Vantagens Comparativas Flashcards
O que difere a vantagens comparativas das vantagens absolutas?
Primeiramente, nas vantagens absolutas, para que haja comércios, os países devem ter pelo menos uma produção de bem mais eficiente do que outro; assim descolando boa parte da mão de obra para qual o país é mais eficiente na produção, assim ofertando mais bens na economia. Nas vantagens comparativas, para que haja comércio, a produção relativa que é levada em consideração, também considerando o custo de oportunidade.
*Nas vantagens absolutas haverá economias de escalas e nas vantagens comparativas haverá retornos constantes
Como calcular o preço de autarquia (pré- comércio)?
Relação de preços em que para produzir 1 unidade do bem questão é preciso abdicar de tantas unidades do outro bem, isso no mesmo país em questão
Como calcular o coeficientes técnicos de produção de cada país?
Relação de efieciência de produção do mesmo bem (horas para produzir 1 unidade) de um país para o outro.
O que seria o custo de oportunidade?
Custos associados às oportunidades descartadas quando os recursos de uma empresa não são utilizados da melhor forma. (Pyndick)
Chat GPT
O custo de oportunidade é um conceito fundamental na economia que se refere ao valor da melhor alternativa sacrificada ao fazer uma escolha entre dois ou mais cursos de ação. Em outras palavras, é o custo associado à renúncia da próxima melhor oportunidade quando uma decisão é tomada.
O custo de oportunidade está intimamente ligado ao princípio fundamental da escassez de recursos. Uma vez que os recursos (como tempo, dinheiro, mão de obra e capital) são limitados, as escolhas precisam ser feitas sobre como alocar esses recursos. Quando se opta por usar esses recursos em uma atividade ou para alcançar um objetivo específico, o custo de oportunidade representa o valor do que poderia ter sido alcançado ao utilizar esses recursos na próxima melhor alternativa.
Haverá comércio mesmo se um país não nenhuma vantagem absoluta?
Pelas vantagens comparativas, se uma nação é menos eficiente do que a
outra na produção das duas mercadorias, ainda assim pode haver
comércio internacional ao contrário das vantagens absolutas. Uma delas
sempre acabará se especializando na mercadoria em que sua desvantagem
absoluta é menor e importará aquela em que sua desvantagem absoluta é
maior.