UMA ECONOMIA AGROEXPORTADORA E UM MODELO DE DESENVOLVIMENTO VOLTADO PARA FORA Flashcards

1
Q
  1. Caracterize em linhas gerais a economia brasileira na República Velha – ciclo do café – chamada de economia primário-exportadora.
A
  1. Orientação de Resposta 01: no período supracitado, a economia brasileira dependia das condições do mercado internacional dos produtos exportados. Assim sendo, no ciclo do café, por exemplo, a variável-chave para o bom desempenho da economia brasileira era o preço internacional do café. Nessa direção, as principais características dessa economia são: (a) mercado (a maior parte) controlado por grandes atacadistas que especulavam com estoques; (b) dependência externa; e (c) elevada vulnerabilidade em decorrência das oscilações do preço do café no mercado mundial.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q
  1. Explique o mecanismo “Desvalorização Cambial” utilizado no Brasil durante a fase agroexportadora para enfrentar os problemas de queda de preços no mercado internacional de café.
A
  1. Orientação de Resposta 02: a desvalorização do câmbio foi usada para proteger, em moeda nacional, os lucros dos cafeicultores quando da queda dos preços e, consequentemente, suas rendas. Ao mantê-las, a desvalorização acabava também sustentando o nível de emprego da economia, evitando que as quedas no mercado internacional gerassem desemprego. Por outro lado, tal mecanismo de proteção, escondia os sinais dados pelo mercado e encarecia todos os produtos importados dessa economia.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q
  1. Quais eram os efeitos adversos do mecanismo “desvalorização cambial” que foi instituído em defesa da queda de preços do café no mercado internacional?
A
  1. Orientação de Resposta 03: os efeitos adversos eram: (1) Escondia os “sinais” dados pelo mercado; e (2) Encarecia todos os produtos importados dessa economia.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q
  1. Explique o Celso Furtado chamou de Socialização das perdas.
A
  1. Orientação de Resposta 04: as importações eram fundamentais nessa economia e constituíam sua base de consumo; assim, a desvalorização cambial tinha um efeito inflacionário sobre ela, efeito que atingia quase toda a sociedade da época, pois raros eram aqueles que não consumiam algo importado. Desse modo, a desvalorização, por meio da inflação, prejudicava quase toda a sociedade. Isso foi o que Celso Furtado chamou de socialização das perdas, já que espalhavam-se por toda a sociedade as perdas que deveriam ficar restritas ao setor cafeeiro.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q
  1. De que maneira a Teoria dos Choques Adversos explica do processo de industrialização ocorrido antes de 1930?
A
  1. Orientação de Resposta 05: de acordo com essa Teoria, a indústria surgiu no Brasil como resposta às dificuldades de importar produtos industriais em períodos marcados por choques adversos, como, por exemplo, a Grande Depressão. Diante de tais choques, o valor das exportações diminuía, o Balanço de Pagamentos enfrentava dificuldades e o governo se via diante da necessidade de adotar medidas protecionistas, tais como desvalorizar o câmbio e/ou elevar as tarifas aduaneiras. Assim, passava-se a produzir mais internamente, para suprir a falta de importação.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly