Uni-2 Sistema Muscular Flashcards
Divisão do tecido muscular
Tecido muscular estriado esquelético
Tecido muscular estriado cardíaco
Tecido muscular liso
Defina os tecidos musculares
Tecido muscular estriado esquelético: responsável pela contração voluntária do organismo. Ligado aos ossos, esse tecido é o responsável pela locomoção. As células desse tecido são ricas em filamentos de actina e miosina.
Tecido muscular estriado cardíaco: O músculo estriado cardíaco ou, simplesmente, músculo cardíaco está presente no coração. Ele atua na contração desse órgão, permitindo, assim, o bombeamento de sangue para todo o organismo. Involuntário
Tecido muscular liso: O tecido muscular liso é encontrado em órgãos do sistema digestório e está relacionado aos movimentos peristálticos Involuntário
Diferencie as fibras muscular. VERMELHAS x BRANCAS
Vermelhas x brancas
-força +força
+resistência -resistência
+lentas +rápidas
Contínua Descontínua
Fale um pouco sobre ACTINA e MIOSINA
são cadeias protéicas que se deslizam para encurtar e alongar a fibra muscular, envolvida por tecidos conjuntivo.
Actina desliza sobre miosina
Regeneração muscular
estriado cardíaco: não regenera
estriado esquelético: regenera um pouco
liso: regenera
Diástole x sístole
Diástole: coração está relaxado e se enche de sangue.
Sístole: coração contrai e ejeta sangue.
Existem três tipos de choque: o choque hipovolêmico, choque séptico e choque cardiogênico, fale sobre eles.
Choque hipovolêmico: É uma situação de emergência decorrente da perda de grande quantidade de líquidos e sangue. Essa situação faz com que o coração deixe de bombear sangue para o corpo, levando a problemas em vários órgãos e colocando a vida do paciente em risco.
Choque séptico há uma redução crítica da perfusão tecidual; pode ocorrer falência aguda de múltiplos órgãos, incluindo pulmões, rins e fígado.
Choque cardiogênico: caracteriza-se por uma hipoperfusão tecidual sistêmica devido à incapacidade do músculo cardíaco de gerar um débito adequado às necessidades metabólicas do organismo.
Fale um pouco sobre o choque circulatório.
O choque representa uma situação de hipóxia tecidual e celular devido à entrega inadequada, ao aumento de consumo ou à utilização inadequada do oxigênio. Desta forma, representa uma situação extrema de disfunção circulatória com risco de vida.