuma alteração tenha sido realizada. Após o backup, ele desmarca o atributo de arquivamento (Bit Archive = 0), informando que aquele arquivo já sofreu backup.
Backup Diferencial
Também conhecido como Backup Incremental Cumulativo, trata-se de uma cópia de todos os dados que foram criados ou modificados desde o último backup completo ou incremental. Percebam que o Backup Diferencial copiará todos os dados que foram modificados desde o último backup completo ou incremental anterior e não removerá o atributo de arquivamento (Bit Archive = 1). Notem que ele armazena mais dados do que o Backup Incremental. Isso exige mais espaço e mais tempo de backup que os backups incrementais. Por outro lado, a recuperação de dados tende a ser mais rápida que o backup incremental, uma vez que só são necessários o último backup completo e o último backup diferencial, enquanto o backup incremental necessita do último backup completo e de todos os backups incrementais.
Fonte: Estratégia
O que é um VPN?
Para que serve uma VPN?
Uma rede desse tipo tem como função ligar dois computadores, via Internet, protegendo as informações trocadas entre eles, graças à encriptação dos dados. No caso da aplicação doméstica, uma VPN pode permitir que você navegue de forma anônima para assim acessar serviços e conteúdos que não estão disponíveis no seu país.
Quem utiliza VPNs?
A sua aplicação mais comum é no ambiente corporativo. Empresas que precisam ligar suas filiais numa mesma rede, por exemplo, constroem VPNs para que a troca de dados entre seus computadores possa ser realizada de forma segura e barata.
Qual é a vantagem de uma VPN?
Uma rede VPN permite a troca de dados de forma mais segura entre os terminais (computadores, celulares, tablets e etc.) ligados a ela. Outra vantagem do uso dessa tecnologia é a possibilidade de ocultar a sua real localização geográfica, além da possibilidade de impedir que provedores mapeiem o seu perfil de uso da rede.
Uma rede privada virtual (VPN) é capaz de estabelecer uma comunicação segura garantindo a privacidade das informações, pois só pode ser utilizada pelos funcionários de uma empresa ou grupo de pessoas autorizadas.
O que é firewall?
O firewall pode bloquear ameaças externas que tentem acessar o ambiente interno, e ameaças internas que tentem sair para o ambiente externo.
Um firewall é um dispositivo de segurança da rede que monitora o tráfego de rede de entrada e saída e decide permitir ou bloquear tráfegos específicos de acordo com um conjunto definido de regras de segurança.
Os firewalls têm sido a linha de frente da defesa na segurança de rede há mais de 25 anos. Eles colocam uma barreira entre redes internas protegidas e controladas que podem ser redes externas confiáveis ou não, como a Internet.