Classificação de instrumentos de medição e controle Flashcards
Classificação de instrumentos de medição e controle:
Manual ou Automático
A medição é manual é feita com a interferência direta de um operador.
Exemplo: medição de uma resistência elétrica através de um ohmímetro.
A medição automática e contínua não possui uma interferência humana direta. O instrumento fica ligado diretamente ao processo, sentindo a variável e indicando continuamente o seu valor instantâneo. Quando o operador quiser saber o valor medido, ele se aproxima adequadamente do instrumento e faz a leitura.
Como podem ser classificados os instrumentos de acordo com alimentação? Quais são os 2 tipos de fontes?
Alimentados por fontes externas, no caso as 2 fontes existentes são eletrônica e pneumática; e autoalimentados.
Alimentação: Eletrônica ou pneumática
Instrumentos eletrônicos são alimentados por uma fonte externa de voltagem típica de 24 V c.c. Esta alimentação geralmente é feita por um único par de fios que simultaneamente conduz a informação e a alimentação.
Instrumentos pneumáticos são alimentados por uma fonte externa de ar comprimido, típica de 140 kPa. Cada instrumentado é montado no campo é alimentado individualmente através de um conjunto filtro regulador ajustável ou fixo. O filtro elimina, em um estágio final, as impurezas, umidade e óleo contaminantes do ar comprimido.
Defina analógico e digital, com relação ao sinal e indicação.
Sinal
O sinal analógico varia de modo contínuo, suave, sem saltos em degrau. Medir um sinal analógico é determinar o valor de sua amplitude. O sinal digital é aquele que só pode assumir valores descontínuos, o sinal é constituído por pulsos ou de bits.
Display
O display analógico é aquele constituído de uma escala fixa e um ponteiro móvel; o ponteiro se move continuamente sobre a escala graduada, possibilitando a leitura. O display digital é aquele constituído por números ou dígitos; os números variam de modo discreto descontínuo.
Interpretação dos resultados: Burro ou Inteligente
Instrumento inteligente: todo e qualquer instrumento que faz o uso intensivo e extensivo de microprocessador, com a capacidade inerente da computação matemática, lógica, sequencial e intertravamento, é chamado de instrumento inteligente.
Qual são as duas possíveis localizações dos instrumentos?
Campo ou Sala de controle. Há instrumentos, que pela sua própria função
desempenhada, só podem ser montados no campo,
próximos ou em contato direto com o processo. Podem ser montados na sala de controle por questão de segurança.
Dê 2 exemplos de instrumentos que podem ser montados apenas em campo. Dê 2 exemplos de instrumentos que podem ser montados tanto no campo como na sala de controle.
Montados somente no Campo: sensores e válvulas.
Montados nos dois: indicadores,
registradores, controladores, totalizadores, transdutores e
conversores
Qual a diferença entre um instrumento dedicado e um compartilhado?
Instrumento dedicado é aquele que executa uma função relacionada com uma única variável de processo. Um instrumento corresponde a uma malha e uma malha corresponde um instrumento.
Instrumento compartilhado é aquele que executa a mesma função (indicação, registro ou controle), de um grande número de variáveis simultaneamente.
Como podem ser classificados os instrumentos de acordo com a execução de função?
Dedicado e compartilhado.
Diferencie instrumento real de virtual. Descreva, com suas palavras, uma ou mais vantagens que um instrumento virtual tem sobre o real.
Instrumento real é o equipamento físico que executa a função para o qual ele foi projetado, construído e instalado. O instrumento virtual é uma camada de software, hardware ou de ambos, colocada em um computador de uso geral, de modo que o usuário possa interagir com o computador como se fosse um instrumento eletrônico tradicional e projetado pelo próprio usuário. A vantagem de um instrumento virtual é que ele pode simular situações que poderiam ocorrer no mundo real, evitam acidentes ou perda de componentes do instrumento.