US: TGI e pâncreas Flashcards
Qual a estratificação vista em todo o TGI, e seus aspectos quanto a ecogenicidade?
(do lúmen para fora)
MUCOSA: hipoecogenica
SUBMUCOSA: hiperecogenica
MUSCULAR: hipoecogenica
SEROSA: hiperecogenica
Cite 2 particularidades do TGI de felinos.
Estômago em roseta (quando vazio) e íleo em aspecto de roda.
Qual o conteúdo esperado de se encontrar em intestino delgad e grosso?
Delgado: conteúdo alimentar
Grosso: fezes e gás
Caracterize a presença de um CORPO ESTRANHO no US
Vemos uma estrutura reflexiva, com sombra acústica posterior, geralmente apresentam margens definidas, podem estar acompanhados de uma obstrução e dilatação anterior.
Caracterize a presença de um CORPO ESTRANHO LINEAR, qual alteração intestinal é associada a ele?
Vemos uma estrutura linear reflexiva, podendo formar sombra acústica. O intestino apresenta um aspecto de pregueamento intenso.
Caracterize uma INTUSSEPÇÃO
Veremos anéis concêntricos formados pelas alças intuseptadas e intusepientes. (~sinal de alvo)
Caracterize uma GASTRITE.
Espessamento focal ou difuso da parede gástrica. Aguda geralmente a estratificação está preservada, enquanto na crônica pode haver perda de definição. Considerar também causas neoplásicas.
Caracterize ÚLCERAS GÁSTRICAS.
Espessamento focal com áreas hiperecogênicas, como se fossem “crateras” na mucosa. (É preferível fazer uma endoscopia para o diagnóstico)
Caracterize uma ENTERITE.
Vemos a alça dilatada, espessamento das camadas intestinais, podendo haver também um leve enrugamento e conteúdo anecogênico (líquido ~ diarreia). Não é possível distinguir causas inflamatórias e neoplásicas com o US (fazer biópsia).
Caracterize uma alteração NEOPLÁSICA.
Espessamento da parede, perda da estratificação e redução da ecogenicidade. Pode ser focal (tumores/massas) ou difuso (neoplasias infiltrativas). Podem se projetar para o lúmen (ex pólipo) ou não. Não é possível diferenciar com certeza de doença inflamatória (fazer biópsia!)
Por que é difícil avaliar o pâncreas o US?
Quando saudável, ele apresenta ecogenicidade muito semelhando a dos órgãos adjacentes, é pequeno, apresenta limites pouco definidos e está próximo ao TGI, podendo sofrer reverberação.
Quais as características ultrassonográficas do pâncreas normal?
Parênquima homogênio, iso ou levemente hipoecoico. Podemos identificar o ducto pancreático (gatos) ou a veia duodenal (cães), como um tubo anecogênico
Quais as características ultrassonográficas da pancreatite?
É muito variável. Na aguda costuma-se ver o parênquima hipoecoico e aumentado, com contornos irregulares, gordura peripancreática hiperecogenica (saponificação), líquido livre adjacente e duodeno corrugado. Na crônica vemos áreas hiperecogenicas de fibrose e atrofia de ácinos, e redução de tamanho.