Uni-3 Fisiopatologia das Doenças que mais comumente acometem o Homem Flashcards
O que é uma doença reumática?
Popularmente conhecida como reumatismo são prevalentes e representam o conjunto de diferentes doenças que acometem o aparelho locomotor, tais como estrutura ósseas, articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos.
Doenças autoimunes
Quando uma pessoa tem uma doença autoimune, no entanto, ocorre uma falha nesse mecanismo de defesa, que passa a atacar indevidamente células saudáveis do corpo. Embora exista um amplo espectro de doenças autoimunes, muitas delas compartilham sintomas semelhantes. As causas são geralmente de origem desconhecida.
Tratamentos para doenças autoimunes
Em muitas doenças é comum a administração de anti-inflamatórios não esteroides (AINES), Em alguns casos também é administrada imunoglobulina por via intravenosa. Embora os tratamentos melhorem os sintomas, geralmente não existe cura para doenças autoimunes.
Outras terapias para tratar doenças autoimunes.
Outras terapias que são utilizadas referem-se à administração de imunoglobulina intravenosa e plasmaferese. A imunoglobulina intravenosa, é uma solução purificada de anticorpos obtida de doadores voluntários. Usada para tratar algumas doenças autoimunes.
Já a plasmaferese é utilizada no tratamento de algumas doenças autoimunes-neste procedimento, o sangue é retirado é filtrado para remover proteínas anormais como auto anticorpos.
Tumefação ou tumor
O tumor é o crescimento anormal de células em qualquer tecido do nosso corpo. Existem tumores malignos e benignos. Um tumor geralmente surge quando as células se subdividem excessivamente no corpo. O ciclo normal de uma célula é nascer e exercer suas funções em nosso corpo. Quando as células perdem sua função ou ficam danificadas, elas morrem, dando lugar a uma nova célula. A divisão celular é rigorosamente controlada pelo nosso organismo, de maneira que tenham sempre novas células substituindo as antigas, sem haver também uma produção. O tumor se forma por algum motivo, uma ou mais células do corpo sofrem uma mutação genética-uma alteração no DNA- e deixam de morrer, o que o organismo não percebe. Assim sendo, o corpo continua a produzir novas células, sem que as antigas morram. Ou seja, as alterações causam um crescimento e desenvolvimento anormal nas células. Tumores benignos e malignos podem ser graves, a depender do local que crescem e sua capacidade de se espalharem para outros órgãos (metástase).
As células cancerosas apresentam quatro características que as distinguem das células normais, quais são?
Proliferação descontrolada
Diferenciação e perda de função
Poder de invasão
Capacidade de sofrer metástases
Medula espinhal
A medula espinhal atua como uma espécie de INTERMEDIÁRIO entre o SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO e o SISTEMA NERVOSO CENTRAL, a qual possui muitas fibras nervosas dispostas em conjuntos que controlam os músculos e os órgãos internos.
Num ato reflexo quatro ações são desencadeadas, quais?
A recepção, condução, transmissão e resposta, e o sistema nervoso central intervém em todas elas.
O sistema nervoso central é formado por?
É formado pelo encéfalo alojado na caixa craniana e pela espinal medula.
Fale um pouco sobre o encéfalo
O encéfalo é uma região do sistema nervoso central (SNC) e está situado dentro do crânio, estrutura que fornece proteção ao órgão. O encéfalo é o principal centro de controle do SNC, sendo constituído de bilhões de neurônios. Ele é dividido em três partes: cérebro, tronco encefálico e cerebelo.
Doenças degenerativas do sistema nervoso.
Existem vários fatores que podem causar a morte celular e degeneração. Esses fatores podem ser mutações genéticas, infecções virais, drogas psicotrópicas, intoxicação por metais, poluição, entre outros. As doenças nervosas degenerativas mais conhecidas são a esclerose múltipla, a doença de Parkinson, a doença de Huntington e a doença de alzheimer.
Doença de Parkinson
Causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita. A Doença de Parkinson ocorre por causa da degeneração das células situadas numa região do cérebro chamada substância negra.
Doença Huntington
Manifesta-se por volta dos 40 anos. A pessoa perde progressivamente a coordenação dos movimentos voluntários, a capacidade intelectual e a memória. Está doença é causada pela morte dos neurônios do corpo estriado. Pode ser hereditária, causada por uma mutação genética.
Doença Alzheimer
Manifesta-se por volta dos 50 anos, considerada a primeira causa de demência senil. A doença provoca alteração em diversos grupos de neurônios do córtex-cerebral.