OS OITO ANOS DE LULA À FRENTE DO BRASIL (2002 – 2010) Flashcards
1
Q
- Qual foi o compromisso assumido pelo Partido dos Trabalhadores e consequentemente pelo governo Lula com a “Carta ao Povo Brasileiro”?
A
- Orientação de Resposta (Questão 01): com a divulgação da carta, o partido e, consequentemente, Lula se comprometia a “preservar o superávit primário o quanto fosse necessário para impedir que a dívida interna aumentasse e destruísse a confiança da capacidade do governo de honrar os seus compromissos”.
2
Q
- De acordo com André Singer (2009), qual foi o “pulo do gato” de Lula?
A
- Orientação de resposta (Questão 2): o pulo do gato de Lula foi, sobre o pano de fundo da ortodoxia econômica, construir uma substantiva política de promoção do mercado interno voltado aos menos favorecidos, a qual, somada à manutenção da estabilidade, corresponde nada mais, nada menos que à realização de um completo programa de classe.
3
Q
- Em que consistia o tripé macroeconômico que alicerçou a política econômica que Lula deu continuidade?
A
- Orientação de resposta (questão 3): o tripé macroeconômico consistia em: (a) câmbio flutuante; (b) superávit primário; e (c) metas de inflação.
4
Q
- Explique a que se deveu a queda na desigualdade na era Lula.
A
- Orientação de resposta (questão 4): uma das mais importantes conquistas da era Lula foi, sem dúvida, a queda na desigualdade: o índice de Gini recuou de 0,61 em 1990 para 0,54 em 2009. Essa melhora deveu-se não apenas à consolidação da estabilidade pós-Real, mas também ao avanço em políticas sociais, por meio de programas como o Bolsa Família e o Prouni.
5
Q
- De acordo com Flávio Giambiagi (2005), quais foram os fatores que contribuíram para a nova postura do Brasil no mundo?
A
- Orientação de resposta (questão 5): de acordo com Giambiagi, os fatores que contribuíram para a nova postura do Brasil no mundo foram: (i) a crescente importância da economia chinesa no mundo; (ii) a avidez das economias emergentes por produtos dos quais o Brasil tornara-se um grande produtor; (iii) as potencialidades associadas à exploração do etanol; (iv) as descobertas de petróleo do pré-sal; (v) os efeitos indiretos da crise de 2009 sobre a imagem do país; e, “lastbutnotleast”;(vi) a escolha do Brasil para ser a sede da Copa do Mundo de 2014 e do Rio de Janeiro como local das Olimpíadas de 2016.