Vazão Flashcards
“Os medidores de vazão consistem de duas partes distintas”. Defina cada uma dessas partes.
- Elemento primário: está em contato direto com o fluido resultante em alguma forma de interação (placa de orifício)
- Elemento secundário: tem a função de medir a grandeza física gerada pela interação com a vazão do fluido e transformá-la em volume, peso ou vazão instantânea
Defina o medidor de quantidade de vazão
No medidor de quantidade de vazão, o fluido passa em quantidades sucessivas, completamente isoladas, em peso ou em volumes, enchendo e esvaziando alternadamente câmaras de capacidade fixa e conhecida, que são o elemento primário. O elemento secundário consiste de um contador para indicar ou registrar a quantidade total que passou através do medidor.
Descreva o funcionamento dos geradores de pressão diferencial. Dê 2 exemplos
O princípio de funcionamento é único: uma restrição à linha, onde há uma vazão de fluido, provoca o aparecimento de uma pressão diferencial proporcional ao quadrado da vazão. Sua base teórica é o teorema de Bernoulli, que diz: na vazão sem atrito, a soma da velocidade mais pressão estática mais pressão diferencial é constante. Na tubulação, a vazão é constante, visto que não há nenhum acúmulo e vazamento em nenhum ponto. Deste modo, quando há uma restrição na tubulação, o fluido é acelerado quando passa pela restrição. O aumento da velocidade implica na diminuição da pressão estática. Desde que se conheça a relação entre a vazão e a pressão diferencial, entre a pressão antes e a pressão depois da restrição, pode-se medir a vazão do fluido.
Exemplo: placa de orifício e tubo de venturini.
A placa de orifício é linear. Verdadeiro ou Falso?
Falso
O tubo de Venturini é um medidor de vazão instantânea. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
No deslocamento positivo temos um medidor por quantidade vazão. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
No deslocamento positivo o elemento primário é um totalizador. Verdadeiro ou Falso?
Falso
Descreva o funcionamento dos geradores de pressão diferencial
Uma restrição à linha, onde há uma vazão de fluido, provoca o aparecimento de uma pressão diferencial, proporcional ao quadrado da vazão.
Defina o medidor de vazão instantânea.
O fluido passa em um jato contínuo. O movimento deste fluido através do elemento primário é utilizado diretamente ou indiretamente para atuar o elemento secundário. A vazão instantânea, ou relação da quantidade de vazão por unidade de tempo, é derivada das interações do jato e o elemento primário por conhecidas leis físicas teóricas suplementadas por relações experimentais.