Ultrassom Flashcards
O que é o equipamento de ultrassom terapêutico?
Constitui de um gerador de corrente elétrica de alta frequência, uma cerâmica piezoelétrica que se deforma na presença de um campo elétrico.
O que é atenuação?
Atenuação é um fenômeno decorrente da divergência do feixe sonoro e da absorção deste pelo tecido, ou seja, há um decréscimo de sua intensidade com a distância.
Como é a relação entre profundidade de penetração de energia e a frequência?
A profundidade de penetração varia de modo inverso a frequência, ou seja, quanto maior a frequência menor a profundidade, pois quanto maior a frequência maior é a atenuação.
Como é absorção de energia na gordura e o por que disto?
O coeficiente de absorção na gordura é baixo devido a homogeneidade do tecido, gerando assim pequeno efeito terapêutico.
Por que na frequência de 3 MHz observa-se maior absorção do que a frequência de 1 MHz?
É devido ao tempo de relaxamento das estruturas biológicas é menor, consequentemente, absorvem maior quantidade de energia
Quais são os parâmetros a serem considerados no uso do UST?(6)
- Intensidade
- Frequência
- Regime de pulso
- Templo de aplicação
- Dosimetria
- Agente de acoplamento
Qual a diferença entre o uso de 1 MHz e 3 MHz?
A baixa frequência é utilizada para atingir estruturas mais profundas, enquanto a maior frequência é para tecidos mais superficiais.
Quais os regimes de pulso existente no UST? No modo contínuo o que tende acontecer e quais são seus efeitos?
Há dois regimes de pulso:
pulsado - que gera ondas em uma taxa de repetição programada e o modo contínuo.
No modo contínuo os tecidos apresentam uma dissipação de calor ineficiente, proporcionando algum grau de aquecimento, isso ocasionará um incremento do fluxo sanguíneo local, amplificando a permeabilidade da membrana e distensão de fibras colágenas, aumentando assim a capacidade de regeneração de tecidos lesados e da sua elasticidade.
Quais são os mecanismos físicos de interação do UST? (4)
- Efeito térmico
- Cavitação
- Força de radiação.
- Microfluxo acústico
Quais são os efeitos térmicos?
O efeito térmico deve-se à absorção da onda ultrassônica pelo tecido, aumentando a extensibilidade de estruturas colágenas (tendões, ligamentos, cápsulas articulares), diminuindo a rigidez e dor. - induz uma reação inflamatória suave, incluindo acréscimo da circulação sanguínea.
O que é cavitação e seus efeitos?
Cavitação é um termo utilizado para descrever a formação de cavidades ou bolhas no meio líquido, contendo quantidades variáveis de gás ou vapor. Sob o efeito da micro-massagem os gases existentes nos tecidos podem aglutinar-se em pequenas bolhas de ar que oscilam através do campo ultrassônico, esta pode provocar alteração estrutural ou funcional em células biológicas ou macromoléculas.
Quais os efeitos da forças de radiação?
As forças de radiação (pressão acústica) podem deslocar, distorcer e/ou reorientar partículas intercelulares ou mesmo células. Isso contribui para o aumento da difusão de eletrólitos através da membrana., ou seja, altera a permeabilidade da membrana celular, facilita o fluxo sanguíneo, de oxigênio e nutrientes, aumenta o metabolismo celular.
Quais efeitos terapêuticos no tecido ósseo?
Tem efeito de acelerar o reparo ósseo, há um aumento de influxo de certos íons envolvidos com o próprio ciclo celular e na captação de nutrientes.
Quais os efeitos terapêuticos nos tecidos moles?
O UST age nos três estágios que envolvem na resposta dos tecidos moles a lesão:
- inflação aguda (inicial ou tardia): estimula a liberação de grânulos pelos mastócitos que contêm agentes quimiotáxicos que atraem leucócitos e monócitos para o local da lesão.
- fase proliferativa: atuam no fibroblastos que são estimulados à maior síntese de colágeno, aumentando assim a força tênsil dos tecidos moles.
- fase de remodelamento: incrementam as propriedades mecânicas dos tecidos cicatriciais, tornando mais resistente e elásticos, sendo que esta última é atribuída ao aumento da produção de colágeno, enquanto que o aumento na elasticidade parece estar associado com a mudança na disposição das fibras colágenas.
Quais são os estágios de resposta do organismo à uma lesão?
- fase inflamatória aguda : ocorre nas primeiras 12 hrs após a lesão. As plaquetas sanguíneas e os mastócitos tornam-se ativo, liberando substâncias que iniciam o reparo. Estas incluem agentes quimiotáxicos que atraem leucócitos e monócitos para o local da lesão.
- fase proliferativa: geralmente, iniciam após três dias da lesão, há uma intensa proliferação de fibroblastos e de células endoteliais, que formam os novos vasos sanguíneos.
- fase de remodelamento: é um processo que pode levar meses, o arranjo e o tipo de colágeno são mudados. A remodelação continua até que o tecido colágeno atinja características semelhantes às do tecido anterior à lesão.